Os vilões estão presentes nas histórias há muito tempo e conseguem ter características e motivações diferentes. Alguns não conseguem causar o impacto proposto por caírem em clichês, mas alguns são tão bem construídos que fica impossível esquecê-los. Nesta lista, veremos alguns caras maus que povoaram a infância de muitos e trouxeram uma sensação enorme de satisfação ao serem confrontados.
5. Bowser
Primeira Aparição: Super Mario Bros (1985)
Bowser é um vilão icônico, mas não por sua maldade e sim por sua persistência. O Rei Koopa atormenta a vida de Mario há décadas e quase sempre é a o motivo de toda a confusão no Reino do Cogumelo.
Até mesmo quando ele não é o vilão principal do jogo, como em Super Paper Mario, ele arruma um jeito de ter uma entrada grandiosa e fazer sua presença ser sentida. Ele não é violento e nem tem como intenção destruir o mundo como outros grandes vilões, mas seus motivos variam entre casar-se com a Princesa Peach e governar o Reino do Cogumelo.
Mesmo não sendo assustador, seu design único persiste até hoje e é difícil qual jogador não tem boas memórias das lutas contra ele.
4. Albert Wesker
Primeira Aparição: Resident Evil (1996)
Inicialmente, Albert Wesker parecia ser um policial competente e centrado do esquadrão S.T.A.R.S.. Tido como frio e calculista, Wesker escondia um grande segredo: era um agente infiltrado da Umbrella na polícia, onde iria garantir que qualquer incidente envolvendo a multinacional fosse encoberto.
Durante o incidente em que o time Alfa, liderado por Wesker, deveria ir até a mansão nas Montanhas Arklay resgatar o time Bravo, Wesker começa a colocar seu verdadeiro plano em ação: roubar o T-Vírus. Aparentemente tendo morrido para o Tyrant, Wesker deixou que o monstro o matasse porque já estava infectado e precisava morrer para ativar as mutações do vírus que lhe renderiam força, velocidade e resistência super-humanas.
No quinto jogo da franquia, o vilão pretendia espalhar o vírus em nível global, mas é impedido por Chris Redfield e Sheva Alomar, que conseguem fazer com que Wesker afunde na lava de um vulcão, morrendo de vez, para a tristeza dos fãs, que já sentem a sua falta.
3. Vaas Montenegro
Primeira Aparição: Far Cry 3 (2012)
“Alguma vez eu já te disse qual é a definição de insanidade?”
Não é a toa que Vaas tornou-se o garoto propaganda de Far Cry 3 e é amado pelos fãs. O pirata traficante de drogas é extremamente perigoso por uma razão: é imprevisível.
Temido e respeitado pelo seus subordinados, Vaas não se importa com nada além de completar seus objetivos, mesmo que isso envolva sequestrar e matar inocentes, onde não demonstra nenhum tipo de remorso pelas suas ações. A interpretação do ator Michael Mando é icônica e faz com que Vaas seja considerado o melhor vilão de toda a série Far Cry.
2. Shao Kahn
Primeira Aparição: Mortal Kombat II (1993)
Se tem um vilão que sabe fazer uma entrada como ninguém, este é Shao Kahn! Com uma aparência imponente e sua voz icônica, o imperador da Exoterra é temido pelo seu poder e brutalidade, sendo um conquistador nato.
Além de ser extremamente cruel, Kahn é extremamente debochado e adorar provocar seus oponentes enquanto luta com eles. Sua meta é dominar a Terra por meio do torneio Mortal Kombat e conta com exércitos e lutadores impiedosos para isso.
Quando seus capangas falham, ele pega seu martelo e utiliza a filosofia do “se você quer algo bem feito, faça você mesmo” fazendo com que os jogadores percam incontáveis horas tentando derrotá-lo e sendo considerado um dos chefes mais difíceis (e apelões!) de todos os tempos.
1. Ganon
Primeira Aparição: The Legend Of Zelda (1986)
O principal vilão da série The Legend Of Zelda consegue ser único por ter diferentes representações ao longo do tempo e pela grande ameaça que representa.
Ganon é um ser puramente mau e seu único objetivo é dominar o mundo, custe o que custar. Sua aparência mais famosa e lembrada é a presente em Ocarina Of Time, em que o vilão é o Rei Gerudo e em sua forma verdadeira, é uma espécie de demônio javali gigante.
Por representar a maldade do mundo, Ganon nunca consegue ser completamente derrotado ou eliminado. Mesmo com os esforços da princesa Zelda e de Link, ele sempre irá reaparecer numa nova forma mais poderosa e aterrorizante, sendo um dos vilões mais memoráveis já criados.