A indicação de Esquadrão Suicida ao Oscar não apaga os erros do filme, mas é merecida

1
1209

Depois que a lista de indicados ao Oscar foi divulgada, muitos ficaram surpresos ou até mesmo desapontados por não verem nomes como o de Amy Adams ao lado das demais indicadas à categoria de Melhor Atriz, e mais ainda quando viram que Esquadrão Suicida tinha sido indicado na categoria de Melhor Maquiagem e Penteados.

Mas como isso é possível? Muitos acreditam que o filme é tão ruim a ponto de não merecer qualquer indicação. De fato, o filme tem muitos defeitos e a indicação em uma categoria técnica não conserta nenhum deles, mas, se analisarmos friamente, o filme é sim merecedor da indicação.

Não nego que fui um grande entusiasta de Esquadrão Suicida antes de seu lançamento, mas também fui uma das muitas pessoas que se decepcionaram com o resultado final. Entretanto, é inegável que uma das poucas coisas que David Ayer e sua equipe conseguiram fazer direito no filme foram as maquiagens. Não colocarei em pauta os estilos utilizados na produção, mas temos que concordar que em um mundo onde se apoiar em CGI para deixar a produção mais barata e mais rápida de ser produzida é comum, se torna cada vez mais raro vermos grandes produções optando pelo uso de efeitos práticos.

E esse foi o caso de Esquadrão SuicidaCara Delavigne demorava cerca de 3 horas todos os dias para ficar pronta; 20 tatuagens eram aplicadas no corpo de Margot Robbie diariamente para que ela iniciasse seu trabalho; Jared Leto dedicava 90 minutos de seu dia para ficar pronto para viver o Coringa; e, o mais impressionante, Adewale Akinnuoye-Agbaje demorava 5 horas até ganhar o visual de Crocodilo.

Embora Star Trek tenha grandes chances de ser o vencedor, fica a reflexão de que ser indicado em uma categoria técnica não corrige os muitos erros de Esquadrão Suicida, mas que, pelo menos, uma coisa foi feita corretamente no filme e merece ser reconhecida, afinal, a mesma equipe que trabalhou em Esquadrão Suicida também foi responsável por The Walking Dead, Preacher, As Crônicas de Nárnia, e com certeza merecem méritos por seu trabalho, independente dos erros do filme.