A relação entre Luke Cage e Punho de Ferro

0
1917

“Os Garotos Voltaram”, estampa o arco de estreia da versão de 2016 de Power Man and Iron Fist, título iniciado pela primeira vez em 1978. Naquela época, a parceria era criada em uma tentativa de salvar os dois heróis do limbo editorial causado pelas baixas vendas de suas respectivas revistas. A ideia deu certo. Na sua edição de estreia, Power Man and Iron Fist vol. 3, figurou em oitavo dentre os quadrinhos mais vendidos de fevereiro de 2016.

Embora sejam ótimos de forma individual, cada qual com seus próprios poderes, personalidades e mitologias, é em dupla que os personagens ganham força e se moldam no mundo imagético do leitor. Um é um ex-presidiário negro e indestrutível enquanto o outro é um órfão branco e rico que luta kung-fu muito bem (HI-YAAH!). E é essa dicotomia que, quando aplicada em uma duo dedicado a chutar bundas no meio urbano (HORYAH!), tempera a mistura entre os distintos pontos de vista gerando algo único.

Tô contigo e não abro, irmão.

Com um clima que alternava entre momentos detetivescos e pancadaria pura, a primeira versão do gibi da dupla conquistava o sucesso com seu clima de otimismo. A recessão econômica que afetava o mundo entre os anos 70 e 80 contribuía para um cenário caótico, pouco amigável e muito racista nas ruas de New York. Apesar disso, Power Man and Iron Fist mostrava como uma dupla absolutamente incompatível sobrevivia unida nesse contexto desolador, acendendo a chama de uma amizade que se provaria duradoura.

A partir dos Heróis de Aluguel, associação criada pela dupla para oferecer serviços de proteção e investigação, Luke Cage e Daniel Rand quase sempre figuraram histórias juntos, sendo parte crucial um da vida do outro, tendo Luke inclusive, ao lado de Jessica Jones, batizado a sua filha de Danielle, em homenagem ao amigo e padrinho.

“Eu serei aquele que protege o Luke. Eu. Não você.”

Com encontro marcado para a vindoura série dos Defensores, da Netflix, Michael Colter, que interpreta o indestrutível herói do Harlem, revela que a abordagem da série sobre a dupla será mais moderna, refletindo a versão contemporânea dos heróis. Enquanto teremos um Luke Cage mais contido e sábio após suas últimas experiências, Daniel demonstrará uma empolgação por vezes exacerbada como um “touro em uma loja de porcelana”.

“Feliz nat… Ei, aquele ali atrás é o Gravidade?!”

Com uma receita que, na época, tinha muito para dar errado, Daniel e Luke contrariam todas as expectativas, mostrando que, por vezes, a amizade é mais poderosa que punhos indestrutíveis ou duros como ferro. Curioso para ler mais sobre a dupla? Confira aqui as histórias essenciais do Punho de Ferro e se prepare para a série que estreia dia 17 de março desse ano, através do serviço de streaming Netflix.