Academia Gotham – Calamidade: Mapas para a jornada de Maps

0
947

Na sequência do sucesso trazido pelo volume 1, a Panini publica Academia Gotham – Calamidade, o segundo volume da elogiada série escrita por Becky Cloonan e Brenden Fletcher e majoritariamente desenhada por Karl Kerschl, embora frequentemente inclua a arte de outros artistas, enriquecendo a diversidade artística da série.

Cada vez mais interligada com os eventos do universo DC, a série faz conexões com a saga Fim de Jogo e monta terreno para a ainda inédita no Brasil Guerra dos Robins, reforçando a importância das três séries conduzidas em conjunto por Brenden Fletcher (Batgirl, Canário Negro e Academia Gotham).

img_20161204_211630157
Prelúdio de Guerra dos Robins.

Academia Gotham – Calamidade continua mostrando o deslocado e detetivesco grupo de Olive Silverlock tentando resolver os mistérios que cercam a academia e, especialmente, o passado da garota, do qual ela praticamente não leva recordações. Fantasmas incendiários, lobisomens, túneis secretos e homens-morcego são a norma em uma graphic novel que mais lembra Scooby-Doo do que qualquer outra coisa. Esse não é um gibi sobre super-heróis.

img_20161204_211519165
O mistério de Olive continua a ser desenvolvido.

Apesar de assumir um tom decididamente mais sombrio e fúnebre nesse volume, ou, como o volume sugere, “calamidade”, a história continua aquecendo corações. A variedade de personalidades e estilos do grupo de Olive consegue manter acesa a luz da alegria no volume, especialmente graças ao foco dado à jornada de Maps.

Enquanto Olive está sempre séria e rodeada de tristeza (com razão), sua melhor amiga Maps consegue trazer o contraste necessário para a série. Suas aventuras com Damian Wayne e Tim Drake são o ponto alto do volume, bem como a edição inicial onde as garotas se reúnem para contar histórias de terror sobre o Coringa enquanto o palhaço do crime ataca Gotham.

img_20161204_211604126
Maps e Damian. <3

A arte continua incontestavelmente trazendo a magia essencial da Academia, seja literalmente ou não. O estilo, característico da fase DCYOU que era vigente na época, combina com a série e nos deixa desejosos de ver cada vez mais. Academia Gotham – Calamidade, tem 180 páginas e está sendo vendido nas bancas de todo o Brasil pelo preço de capa de R$ 23,90.