Habemus o AMD FidelityFX Super Resulution 3 ou simplesmente FSR 3, que chega junto com o tão aguardado Frame Generation da AMD.
Lançado primeiramente para o game Forspoken, a tecnologia promete melhorar bastante a performance dos jogos no PC, podendo mesmo chegar a dobrá-la. Após a Nvidia ter restringido suas novas tecnologias até mesmo entre suas próprias placas gráficas, focando apenas na nova série 40, muito se especulou qual seria a resposta da AMD, e aqui está:





A AMD realmente cumpriu o que prometeu, e não só isso, diferente de sua rival, não impediu ninguém de usar o recurso. Para quem têm placas mais antigas, poderá utiliza-lo da mesma forma. O FSR 3 está disponível para todas as placas de vídeo, e quando digo todas, falo inclusive das concorrentes Nvidia e Intel. Os testes apesentados acima foram feitos em uma RTX 3060, placa Nvidia. O único limite imposto foi para o gerador de quadros, que necessita pelo menos de placas serie 5000 AMD ou RTX da Nvidia.
Não é preciso dizer o quanto isso é importante, principalmente em meio à maré de lançamentos mal otimizados no PC, onde o próprio Forspoken lutava para chegar aos 60 FPS. A ferramenta certamente aumentará a vida de útil de diversas placas.
Agora, só resta aguardar que o recurso chegue para cada vez mais jogos e que as desenvolvedoras não a utilizem apenas como muletas.