[ANÁLISE] A Ascensão do Ronin traz combate complexo e história envolvente, mas…

0
169

A Team Ninja, conhecida por sucessos como Dead or Alive, Ninja Gaiden e NiOh, se consagrou como um dos estúdios mais talentosos quando falamos em combate e ambientação e agora chega com mais uma aposta ambiciosa: A Ascensão do Ronin.

A Ascensão do Ronin é o mais novo jogo da companhia, que chega exclusivamente ao PlayStation 5 como um dos principais lançamentos da Sony para 2024. O título promete trazer o combate consagrado do estúdio, uma história profunda sobre um dos períodos mais conturbados do Japão e um ambicioso mundo aberto.

Histórias sobre ronins, samurais e Japão não são estranhas à indústria de games e no próprio PlayStation 5 temos o fantástico Ghost of Tsushima, além do souslike Sekiro: Shadows Die Twice. Será que o jogo tem personalidade própria ou não consegue sair da sombra de seus “rivais”? Confira em nossa análise!

Você vai encontrar altas tretas em A Ascensão do Ronin

A Ascensão do Ronin se passa no Japão do século XIX, durante o período conhecido como Bakumatsu, uma era de turbulências e conflitos que preconiza o fim do xogunato e a restauração do poder imperial.

Durante a sua trama, o jogador irá se envolver um período de intrigas políticas com facções disputando o controle do país, testemunhando alianças improváveis e traições surpreendentes. Aqui, será necessário realizar escolhas morais, algumas que confrontarão dilemas éticos que alteram a narrativa e irão influenciar os personagens ao seu redor, exigindo muita cautela.

A Ascensão do Ronin

O protagonista é criado pelo jogador no início da aventura com a sua “Lâmina Gêmea”, um personagem importante que eu não entrarei em detalhes para não estragar a experiência. Após um acontecimento traumático, seu objetivo é buscar por respostas enquanto encontra figuras históricas em um Japão assolado pela guerra, caos e doenças.

Levando em conta a história principal, a narrativa pode ser terminada por volta das 20 horas, a depender também da sua habilidade, mas há ainda conteúdo extra que pode prolongar a aventura para mais do que o triplo deste valor.

Lâmina afiada

A Ascensão do Ronin foge da abordagem um tanto quanto linear de NiOh e aposta em um ambicioso mundo aberto. Lá, os jogadores encontrarão muitos segredos, tesouros e belas paisagens que ilustram bem o período histórico. Para atravessar o mapa, o jogador conta com um mapa e um planador, além de encontros dinâmicos.

No geral, o mundo aberto do game pode soar genérico, principalmente quando tivemos o excelente Ghost of Tsushima há tão pouco tempo. Durante a exploração, não consegui ficar tão engajado como em outros games do gênero. Constantemente, a sensação era de que faltava alguma coisa para me encantar.

A Ascensão do Ronin

Porém, o que me prendeu em Ascensão do Ronin foi o seu excelente combate, algo que a Team Ninja nunca decepciona. Bebendo da fonte de Sekiro: Shadows Die Twice e Ghost of Tsushima, ele exige agressividade, tática e timing para derrotar os seus oponentes.

Aqui, o jogador poderá escolher entre três dificuldades, com a média já oferecendo um desafio próximo do que o jogador encontra em NiOh. Cada combate pode ser mortal, principalmente contra grupos de inimigos.

A Ascensão do Ronin

Pelo período histórico estar passando por uma revolução cultural, ao entrar em contato com o ocidente, isso é refletido nos seus equipamentos. O jogador poderá utilizar roupas que dão bônus, além de conjuntos de equipamentos com vantagens interessantes. O que impressiona no game é a variedade de armas e estilos de combate.

Entretanto, confesso que a Team Ninja me desapontou profundamente nas batalhas contra chefes. São pouco inspiradas e passam longe da criatividade vista em trabalhos anteriores do estúdio por geralmente serem personagens normais com tamanho maior e vida ampliada.

A Ascensão do Ronin

Para deixar o combate mais dinâmico, é comum encontrar companheiros, que poderão ser controlados caso o seu personagem principal morra. Eles costumam ajudar bastante, principalmente quando a situação aperta e você precisa de espaço para respirar.

Um dos diferenciais de A Ascensão do Ronin é o modo cooperativo que permite se unir a três pessoas para enfrentarem desafios, dando uma nova dinâmica e maior longevidade ao título. Entretanto, não há modo PvP, algo que seria interessante em um título deste porte.

Sangue para todos os lados

A Sony estabeleceu um padrão gráfico altíssimo nos últimos anos. Então, sempre que um exclusivo é anunciado para as plataformas PlayStation, todos aguardam um trabalho impressionante. Infelizmente, A Ascensão do Ronin quebra essa tradição e traz um resultado muito abaixo do esperado.

Em alguns momentos, o game da Team Ninja parece uma experiência de início do PlayStation 4, ficando muito abaixo dos games atuais e até de seus concorrentes. Apesar de ser algo que pesa, não acredito que o título deva ser descartado por esse detalhe.

A direção de arte do título é competente, entregando uma ambientação histórica de alto nível e algumas paisagens bonitas, além de belíssimas cinemáticas. Outro ponto positivo é a trilha sonora e sua dublagem para nosso idioma.

Em desempenho, A Ascensão do Ronin sofre com quedas nas taxas de quadros por segundo, principalmente em batalhas contra diversos inimigos e chefões com cenários muito detalhados. Incomoda, mas não é o fim do mundo. Os modos gráficos incluem Qualidade, Fidelidade e Ray Tracing.

Devo investir em A Ascensão do Ronin?

A Ascensão do Ronin é um jogo interessante e desafiador, que irá encantar fãs de aventuras de ação ou amantes da cultura japonesa. Aqui, a Team Ninja mostra porque é um dos melhores estúdios do mundo quando falamos em combate.

Entretanto, o game tropeça na ambição e não consegue entregar um mundo aberto esperado para um exclusivo deste nível. Para piorar, os gráficos irão decepcionar quem espera algo no nível de Ghost of Tsushima. Entretanto, isso não deve ser um motivo para ser descartado.

A verdade é que A Ascensão do Ronin não é um jogo feito para as premiações de games. Ele tem o intuito de oferecer uma aventura competente, combate divertido e uma narrativa sólida. Caso você não seja tão exigente, principalmente em termos visuais, encontrará razões para se divertir aqui.

A Ascensão do Ronin já pode ser adquirido na PlayStation Store por R$ 349,90.

*O Cromossomo Nerd agradece a PlayStation Brasil e Giusti Comunicação por ceder uma cópia de Ascensão do Ronin no PlayStation 5 para esta análise!