[ANÁLISE] Ace Attorney Investigations Collection mostra como a capcom se importa com preservação de jogos

0
12

Ace Attorney Investigations: Miles Edgeworth foi o quinto jogo da série Ace Attorney, lançado exclusivamente para o Nintendo DS. Embora tenha sido um sucesso de vendas no Japão, no Ocidente a recepção foi mista.

Críticas descreveram a experiência como “fraca, na melhor das hipóteses”. Devido a essa recepção, e às vendas decepcionantes fora do Japão, a sequência Ace Attorney Investigations 2: Prosecutor’s Gambit acabou sendo lançada exclusivamente no Japão. Ela também saiu para o Nintendo DS, que na época estava em seu fim de vida útil.

No entanto, a Capcom lançou recentemente coleções e remasterizações de toda a série, incluindo não só os jogos da franquia Miles Edgeworth, mas também os títulos de Apollo Justice. Em 2024, essas novas versões permitiram que os fãs tivessem acesso a praticamente toda a série Ace Attorney.

Alguns grandes acertos e alguns grandes erros

Um dos problemas da trilogia remasterizada de Phoenix Wright (que no momento dessa postagem esta disponivel na PS Plus pra quem tiver curiosidade) é a falta de evolução visual entre os jogos. Por terem sido remasterizados de forma uniforme, os três primeiros títulos apresentam o mesmo visual do início ao fim, sem uma progressão gráfica, o que pode se tornar visualmente cansativo para o jogador.

Em contrapartida, a coleção Investigations oferece a opção de jogar no formato original pixelizado ou na nova versão em HD, permitindo ao jogador escolher como prefere sua experiência visual, o que é um grande acerto.

O jogo oferece uma ampla variedade de opções para personalizar a experiência, e agora, para aqueles que têm maior dificuldade em avançar nas investigações, há o novo “Story Mode”. Nesse modo, o jogo praticamente se joga sozinho, deixando o jogador apenas como espectador. No entanto, essa solução soa um pouco exagerada.

Miles juntando pedaços da investigação em Ace Attorney Investigations Collection
Um modo de assistência que apenas destacasse o que deve ser feito teria sido suficiente, sem retirar totalmente a jogabilidade das mãos do jogador.

Erros que não existiam anteriormente

Um problema mais básico, mas igualmente frustrante, é a inconsistência ao pular textos no jogo. Em outros títulos da franquia, ao tentar pular o texto, ele avança diretamente, permitindo que o jogador leia tudo com fluidez. No entanto, nesta coleção, há um atraso variável — às vezes de 1 ou 2 segundos — antes de o texto ser pulado, o que leva o jogador a clicar novamente, acreditando que o comando não foi executado.

Esse atraso acaba se tornando incômodo com o tempo, especialmente para quem lê rápido, pois a necessidade de esperar o texto passar pode ser frustrante, especialmente em momentos cruciais da trama. Embora não seja algo que arruíne a experiência, é um problema que não existia em outros ports da série, e sua presença aqui é um retrocesso desnecessário.

Lloyd e gunshooe discutindo em Ace Attorney Investigations Collection
Esperar uma atualização pra corrigir algo tão simples

Localização para inglês, mas e o português?

A localização dos dois jogos da série Investigations para fora do Japão é uma excelente notícia. No entanto, a ausência de legendas em PT-BR nesta altura soa como um grande equívoco.

A franquia Ace Attorney não é mais uma novidade no mercado, já sendo uma série consolidada com uma base de fãs enorme. Ignorar um dos maiores mercados de games e, ao mesmo tempo, perder a oportunidade de atrair um público novo é um deslize considerável para essa coletânea.

Atualização para HD fez uma enorme diferença

A primeira trilogia de Ace Attorney adaptou os sprites para consoles HD, mas alguns visuais apresentaram qualidade inferior. Isso faz sentido, já que a Capcom lançou o primeiro Ace Attorney originalmente para o Game Boy Advance. No entanto, essa coletânea realmente se dedicou a trazer o visual em FULL HD em sua máxima qualidade.

Com cenários incrivelmente detalhados e sprites totalmente refeitos, o jogo é um verdadeiro deleite visual. Ele certamente não vai decepcionar aqueles que esperavam uma repaginada nos dois títulos, originalmente lançados para o Nintendo DS.

Miles investigando um crime em Ace Attorney Investigations Collection
Visuais retrabalhados da forma correta

Conclusão

Ace Attorney Investigations Collection, apesar de alguns pequenos erros, é definitivamente a melhor maneira de entrar na série Miles Edgeworth. Ela oferece uma ótima continuidade para quem deseja explorar essa grande franquia.