[ANÁLISE] Age of Mythology: Retold | Um jogo incrível com péssimo multiplayer

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O tão querido jogo de RTS, Age of Mythology, sempre mereceu uma nova versão, tanto para atualiza-lo como para apresentar a um novo público. Ainda mais depois da versão que recebeu 2014 intitulada Extended Edition, que foi um caos completo. Contudo, o anúncio de Age of Mythology: Retold trouxe bastante esperança para os fãs, principalmente em ter um multiplayer decente. Infelizmente, não foi bem assim.

Desenvolvido pela World’s Edge e distribuído pelo Xbox Game Studios, Age of Mythology: Retold, remake do tão querido jogo de 2002, finalmente teve seu lançamento. O remake que prometia recontar essa história, e levar o jogo a um novo patamar. Nessa análise, vamos conferir se as expectativas forama atendidas.

Campanha de Age of Mythology: Retold

Apesar de, desde o original, o foco do game ser o seu multiplayer, proporcionando incríveis batalhas pvp, o jogo apresenta um ótimo modo história. Acompanhamos Arkantos, um herói veterano atlante, que passou a vida defendendo sua terra natal e honrando os deuses, principalmente Poseidon.

Agora, após uma vida de batalhas, o herói acredita que seus dias de luta chegaram ao fim, liderando apenas um seleto grupo, para expulsar piratas. Eventualmente, Arkantos estava enganado, pois os deuses tinham planos bem maiores para ele, e é Atena que tenta avisá-lo sobre os perigos iminentes.

Age of Mythology
Por meio de um sonho, Atena avisa a Arkantos que agora, mais que nunca, sua força e coragem serão necessárias, e que sua verdadeira jornada está apenas começando. Logo após acordar, os piratas começam a atacar sua terra, e com a ajuda de criaturas marinhas, deixando todos da cidade assustados por Poseidon estar a favor dos invasores.

Nesse meio tempo, o Tridente de Poseidon é roubado de Atlântida, onde era mantido em honra a divindade. Agora cabe a Arkantos partir em uma jornada em busca do item levado, e descobrir o motivo do Deus dos mares os ter abandonado.

Gráficos e Visuais

O visual do jogo era algo muito esperado, já que o original tem mais de duas décadas, e já um pouco ultrapassado. O gráfico de Age of Mythology: Retold certamente foi uma das melhorias mais bem-vindas e que agradou a maioria.

Inegavelmente, para aqueles que jogaram o original, ver seus personagens favoritos refeitos para a atual geração, foi algo magnífico.

Age of MythologyAcima de tudo, não foram apenas os gráficos que foram renovados. Diversos visuais foram refeitos, detalhando ainda mais os personagens. Além disso, os próprios deuses tiveram sua aparência repaginada junto dos ícones de habilidades, melhorias, unidades e todo o resto.

A melhoria gráfica impressionante foi um dos pontos fortes do remake. E é uma das coisas que mais chamou a atenção logo de cara. Os poderes divinos, usados durante as partidas, são onde o jogo brilha, com cada habilidade mais espetacular que a outra.

Jogabilidade e mudanças em Age of Mythology: Retold

A jogabilidade do remake também era algo de suma importância, seja para balancear tropas antes “quebradas” ou simplesmente tornar o cenário mais competitivo. Então, é totalmente perceptível o empenho dos desenvolvedores em tornar todas as civilizações fortes a seu modo.

Os atlantes foram, de certo modo, os mais alterados, pois os mesmos eram extremamente superiores no game original. Além de serem os únicos a poder usarem uma habilidade mais de uma vez.

Desde já, as habilidades divinas podem ser reutilizadas após um período consumindo uma quantidade de favor, sendo maior a cada vez que a utilizamos novamente. Outra grande mudança desejada, e não a única, são aldeões atlantes coletarem mais devagar para compensar o fato de não precisarem depositar os recursos.

Além disso, é possível deixar definido um tipo de prioridade para os aldeões. Assim que nascerem, eles irão em busca do recurso automaticamente. Em outras palavras será bem mais difícil ter aldeões ociosos, agora que os mesmos podem criar fazendas assim que treinados.

Multiplayer

O Remake estava realmente incrível até chegar nessa parte, que indiscutivelmente é a primordial em jogo assim. Algo que todo jogador de Age of Mythology espera se livrar acima de tudo, era o terrível erro de sincronia, presente desde sempre.

Esse erro fazia a partida cair nas horas mais inoportunas, nos momentos cruciais das batalhas, e infelizmente ela ainda continua, e pior do que nunca.

Quando me ocorreu pela primeira vez, fiquei sem acreditar que algo assim ainda era possível em 2024. Fiquei me perguntando se o erro estaria somente nos usúarios de Game Pass, contudo, diversas reviews no Steam relatam o mesmo problema, e achar uma solução parece improvável, já que o mesmo ocorre de forma aleatória.

O famigerado erro de sincronia pode ocorrer com qualquer jogador, a qualquer momento da partida, seja meia hora ou três segundos, e até mais de uma vez na mesma partida.

Logo depois dos jogadores serem dessincronizados, todos voltam para a sala no lobby, onde podem tentar recarregar o arquivo da partida e dar sequência. Porém, mesmo após disso, e jogar alguns minutos, é possível que o erro ocorra mais de uma vez e sem permitir recuperar, tornando assim todo o tempo gasto até ali em vão.

Sem dúvidas essa foi a parte mais decepcionante de Age of Mythology: Retold, o que o deixa injogável no modo online. Outro ponto baixo é a sua busca de partida, onde so é permitida para o modo 3×3. Então se você tem mais que dois amigos que joguem, sinto muito.

Trilha Sonora

Felizmente, em nenhum momento os desenvolvedores quiseram mexer nas trilhas do jogo original. Assim, todas estão presentes, recebendo apenas uma remasterização. As músicas do game original são a coisa mais nostálgica, e não poderiam ficar de fora nesse remake.

O artista Tilman Silescu é quem cuida das novas versões das tão adoradas músicas, que fizeram e fazem a imersão completa das paisagens sonoras épicas. Todas as trilhas estão presentes para enriquecer ainda mais os contos e batalhas mitológicas.

Desempenho de Age of Mythology: Retold

Age of mythology: Retold foi testado em um sistema com uma RTX 4070, junto de um Ryzen 7600 e 16GB de RAM DDR5 e teve um desempenho bastante satisfatório. Mesmo em momentos de grande estresse, com bastante unidades na tela, o jogo sempre se manteve em uma ótima taxa de quadros.

Mesmo com o Ray Trancing ligado no modo épico, e em resolução Quad HD(2560×1440), o jogo teve poucas quedas de quadro abaixo dos 60 FPS, e não foi necessário o uso de nenhum upscanlig.

Considerações finais

Age of Mythology: Retold é um jogo incrível, que honra bastante o legado do original e visa elevar ainda mais as batalhas épicas cheias de criaturas mitológicas e poderes divinos, porém peca terrívelmente em seu multiplayer sucateado, além de um péssimo sistema de busca por partidas, algo que o jogo não merecia.