[ANÁLISE] Alan Wake 2: A Casa do Lago retorna às raízes do horror em história intrigante

0
264

Cerca de um ano depois do lançamento do jogo base, A Casa do Lago chega como a segunda DLC de Alan Wake 2 e coloca o jogador no papel da Kieran Estevez para investigar uma instalação misteriosa em Cauldron Lake.

Lançado no ano passado, Alan Wake 2 foi um dos maiores lançamentos do ano. Ao combinar a narrativa cinematográfica da Remedy com a escrita genial de Sam Lake, o título se tornou um dos jogos de terror mais memoráveis da última década.

Iniciando o segundo ano de conteúdo, Alan Wake 2 recebeu Night Springs, uma DLC que faz alusão a um talk show do universo do game. A expansão é dividida em três episódios com personagens e jogabilidades bem distintas, trazendo uma experiência peculiar e diferente do jogo base.

Com a segunda expansão trazendo uma experiência mais próxima do jogo base, será que o investimento nela é válido? Descubra em nossa análise.

Que barulho foi esse?

Em Casa do Lago, os jogadores irão controlar a agente Kieran Estevez em uma jornada até uma instalação secreta do Federal Bureau of Control em Cauldron Lake, um local misterioso cercado de eventos paranormais.

Nesta instalação, o casal de doutores Mormont estuda fenômenos EMA (Evento de Mundo Alterado), algo explorado na expansão AWE de Control. O problema é quando as coisas começam a influenciar os envolvidos e saem de controle.

A Casa do Lago

Não vou entrar em detalhes porque spoilers serão inevitáveis, mas caso você tenha jogado os outros jogos da Remedy, principalmente Control, perceberá que Sam Lake anda bem ocupado escrevendo mais coisas para o futuro. Na duração, a aventura pode ser terminada por volta de duas horas.

Terror familiar

Em termos de jogabilidade, Casa do Lago oferece uma experiência praticamente idêntica ao que jogador encontra em Alan Wake 2. Estevez tem a mesma movimentação de Saga ou Alan, utilizando armas e a lanterna para dar cabo aos inimigos.

A exploração é resumida em se locomover entre as salas, solucionar quebra-cabeças simples, como decifrar a senha de um computador ou trocar baterias de lugar, obter o cartão de acesso para uma área nova, matar inimigos e repetir o processo. Por ter duração curta, não chega a ser um incômodo.

A Casa do Lago

Casa do Lago traz um novo tipo de inimigo que só pode ser destruído com uma arma encontrada depois que o jogador avança na DLC. Confesso que rendeu uma boa dose de susto na primeira aparição, principalmente pela aparência grotesca.

Devo investir em Casa do Lago?

Casa do Lago encerra a leva de DLCs de Alan Wake 2 com chave de ouro. Apesar de não apostar em algo diferente como Night Springs, traz uma abordagem tradicional de horror com uma narrativa intrigante no estilo Remedy que abre portas para um futuro promissor.

A Casa do Lago

A expansão A Casa do Lago de Alan Wake 2 está disponível para PS5, PC via Epic Games Store e Xbox Series. A expansão pode ser adquirida pelo upgrade do jogo base para a Edição Deluxe ou pela própria Edição Deluxe.

*O Cromossomo Nerd agradece a Epic Games pela chave para a produção deste conteúdo.