[ANÁLISE] Armored Core VI: Fires of Rubicon é tão grandioso quanto Elden Ring ou Sekiro!

0
255

Pessoal, a FromSoftware conseguiu mais uma vez nos entregar um jogo que supera todas as expectativas com Armored Core VI: Fires of Rubicon, que te cativa e prende, te emociona e destrói naquele estilo que eles sempre buscam fazer!

É assustador como a FromSoftware tem aprendido com cada lançamento deles. Sekiro, Elden Ring e agora Armored Core VI, que recentemente chegou ao mercado trazendo de volta essa tão aclamada franquia. Quando a empresa falou que havia absorvido muito de seus outros lançamentos para trazer Armored Core de volta ao seu ápice, não era brincadeira!

Mas afinal, Armored Core VI está atrás de seus primos (Elden Ring, Sekiro, etc) de diferentes gêneros? A resposta é clara: NÃO. Armored Core VI: Fires of Rubicon é uma obra tão grandiosa quanto Elden Ring e Sekiro, mesmo que os três possuam temas tão destoantes. A começar por sua história, pois essa é provavelmente uma das melhores já apresentada em 2023, um ano tão repleto de lançamentos incríveis.

A história de Armored Core VI

Narrativa de Armored Core VI é um dos pontos positivos

Em Armored Core 6, nós somos colocados na pele do humano aprimorado C4-621, também conhecido, carinhosamente, como “621”. 621 é o cão de Handler Walter, como o mesmo se refere, responsável por trazer missões ao mercenário dentro do planeta Rubicon, vítima da catástrofe chamada de “incêndio de Ibis” que destruiu o planeta e o tornou um ambiente letal controlado por uma federação espacial.

Com o ressurgimento do “Coral”, fonte de energia desejada por todos em Rubicon, federação planetária, corporações, mercenários e facções mais baixas, como uma frente de libertação do planeta Rubicon, travam uma guerra sangrenta em AC ou MTs para decidir quem tomará para si o controle do Coral. E assim podemos resumir bem a história a trama inicial de Fires of Rubicon. Nosso personagem então é enviado ao planeta com a missão inicial de encontrar uma nova licença válida para operar como mercenário independente e é aí que a trama começa a se desenvolver.

621, o nosso personagem, encontra uma licença cujo o codinome é “Corvo”. A partir daí, 621 se torna Corvo, o mercenário que começa a se destacar em Rubicon. Começamos a executar missões de todos os tipos, para praticamente todos os personagens da trama.

A narrativa é um problema?

Então, apesar de trazer muitas novidades ao retorno de Armored Core, a Fromsoft não abandona o seu clássico jeito de contar uma história. Em AC6 conseguimos descobrir o desenvolver da história graças a registros, encontros com personagens e muito mais.

Vi alguns comentários negativos a respeito de Armored Core sobre um certo fato: No jogo não vemos o rosto de nenhum dos vários NPC, nem mesmo daqueles que nos relacionamos de forma a criar um vínculo maior. Isso é um problema? Não mesmo! Então, mesmo com essa nova forma peculiar de interagirmos com os NPC, a Fromsoft ainda nos consegue entregar uma variedade de personagens incríveis, pelos quais podemos sentir um maior vínculo!

Seja para ter raiva, admiração, tristeza ou sei lá, todos os personagens de Armored Core são incrivelmente bem trabalhados e únicos. A Fromsoft não mediu esforços para entregar uma história perfeita do inicio ao fim.

A jogabilidade de Armored Core 6

Agora vamos a cereja do bolo: a jogabilidade! Esse novo Armored Core tem uma jogabilidade tão incrível que é até estranho tentar falar sobre, pois ela é muito divertida e até mesmo convidativa para um jogo dos padrões Fromsoft. Ela abraça novos jogadores com tutoriais, treinamentos e até com o novo modo “Arena”, que nos permite lutar contra outros AC. Porém, a Fromsoft novamente não abandona suas raízes quando se trata de dificuldade.

Armored Core possui uma dificuldade consideravelmente mediana em relação aos jogos da empresa, um pouco mais fácil em relação a Elden Ring até. Afinal, a dificuldade do jogo se baseia na sua build.

Para conseguir se destacar e vencer as Boss Fight do Armored Core, você precisará de verdade pensar fora da casinha em cada uma delas. Em algumas lutas é muito melhor usar armas de Laser, outras de Plasma, algumas mais explosivas e outras até corpo-a-corpo, mas a variedade de armas vai bem além disso. Tudo depende apenas do quanto você se esforçará para entender! O que por sua vez não é algo fora do normal, como falei, é convidativo a novos jogadores.

Resumidamente, Armored Core 6 tem a gameplay mais divertida que pude experimentar em 2023. É único. É um jogo com cara de jogo, feeling de jogo, história de jogo, e eu amei isso.

A grandiosidade única da jogabilidade de Armored Core 6

Se tem algo que eu amei muito em Armored Core VI é que nesse jogo temos MUITAS coisas de nível verdadeiramente titan. Em alguns jogos, como Asura’s Wrath e até mesmo novo Final Fantasy, nós temos boss que são gigantescos, mas que possuem a famosa gameplay “scriptada”. Entretanto, em Armored Core nós enfrentamos essas ameaças de nível titan na mão!

Vá lá, destrua essa máquina quadrupede gigantesca, mas você precisará ir de parte em parte, para destruir cada tipo de proteção ou geradores, para no final enfrentar mais uma parte perigosa dessa máquina e aí sim fazer uma explosão gigante que dará fim a ela. Essa gameplay me passa a sensação de enfrentar os monstros de Shadow of the Colossus, é incrível. Então sim, você precisará escalar o monstro gigante para poder vencer ele, e isso se aplica até a uma cidade voadora gigante!

Armored Core não tem medo do exagero e o executa de forma equilibrada com o melhor da sua gameplay!

Personalização de Mechas e muito mais!

Agora vamos para a parte ainda mais divertida do jogo! E não, não estou falando mais da jogabilidade. Em Armored Core 6, a liberdade criativa de customização é uma das partes mais atraentes que já vi em jogos, até mesmo aqueles como Cyberpunk ou Baldur’s Gate 3 ficam para trás, mesmo com excelentes customizações de personagem.

Nesse jogo você pode praticamente personalizar a rebimboca da parafuseta do seu Mecha! É absurdo como tudo em AC6 serve para melhorar sua build. A customização do seu mecha vai do busto até mesmo processadores e ISO, é incrível como podemos personaliza de acordo. Se queremos um AC mais robusto ou mais leve, é possível! Com poder de fogo que variam entre armas de energia, plasma, explosivas, ondas sônicas ou o que for, você decide MESMO. É realmente a personalização mais robusta que já vi em um jogo.

Gráfico e Trilha Sonora são espetáculos que surpreendem

Os gráfico e trilha sonora original impressionam com tamanha qualidade, típico da Fromsoft que nunca economizou, principalmente em relação a OST! Cada música para os cenários, os Boss e até mesmo os de menu são perfeitos. A OST emociona e cativa, do começo ao fim, é uma parte essencial do jogo e que o torna cada vez mais único.

Além disso, os gráficos são um verdadeiro show de beleza. Juntando detalhes do mais alto nível com uma direção de arte impecável, AC6 entrega ao jogador cenários únicos e memoráveis, que são um verdadeiro deleite até para os fãs de Modo Foto dos jogos! É perfeito, simplesmente perfeito.

Conclusão

Me sinto levemente constrangido em não dar um defeito específico, pois até as dificuldades, que alguns alegaram ser problemática, eu achei completamente perfeita e equilibrada. Como já dito anteriormente, você precisará pensar bem em suas builds para conseguir atravessar cada boss específico.

Os nossos agradecimentos ao nossos amigos da Bandai Namco por ter nos fornecido uma chave do jogo no PC para esta análise!