[ANÁLISE] Assassin’s Creed: Odyssey | THIS IS SPARTA!

0
621

A franquia Assassin’s Creed retorna em mais um capítulo épico, mas dessa vez, os jogadores serão transportados para as maravilhas da Grécia antiga, onde explorarão as grandes batalhas e belezas desse mundo mitológico.

Desde os primórdios, a franquia Assassin’s Creed sempre foi genial em contar histórias, correlacionando sua narrativa própria com eventos históricos e em Assassin’s Creed: Odyssey isso não poderia ser diferente. No game, vemos a continuidade de Layla Hassan, personagem que havia sido introduzida no jogo anterior e que continua sua busca por artefatos mitológicos.

Assim como havíamos notado em Assassin’s Creed: Origins, a franquia evoluiu e passou por uma reformulação completa, deixando de lado a necessidade de fazer contrapontos entre passado e presente, bem como dando menos destaque para uma história que necessita do jogo anterior para ser entendida. Além disso, o estilo de jogo também ficou muito mais próximo ao de um RPG, com a árvore de habilidades, diferentes estilos de armas, acessórios e etc.

Abaixo, comentaremos os principais pontos do game, com base naquilo que observamos durante nossos testes.

Os personagens

Pela primeira vez, um jogo da franquia te dá a possibilidade de escolha entre um protagonista feminino (Kassandra) ou masculino (Alexios). Embora ambos tenham narrativas diferentes que alteram os eventos ao longo do jogo, ambas as histórias acabam se complementando, o que é algo muito interessante quando pensamos na rejogabilidade (fechar a campanha principal mais de uma vez).

Assim como em todos os jogos da franquia, cada personagem, sejam eles principais ou secundários, possuem um grande carisma, envolvendo os jogadores ainda mais na história e despertando a curiosidade e atenção nas histórias da Grécia Antiga.

Batalhas Navais

Desde Asassin’s Creed IV: Black Flag, a franquia criou o famoso sistema de batalhas navais e em Odyssey não é diferente. É claro, vemos um refinamento dos trabalhos anteriores, com batalhas ainda mais emocionantes e inovadoras. Com este recurso, é possível encontrar locais desconhecidos, descobrir tesouros escondidos ou abrir caminho em frotas inteiras em através das batalhas navais.

Batalhas épicas

O jogo possuí incríveis batalhas, mas ainda sentimos a necessidade de um empenho melhor por parte dos desenvolvedores nessa parte. Há momentos em que os controles não respondem muito bem e a câmera costuma não ajudar, mas nada que estrague completamente a sua experiência.

Além disso, por conta de muitos NPC’s em tela, acabamos presenciando alguns comportamentos estranhos por parte deles, o que não condiz muito com batalhas reais.

Habilidades lendárias

No jogo, é possível explorar, caçar, matar mercenários que estão caçando a sua cabeça e completar missões e atividades para subir de nível e enfrentar inimigos lendários.  As habilidades são divididas em três categorias diferentes que facilitam sua jornada no game.

Acredite, não é fácil subir de nível e ganhar pontos de habilidade, se você quiser completar a árvore, terá de “suar a camisa” e fazer muitas missões secundárias.

Armas e Armaduras

O jogo possuí um vasto arsenal de diferentes armas e armaduras, onde existem cerca de 9 categorias diferentes. Algo interessante neste elemento, é que cada arma, peça ou combinação entre os itens pode personalizar o seu estilo de luta, melhorando ainda mais o seu gameplay e sua durabilidade entre as batalhas.

Ao longo do jogo, o uso das armas acaba se tornando particular de cada jogador, já que o game lhe permite escolher entre armas mais leves ou mais pesadas, fazendo que elas se adequem ao estilo de combate preferido de cada um.

Além disso, temos também a opção de entalhar melhorias nas armas e assessórios através dos ferreiros, que estão espalhados por todos os lugares.

Mapa

No jogo, nós iniciamos na pequena Ilha de Cefalônia, que apesar de ser apenas um pequeno pedaço do mapa, pode garantir algumas horas de diversão para os jogadores.

O mapa pode ser definido como simplesmente gigantesco. É absurda a quantidade de elementos e lugares que conhecemos ao longo de nossa jornada. Deu pra notar que a equipe se empenhou bastante em explorar as paisagens e monumentos gregos, recriando com perfeição cada local.

Uma coisa que agrada bastante, é que à cada novo local descoberto, conhecemos uma nova fauna e flora, que se adequam à região em específico. Em determinado lugar, aumentam as probabilidades de encontros com ursos e cervos, em outras, vemos um aumento de lobos e por aí vai.

Outro destaque do mapa fica por conta da geografia, que não se limita a um cenário padrão, contemplando montanhas, cidades, planícies e tudo o mais, aumentando ainda mais a imersão do jogador.

Gráficos e Física

Como era de se esperar, os gráficos e texturas estão de arrasar. Tanto na versão regular de PS4, quanto na versão para PC. No PC, pudemos notar um melhor detalhamento de cores e texturas, porém isso só é possível com o jogo rodando na configuração máxima.

Com um mapa tão grande, é óbvio que haveriam alguns bugs, principalmente quando ajustamos o ângulo da câmera, mas dada a diversidade de paisagens e de elementos em tela, podemos dizer que é tudo muito satisfatório e atraente.

Quanto à física, podemos dizer que ela não é nada precisa. Em diversos momentos, sofremos quedas de alturas mortais, porém não te mata, apenas deixa sua barra de vida com o menor valor possível, algo que se regenera rapidamente. O mesmo acontece quando se cai de um penhasco quando se está montado em um cavalo, o que, apesar de reconfortante, é bizarro.

Outro ponto negativo da física do jogo é o modo em que os corpos caem depois de mortos. O “efeito boneca de pano” é gritante e vemos mortos nas posições mais bizarras já vistas, algo que quebra completamente a magia criada pela atmosfera do jogo.

Mitologia

Mais uma vez, vemos um afastamento daquela necessidade de contar eventos históricos de forma literal e uma aproximação da franquia com o fantástico e o irreal.

Se já ficamos maravilhados com o que aconteceu no título anterior, Odyssey mergulha ainda mais na mitologia dos Deuses, contando com eventos que estão diretamente atrelados às divindades, bem como com as criaturas fantásticas que sempre ouvimos falar em livros e filmes.

Se você é um amante de mitologia Grega, Odyssey é um prato cheio.

A jogabilidade

Assim como em Origins, vemos uma evolução do sistema de movimentação de seu personagem, que agora não necessita de um botão para correr, bem como consegue escalar em QUALQUER superfície. Embora esses dois elementos facilitem muito sua jornada de exploração e de combate, em alguns momentos eles parecem desajustados e estranhos.

Em certo momento, você se verá escalando estátuas de bronze como se fosse um rochedo, porém é compreensível que a equipe de desenvolvimento ainda não tenha chegado a um nível de refinamento em que a escalada se limita somente a alguns objetos, afinal, como dito anteriormente, o mapa é enorme e contém muitos elementos, o que demandaria um trabalho gigantesco para aumentar o realismo de algo que não afeta em absolutamente nada a sua experiência.

Embora o modo de combate tenha sofrido uma clara evolução em relação aos títulos anteriores, seria interessante vermos a franquia se jogando ainda mais no estilo de RPG, permitindo que os jogadores alternem entre os diversos tipos de armamentos ao longo das batalhas, o que aumentaria ainda mais a dinâmica de jogo e permitiria que os jogadores fossem mais estratégicos nos combates.

Considerações finais

Com uma história rica em detalhes, um enorme mapa e uma jogabilidade única, Assassin’s Creed: Odyssey é um grande deleite para os fãs da franquia e também para aqueles que não são tão familiarizados assim com a franquia.

O jogo garante inúmeras horas de diversão, tanto nas missões principais quanto nas secundárias, que acabam sendo extremamente únicas e desafiadoras. Se você está preocupado com os preços dos jogos de videogame, esse é um investimento perfeito para você afinal, ele te garantirá um bom tempo de jogo.

Nossos testes foram feitos no PS4 e no PC. A versão para PC foi fornecida pela loja digital Nuuvem, que está com uma promoção de 15% de desconto no título, que pode ser adquirido através desse link.

Assassin’s Creed: Odyssey já está disponível para PS4, Xbox One e PC.