[ANÁLISE] Concord tem as qualidades para ser o hero shooter do momento?

Desenvolvido por oito anos pelo Firewalk Studios, Concord chega como o hero shooter da Sony para competir no segmento de jogos como serviço. A proposta ambiciosa quer encarar games como Valorant, Apex Legends e Overwatch.

Ao longo de décadas, o PlayStation conquistou o coração dos jogadores ao oferecer jogos com forte foco na narrativa, trazendo um elemento cinematográfico que é até hoje um dos maiores diferenciais da publisher.

Com um foco totalmente em multiplayer em um mercado altamente dominado pelos concorrentes, será que há espaço para Concord ou o novo exclusivo do PlayStation terá problemas para se estabelecer? Confira em nossa análise.

Um novo universo

Concord aposta em um elenco diversificado de 16 personagens, conhecidos como Freegunners, claramente inspirados por figuras icônicas como os Guardiões da Galáxia da Marvel. Infelizmente, os heróis são genéricos na parte visual e o pouco que vemos de suas interações não é suficiente para estabelecer uma relação significativa com eles.

O título busca manter a tradição da PlayStation de oferecer narrativas ricas, ainda que a profundidade da história de Concord seja, por enquanto, uma promessa. Com uma trama que deve se desenvolver por meio de atualizações sazonais, o jogo ainda precisa mostrar se poderá realmente cativar os jogadores a longo prazo.

Para enriquecer seu universo, o Firewalk Studios introduziu o “Guia Galáctico”, um recurso que detalha a galáxia do jogo, proporcionando contexto e enriquecendo a mitologia de Concord. No entanto, como se trata de um jogo como serviço, a ausência de uma história completa desde o início pode desapontar alguns jogadores.

Confrontos frenéticos

Concord é um hero shooter com batalhas intensas de 5 contra 5, onde a vitória depende da formação de uma equipe equilibrada e da cooperação entre os jogadores. Com 16 personagens jogáveis, cada um com habilidades e fraquezas únicas, o título exige que os jogadores experimentem cada um para encontrar o herói que mais se adapta ao seu estilo.

O jogo apresenta diversas classes como Âncora, Aríete, Assombração, e Estrategista, que desempenham papéis clássicos como tanques e suportes. Cada classe possui habilidades passivas que beneficiam a equipe, tornando essencial escolher bem a composição do time.

Concord também se destaca pelo seu arsenal personalizado, onde cada personagem tem suas próprias armas, criando uma identidade única nos confrontos. Não há mecânica de cura tradicional, exigindo que os jogadores procurem locais específicos ou dependam de personagens de suporte para se manterem vivos.

O jogo, no entanto, sofre com problemas de balanceamento, onde alguns personagens acabam varrendo o campo de batalha. Como ocorre em lançamentos de hero shooters, espera-se que atualizações futuras abordem essas questões.

Concord oferece três playlists com dois modos cada, mas a limitada variedade pode decepcionar alguns jogadores. “Pancadaria”, com modos semelhantes ao “Mata-Mata” e “Baixa Confirmada” de Call of Duty, é a playlist mais acessada e divertida, com partidas rápidas e envolventes. Já as playlists “Superação” e “Rivalidade” são mais estratégicas e desafiadoras, mas sofrem com longos tempos de espera para encontrarem usuários.

No geral, “Pancadaria” deve se tornar a playlist favorita dos jogadores, devido à sua simplicidade e facilidade de encontrar partidas. O suporte a cross-play e cross-progression entre PC e PS5 é um ponto positivo, trazendo mais acessibilidade aos jogadores.

Concord traz um show visual

Concord se destaca como um dos hero shooters mais visualmente impressionantes do mercado, com gráficos e direção de arte de alto nível. Desenvolvido na Unreal Engine 5, o jogo oferece personagens com designs detalhados, cores vibrantes e um realismo visual que encanta. Os mapas são variados e bem construídos, favorecendo diferentes classes de personagens e proporcionando uma experiência imersiva com iluminação e efeitos de partículas realistas.

O jogo também conta com dublagem em português brasileiro de alta qualidade, acompanhada por faixas discretas que esquecíveis. No PlayStation 5, Concord entrega uma resolução nativa de 1440p, alcançando ocasionalmente 4K, e mantém um desempenho sólido em 60 FPS, embora com algumas quedas perceptíveis em momentos de maior carga gráfica.

concord

No entanto, o jogo apresenta alguns problemas técnicos, como bugs de renderização que podem afetar a jogabilidade, e uma interface lenta e pouco intuitiva, com menus que frequentemente falham em exibir o conteúdo desejado. A ausência de funções básicas, tal como um menu para selecionar modos de jogo, também prejudica a experiência.

Apesar desses problemas, o Firewalk Studios acerta ao prometer que as microtransações serão apenas para itens cosméticos, evitando a temida prática do “pay to win”. Além disso, todo o conteúdo adicional, incluindo temporadas, personagens e mapas, será oferecido gratuitamente, uma abordagem louvável em uma indústria repleta de DLCs pagos e caros.

Devo investir em Concord?

Concord é um jogo que atende bem os fãs de hero shooters, oferecendo exatamente o que se espera do gênero, mesmo sem trazer inovações, mas a quantidade limitada de conteúdo inicial pode frustrar alguns jogadores. Se você não gosta do gênero, dificilmente vai encontrar algo para gostar aqui.

Entretanto, a sensação que passa é que Concord perdeu o “boom” de jogos do gênero, chegando atrasado para competir com nomes grandes. Outro ponto que vale ser citado é que ao contrário de concorrentes, ele não é gratuito, o que afeta a sua acessibilidade. Só o futuro dirá se teremos um jogo de peso no catálogo do PlayStation ou um desastre para ser esquecido.

concord

O jogo já está disponível para PlayStation 5 e PC na PlayStation Store por R$ 199.

O Cromossomo Nerd agradece a PlayStation Brasil e Giusti Creative PR por ceder uma cópia de Concord no PlayStation 5 para esta análise!