[ANÁLISE] Concrete Genie | Liberte o artista que existe em você!

0
318

Nesta terça-feira (08), será lançado Concrete Genie, desenvolvido pela PixelOpus e publicado pela Sony Interactive Entertainment.

O título é definido como um jogo em terceira pessoa, que tem como principal objetivo desenvolver as capacidades artísticas dos jogadores.

História

“Quando você não encontrar nenhum amigo…                                      Talvez precise fazer alguns.”       

O jogo se passa na cidadezinha pesqueira de Denska, que, a princípio, aparenta estar abandonada. Até a aparição de Ash, um garoto com imaginação fértil que tem um grande talento artístico, que está sentado no porto da cidade, com seu caderno de desenhos, chateado pelo fato de sua mãe ter dito que eles deveriam se mudar para outro lugar.

Enquanto desenha, Ash conta que aquele lugar nem sempre foi desolado daquela maneira e que um dia ainda havia prosperidade e alegria pelas ruas da pequenina cidade, mas graças à uma inundação de petróleo, o local nunca mais foi o mesmo.

Distraído, o pobre garoto teve seu caderno roubado e rasgado pelo grupo de adolescentes baderneiros que vandalizam a cidade, compostos por Beatrice, ChuckCrokiJanie e Zack. Após rasgarem seu caderno de desenhos, os baderneiros prendem Ash em um teleférico que vai em direção ao Farol da cidade.

Ao chegar lá, o garoto encontra uma das folhas de seu caderno e percebe que um de seus desenhos favoritos ganhou vida e se move pelas paredes. O desenho batizado de Luna, lhe dá um pincel gigante, acompanhado de tinta mágica, que fazem com que seus desenhos ganhem vida.

Luna age como guia e explica a Ash que a única maneira de acabar com a escuridão que cobre a cidade é utilizando seu pincel e seus desenhos para iluminar tudo com a magia da tinta.

Assim, Ash se vê com a missão de encontrar as folhas de seu caderno, iluminar ao máximo as áreas de Denska e se esconder dos valentões que o atormentam, fazendo com que o local que ele tanto ama volte a ganhar vida.

Jogabilidade

A mecânica do jogo é bem simples, como a de qualquer outro jogo de aventura (andar, pular…), mas o grande diferencial é a utilização do sensor de movimento do controle para fazer as pinturas com o pincel. Com o tempo você se acostuma, mas caso isso não aconteça, pode haver a mudança nas opções do jogo para o analógico direito.

Ao pintar uma parede, o desenho ganha o nome genérico de Gênio e vai te pedir para desenhar cenários específicos para deixa-lo feliz, assim, você recebe um item chamado super tinta, e com ele, poderá pintar em paredes que foram cobertas pela escuridão, permitindo que os desenhos transitarem entre elas e te ajudem a alcançar os objetivos.

Cada Gênio possui uma cor e essas cores representam elementos:

Vermelho – Fogo
Amarelo – Eletricidade
Azul – Ar

Os desenhos são pré-definidos, mas o jogador tem a liberdade de escolher os detalhes  como cauda e chifres ao criar a pintura. Ao explorar o mapa, você vai encontrando novos tipos de desenhos, Gênios e complementos para serem usados nas artes, progredindo na coleção de seu caderno de desenhos.

O jogo também da a opção de ser jogado com Óculos de Realidade Virtual, que aumenta a imersão do jogador, além de contar com um Modo Fotografia para guardar recordações de suas criações e o Modo Pintura Livre, que dá liberdade ao jogador para escolher um ambiente do jogo e desenhar o quanto quiser.

Gráficos e ambientação

A animação e os cenários a qual se encontra os personagens remetem ao traçado do filme animado Coraline, mas o que realmente rouba a atenção são as artes criadas por Ash nas ruas e becos da cidade, que dão vida àquele lugar deserto e desolado.

Resultado de imagem para coraline

Considerações finais

Concrete Genie é um jogo divertido, porém muito voltado para os jogadores mais novos, tentando se segurar nos pilares de uma história bonitinha, pinturas atraentes e uma jogabilidade que estimula a criatividade.

O título com certeza é focado naqueles que buscam um título mais leve e relaxante, cumprindo bem o papel a que se propõe.