[ANÁLISE] Diablo IV: Vessel of Hatred | Honra o passado e prepara um futuro grandioso para a franquia

0
88

Vessel of Hatred finalmente chega para dar continuidade à história de Diablo IV, ainda mais depois que o jogo base deixou o destino de Santuário incerto. Contudo, não é “só isso” que a expansão traz, pois além de um novo capítulo da saga, também temos novos desafios para o multiplayer.

Desenvolvido pela Blizzard Entertainmenta aguardada DLC chega pouco mais de um ano após o lançamento do jogo base, e está disponível para  PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series e PC.

Cromossomo Nerd teve a oportunidade de testar o game e analisar seu desempenho e otimização no PC.

A História de Diablo IV até aqui

Após as dificéis escolhas feitas no inferno, Neyrelle e o Viajante agora terão de lidar com as consequências. Logo depois de decidir aprisionar Mefisto na pedra das almas, a garota decide fugir e buscar uma solução por conta própria, e cabe a nós, o viajante, encontrar e ajudar Neyrelle com esse fardo imensurável.

Contudo, a jovem já virou prisioneira da própria mente pela influência infernal do Senhor do Ódio.

DiabloNeyrelle sente um espécie de chamado para a região de Nahantu, onde eras atrás Mefisto conhecera a derrota e fora banido de volta ao inferno. Agora, a única esperança da jovem é que possa encontrar alguma ajuda naquele que enfrentou o Lobo ensanguentado no passado.

Ou seja, Akarat, o profeta e fundador da religião Zakarum em Santuário, que após receber a visita do anjo Yaerius em seus sonhos, passou a espalhar o ensinamentos da luz.

Diablo Como se já não fosse suficiente lidar com o Senhor do Ódio, Neyrelle e o viajante agora precisam lidar com a catedral da luz. Porém, a igreja não é mais a mesma, pois teve o comando tomado por um fanático, Urivar, um dos sobreviventes do inferno.

O novo líder sádico culpa a garota e o viajante pela morte de Inarius, e coloca todo um exército atrás deles. Ao mesmo tempo que lidam com tudo isso, Lorath segue sem paradeiro, e só cabe aos dois lidarem com Mefisto por conta própria.

Gráficos e Visuais

Antes de mais nada, em um jogo como esse, os cenários e visuais são extremamente importantes para a experiência do jogador. A tradicional visão isométrica proporciona uma ampla visão dos lugares e de tudo o que acontece neles, além de podermos admirar a beleza dos mesmos.

O jogo base já tinha visuais e ambientações magníficas, e a DLC segue esse mesmo padrão. As selvas de Nahantu são donas de uma beleza sem igual, e em meio a essas florestas cheias de misticismo, ocorrem cenas fascinantes.DiabloPoder ver Kurast reerguida após os acontecimentos de Diablo II foi algo realmente incrível e de encher os olhos. Apesar de bela, o jogo consegue captar as marcas deixadas pelo Senhor do Ódio na principal cidade de Nahantu.

Algo realmente marcante foi poder revisitar lugares e personagens queridos, e além de tudo, ver as consequências dos acontecimentos de jogos passados. Poder andar mais uma vez pelas Docas de Kurast e encontrar com Ormus, foi de uma nostalgia sem tamanho.

Jogabilidade e Novidades

O jogo passou por algumas mudanças na gameplay, como por exemplo a mudança do level máximo, que agora vai até o nível 60. Contudo, após atingir essa marca, o jogador irá passar para os níves de excelência, o famoso Paragon do Diablo III. Este podendo ir até a marca 300, e tendo seu visual do quadro de atributos atualizado.

Diablo

Vessel of Hatred trouxe também diversas novidades como a classe nova, o Natispírito, um novo desafio multiplayer e novas montarias. As famosas runewords e os mercenários também estão de volta, sendo uma ótima adição ao game.

Natispírito

A nova classe recebeu um pouco de hostilidade ao ser anunciada (eu mesmo fui um desses), pois todos esperam fervorosamente pelo Paladino. Contudo, a classe chega para provar que estávamos errados.

A classe conta com uma variedade incrível de builds, e se baseia no uso dos espíritos ancestrais, podendo utilizar os estilos do Jaguar, Águia, Gorila e Centopeia. O jogador ainda é capaz de combinar os estilos, podendo utilizar mais de um ao mesmo tempo, com ataques de curta, média ou longa distância.

DiabloO Natispírito é uma classe extremamente divertida de se jogar, sendo bastante eficaz em dizimar as hordas de demônio presentes em Santuário. Além disso, o personagem se torna bastante condizente com a história e região mostrada, fazendo total sentido de sua adição.

Cidadela Sombria

Kurast guarda incontáveis segredos, e um deles é a Cidadela Sombria que fica em seu subsolo. O lugar se trata do novo modo de multiplayer, que é extremamente desafiador e promete que as recompensas valerão a pena.

Após uma pequena serie de missões para introduzir a Cidade Sombria, o jogador poderá ter acesso ao local. É necessário, no mínimo, dois jogadores para realizar a prova, e os mesmos devem trabalhar em conjunto ou até mesmo separados para liberarem o caminho até o fim. O modo conta com três desafios que devem ser completados em até uma semana para receber um baú de recompensas único.

Runewords

Os jogadores mais antigos certamente lembram bem dos incríveis equipamentos que eram feitos ao combinar as runas certas em Diablo II. Para nossa alegria, essas runas estão de volta! Todavia, não exatamente da mesma forma.

As combinações foram um pouco simplificadas, porém ainda trazem grande adição de poder aos itens.

O jogador recebe as runas após avançar nas missões de campanha, e logo que as recebe, as mesmas podem ser adquiridas ao derrotar inimigos e em baús.

Mercenários

Os famosos ajudantes estão de volta, e foram introduzidos de uma forma bastante dinâmica durante a campanha principal. O jogador tem 4 opções para escolher que são: Raheir, Varyana, Aldkin e Subo. Cada um conta com habilidades próprias. Da mesma forma que podemos contratar o mercenário para nos acompanhar, também podemos chama-lo apenas em momentos chave.

À medida que um mercenário te acompanha, você vai ganhando afinidade com o mesmo, o que nada mais é que um tipo de experiência. Eventualmente, ao ir aumentando a afinidade com o companheiro, o jogador libera habilidades e recompensas.

Montarias

Montarias também receberam novidades e o jogador pode adquirir um novo tipo de animal além do cavalo. Para aqueles que realizaram a compra da versão deluxe da expansão, receberam um montaria exclusiva, os demais jogadores podem comprar no mercador.

Diablo

O jogador pode escolher entra uma pantera negra e outra branca para ser sua mais nova compania, porém as armaduras só estão disponíveis para a montaria da versão deluxe.

Trilha Sonora

Diablo sempre teve trilhas marcantes, desde o icônico tema de Tristram ao das Argutas, e dessa vez não poderia ser diferente. A Blizzard segue mantendo o padrão alto da sonoridade de seus jogos, e em Vessel of Hatred temos diversas trilhas que certamente causarão nostalgia nos jogadores mais atentos.

A trilha fica por conta da Azeroth Music e Omnica Music, divisões da Blizzard Entertainment. Lingering Hatred se torna o tema mais épico, trazendo todo o mistério e perigos de Nahantu em forma de música, aumentando ainda mais a imersão do jogador.

Performance e Desempenho

Vessel of Hatred segue com um desempenho tão bom quanto de seu jogo base, não apresentando nenhum tipo de problema mesmo nas situações mais estressantes para a máquina.

O game se manteve sempre acima dos 100 FPS, não ocorrendo nenhum tipo de travamento ou muito menos crashs.

Diablo
O teste foi realizado em uma RTX 4070, um Ryzen 7600 e 32GB de memória RAM em resolução Quad HD (2560×1440) por meio do DLDSR. O DLSS foi utilizado no modo qualidade e todas as configurações no alto/ultra, com exceção do traçado de raios.

Considerações Finais

Sendo alguém que passou a adolescência inteira explorando Diablo II, para mim, poder revisitar os mesmos lugares e personagens de uma forma diferente foi algo magnífico.

A expansão Vessel of Hatred vai muito além de apenas nostalgia, melhorando o que já era bom e preparando um futuro grandioso para a franquia, ainda que isso signifique um destino terrível para o Santuário.

*O Cromossomo Nerd agradece a Blizzard e TheoGames por ter nos cedido uma cópia do jogo para esta análise.