[ANÁLISE] Kena: Bridge of Spirits é um título indispensável que finalmente chega ao Xbox

Lançado originalmente em setembro de 2021 pela Ember Lab, Kena: Bridge of Spirits finalmente chega às plataformas Xbox Series X|S e Xbox One no dia 15 de agosto.

Anteriormente, tivemos a chance de analisar o título no PS5, onde destacamos a impressionante estética e a profundidade emocional da narrativa, características que continuam a brilhar na versão pata os consoles da Microsoft.

Nesta análise, iremos abordar um pouco de nossa experiência no Xbox Series S e te dizer se você deve investir no título.

A História de Kena: Bridge of Spirits

A história de Kena é ao mesmo tempo simples e poderosa. Como uma jovem guia espiritual, Kena está em uma missão para ajudar espíritos perdidos a encontrar paz. A narrativa é emocionalmente envolvente, explorando temas de perda, redenção e a conexão entre o mundo físico e espiritual. Os personagens que Kena encontra ao longo de sua jornada são memoráveis, cada um com sua própria história tocante que adiciona camadas de profundidade ao enredo principal.

Os Gráficos de Kena: Bridge of Spirits

Desde o início, Kena: Bridge of Spirits impressiona com seus gráficos incríveis. As paisagens são cheias de detalhes, com florestas fascinantes, vilarejos encantadores e criaturas adoráveis.

Durante as cutscenes, as expressões faciais dos personagens são particularmente notáveis, transmitindo bastante emoções de maneira sutil e convincente. Isso não só ajuda a contar a história de forma mais envolvente, mas também cria uma conexão mais profunda entre o jogador e os personagens. A transição suave entre gameplay e cutscenes mantém a imersão intacta, evitando que o jogador seja arrancado da experiência.

No Xbox Series S, o jogo mantém uma excelente qualidade visual, com texturas nítidas e efeitos de iluminação impressionantes, embora com algumas pequenas reduções de resolução e detalhes em comparação com o Series X.

Jogabilidade

A jogabilidade de Kena: Bridge of Spirits é uma mistura de exploração, combate e resolução de puzzles. O combate é bem dinâmico, embora em alguns momentos possa parecer um pouco repetitivo por não ter uma variedade de golpes. Kena utiliza seu cajado mágico tanto como uma arma corpo a corpo quanto como um arco. Os Rot, pequenas criaturas espirituais que acompanham Kena, são uma adição encantadora e funcional. Eles ajudam na resolução de puzzles e podem ser usados no combate para distrair inimigos ou fortalecer os ataques de Kena.

Os puzzles no jogo são bem projetados, não são excessivamente frustrantes. Eles muitas vezes exigem a colaboração com os Rot, o que adiciona uma camada de estratégia à exploração. Esses momentos de quebra-cabeça são bem distribuídos ao longo do jogo, proporcionando uma pausa bem-vinda das sequências de combate mais intensas.

Desempenho no Xbox Series S

No Xbox Series S, Kena: Bridge of Spirits roda de maneira suave, com uma taxa de quadros estável em 60fps, proporcionando uma experiência de jogo fluida. Embora a resolução seja inferior à do Series X, o jogo ainda parece incrivelmente detalhado e vibrante na tela. Os tempos de carregamento são rápidos, permitindo transições quase instantâneas entre áreas, o que mantém a imersão do jogador.

Com o lançamento no Xbox, o jogo também inclui todos os conteúdos da atualização de aniversário, incluindo New Game Plus, Desafios e mais:

• New Game Plus: Comece uma nova aventura depois de completar o jogo, começando com todas as suas habilidades, upgrades e Rot, enfrentando novos desafios, novos encontros de combate e inimigos únicos.
  • Desafios do Guia Espiritual: Afie suas habilidades e desbloqueie recompensas nos Desafios, incluindo: Defesas de Onda, Pistas de Obstáculos e a chance de repetir lutas contra chefões.
  • Trajes: Desbloqueie novos trajes para Kena usar ao vencer os Desafios.
  • Pedras de Encantamento: Descubra as Pedras de Encantamento que podem ser equipadas para lhe dar diferentes vantagens e desvantagens para customizar seu estilo de jogo.
  • Modo Foto Melhorado: Inclui mais poses divertidas, configurações de iluminação e até mesmo uma câmera em movimento.

Considerações Finais

O Ember Lab conseguiu criar um jogo que se destaca não apenas pelo seu visual impressionante, mas também pela sua narrativa envolvente e jogabilidade divertida. Para qualquer fã de jogos de ação e aventura, Kena: Bridge of Spirits é uma jornada que vale a pena embarcar, especialmente no Xbox Series S, onde o jogo roda de forma suave e satisfatória.

*O Cromossomo Nerd agradece a Ember Lab e a Renaissance PR por fornecer um código de acesso do jogo para esta análise.