[ANÁLISE] LEGO Star Wars: A Saga Skywalker | Testemunhem o lado LEGO da Força

0
560

Após mais de 20 anos de jogos LEGO, que nos renderam adaptações icônicas de franquias famosas como: Vingadores, Batman, Harry Potter, Senhor dos Anéis e mais, temos uma nova iteração para a saga Star Wars.

Adaptando os principais longas da franquia, será que o novo jogo é o suficiente para deixar os fãs ansiosos para mais?

No passado, a TT Games já havia feito outras adaptações de franquia Star Wars nos jogos LEGO, com o último sendo baseado no filme O Despertar da Força, lançado a cerca de 6 anos. Depois desse hiato, muitos esperavam pelo novo jogo, já que ele traria versões remasterizadas dos títulos anteriores, além de novas mecânicas e narrativas inéditas para concluir a saga.

História

Como era de se esperar, o jogo não apresenta uma história nova ou diferente do que vimos nos filmes, mas além de ser uma recapitulação dos longas, temos a adição do tradicional humor dos jogos LEGO, que funcionam tão bem como sempre.

Diferente do que muitos imaginavam, o título não recria em detalhes os 9 filmes na íntegra, abordando apenas momentos cruciais da franquia para compor uma narrativa mais linear. Isso também agiliza a conclusão de cada trama

Jogabilidade

A jogabilidade segue a mesma receita dos jogos LEGO, trazendo poucas coisas novas, mas isso não ruim, levando em conta que a fórmula se traduz em uma experiência extremamente fácil, rápida e intuitiva. A única diferença notável fica na parte de seleção de personagens, que apesar de ser um pouco confusa no começo, você se acostuma e acaba se tornando mais fácil ao longo do jogo.

Um destaque que aumenta a diversão do título é a possibilidade usar as naves para voar pelo espaço, rendendo batalhas épicas e divertidíssimas.

Aspectos Técnicos

O jogo conta com os modos padrões de renderização: fidelidade e desempenho, com ambos rodando em 4K, podendo alterar a taxa de quadros entre 30 e 60 fps.

Os cenários são bem trabalhados e há muita imersão em cada planeta que você visita, recriando com perfeição cada lugar que visitamos ao longo dos filmes.

Há momentos em certos mapas que, devido à alta quantidade de personagens, detalhes e tamanho, fazem com que a taxa de quadros caia drasticamente, o que fez com que eu tivesse que reiniciar o jogo para poder corrigir.

Você irá se deparar com muitos bugs e embora alguns não afetem a experiência, haverá situações em que sua tela ficará preta e você não conseguirá avançar no jogo, tendo que reiniciá-lo. Outras situações são os bugs nos personagens, que deveriam executar certa ação, mas não fazem, o que também te obriga a reiniciar o jogo.

O DualSense é bem implementado, mas não possuí as funções de gatilhos adaptáveis como é visto nos últimos jogos lançados no Playstation 5.

Considerações Finais

Lego Star Wars: A Saga Skywalker é um jogo muito divertido, que irá lhe proporcionar muitas horas de gameplay e lhe dar um leve toque de nostalgia em determinados momentos. Além disso, você tem a liberdade de explorar a vasta galáxia que o jogo oferece, gerando um bom entretenimento.

Os bugs constantes podem gerar certas frustações em determinados momentos, mas nada que futuras atualizações não possam corrigir.

O jogo está disponível para Nintendo Switch, Playstation 4, Xbox One, Playstation 5, Xbox Series X e PC.

*Gostaríamos de agradecer a WB Games por ter nos cedido uma cópia do jogo para esta análise.