[ANÁLISE] Marvel vs. Capcom Fighting Collection é o suprassumo do passado

Durante a Nintendo Direct de junho, a Capcom pegou todos de surpresa ao anunciar a Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics, uma coletânea que reúne alguns dos jogos mais icônicos da década de 90 e início dos anos 2000.

Pela primeira vez, títulos que estavam inacessíveis em dispositivos atuais poderiam ser rejogados, o que deixou os fãs extremamente ansiosos pelo lançamento.

Será que foi uma boa ideia revisitar esses jogos ou era melhor deixá-los na lembrança? Descubra em nosso review.

O conteúdo da coletânea Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics

Marvel vs. Capcom Fighting Collection

A Capcom e a Marvel mostraram que não estavam para brincadeiras ao escolher os títulos que fariam parte da coletânea Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics.

Depois do gosto ruim deixado por Marvel vs. Capcom Infinite, a franquia acabou ficando “na geladeira”, o que é uma pena, tendo em vista que ela rendeu uma trilogia espetacular.

Antes mesmo do nascimento dessa fusão icônica, as duas empresas já preparando o terreno para o embate épico com jogos exclusivos de personagens da Marvel e até mesmo confrontos entre esses heróis e os lutadores de Street Fighter, e todo esse histórico foi contemplado pela coletânea.

Confira os jogos incluídos:

• X-Men: Children of the Atom
  • Marvel Super Heroes
  • X-Men vs. Street Fighter
  • Marvel Super Heroes vs. Street Fighter
  • Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes
  • Marvel vs Capcom 2: New Age of Heroes
  • The Punisher

Vale notar que esta é a primeira vez que The Punisher chega aos consoles e PCs do ocidente, o que faz com que ele seja uma adição valiosa para os fãs que esperavam uma oportunidade de jogá-lo com traduções.

Os jogos são organizados em uma interface simples e amigável, que emula os arcades. Além disso, é possível escolher entre as versões em inglês ou japonês de cada jogo, assim como opções prévias de customização de controles, o novo modo de treino e posição preferida na tela.

As principais novidades da coletânea

Ainda que as remasterizações e remakes estejam na moda, a coletânea Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics tem por objetivo trazer os jogos originais com melhorias simples, optando inclusive em manter o aspecto 4:3 do material original.

O grande destaque aqui é a adição dos modos online com partidas ranqueadas, casuais e personalizadas em todos os jogos de luta da coletânea. A Capcom deixa bem claro que pretende levar os jogos para eventos profissionais como a EVO ao implementar o suporte ao rollback netcode nas partidas online, permitindo que as partidas tenham a maior estabilidade possível.

Com o modo ranqueado, é possível subir na tabela de pontuação global dos sete jogos e mostrar seus feitos para os jogadores de todo o mundo.

Outra novidade é o Modo Espectador, que permite assistir à luta de outros jogadores como se estivesse em uma plataforma de streaming.

Por fim, para celebrar o legado desses jogos tão queridos e especiais, a Capcom adicionou uma coleção com muitos tesouros para os fãs, incluindo uma caixa de som jukebox como menu para as músicas, um Museu recheado de artes dos títulos, instruções originais de gabinetes de fliperama de todos os títulos, a possibilidade de salvar a qualquer momento no modo solo, novos filtros que emulam TVs antigas e telas de gabinetes e suporte para novos idiomas, incluindo Português (PT-BR) nos menus de interface.

Vale notar que os jogos não foram localizados, o que faz com que seus respectivos menus tenham sido mantidos em inglês ou japonês.

Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics traz mudanças na jogabilidade?

Marvel vs. Capcom Fighting Collection

É claro que quem busca jogar o modo competitivo de forma mais profissional vai se perguntar se os jogos sofreram algum tipo de rebalanceamento. Para a tristeza de alguns, a resposta é não, mas isso faz parte do processo de preservação do material original.

Em contrapartida, os jogos agora contam com uma opção para soltar especiais com apenas um botão, tornando os games mais acessíveis para os novatos que não possuem muita familiaridade com o sistema do jogo.

Além disso, agora é possível ajustar as Configurações de Dificuldade, deixando a experiência mais ou menos difícil no modo solo, permitindo que você escolha se quer uma jornada tranquila ou se desafiar como um treinamento para o modo competitivo.

Devo investir na coletânea?

Marvel vs. Capcom Fighting Collection

Assim como a coletânea SNK vs. Capcom: SVC Chaos, Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics traz para os dispositivos modernos alguns dos títulos mais importantes na história dos arcades, e como um fã de jogos desse tipo, devo dizer que sua aquisição é indispensável.

Em tempos onde a indústria dos games luta para entregar títulos inéditos, apoiando-se em remakes e remasterizações, é bom poder ter acesso às versões originais de jogos clássicos.

A própria Capcom vem repaginando grandes clássicos do passado, mas essas coletânea só mostram que, às vezes, tudo o que os fãs precisam é dos jogos originais com mudanças mínimas e seria ótimo ver a empresa explorando isso com outras franquias (cof, cof, Onimusha e Dino Crisis).

Agora, só nos resta esperar com ansiedade pelo lançamento da Capcom Fighting Collection 2, coletânea que chega no ano que vem e completa o pacote de jogos de luta clássicos para dispositivos da nova geração.

A Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics já está disponível para Nintendo Switch, PS4 e PC via Steam, com uma versão digital de Xbox One agendada para 2025.

*O Cromossomo Nerd agradece a Capcom Brasil e a TheoGames por ter nos cedido uma cópia do jogo no PC para esta análise.