No dia 23 de abril de 2019, tivemos o lançamento oficial de Mortal Kombat 11, jogo desenvolvido pela NetherRealm Studios e publicado pela Warner Bros. O game é uma continuação direta de Mortal Kombat X (2015) e aposta forte no fator nostalgia, trazendo velhos personagens queridos pelos fãs e todos os elementos que tornaram a franquia conhecida e aclamada: gore extremo.
A WB Games nos enviou uma cópia do game para podermos analisa-lo, e hoje, daremos nosso parecer. Vale destacar que o jogo está disponível para diversas plataformas, como: Nintendo Switch, PC, Playstation 4 e X-Box One.
PRIMEIRAS IMPRESSÕES:
Como já era de se esperar, o jogo continua com a mesma pegada dos anteriores, mantendo uma jogabilidade agradável, muito sangue e muita diversão. Algo que chamou a minha atenção logo de inicio é a preocupação dos desenvolvedores em elaborar um ótimo tutorial para que novos jogadores possam aprender a jogar, se familiarizar com os golpes, combos e personagens.
Nos 15 primeiros minutos de jogabilidade fica claro que o jogo está mais lento em comparação aos títulos anteriores, mas acreditem, isso é bom. O jogo te força a ser mais estratégico e aumenta a dificuldade de encaixar combos, dificultando ainda mais a vida daqueles que estão acostumados a usar somente golpes especiais.
HISTÓRIA:
Mortal Kombat 11 mete o pé na porta e logo de cara nos apresenta a antagonista desta história. Kronika, a guardiã do tempo, é uma titã extremamente poderosa, mais forte até mesmo que os Deuses Ancestrais, que até então, eram os seres mais poderosos deste universo.
O principal objetivo de Kronika é alterar os eventos que aconteceram em Mortal Kombat X. A antagonista deixa bem claro que aquele não era o destino ideal para os reinos e que o Raiden havia perturbado o equilíbrio entre o bem e o mal, sendo assim, isso precisaria ser corrigido. Mesmo sendo tão poderosa, a vilã recruta alguns vilões e heróis do passado para o presente, na intenção de ajuda-la a realizar os seus objetivos.
A JOGABILIDADE:
A jogabilidade Mortal Kombat 11 é ponto alto do game, o jogo aposta em comandos simples. Como eu já havia comentado antes, os desenvolvedores tiveram a felicidade de criar um mecanismo de luta que agrade novos players e que não decepciona os jogadores mais experientes.
O jogo apresenta uma enorme variedade de combos que podem ser adaptados conforme a experiência e habilidade do jogador. Uma melhora significativa comparada ao game anterior da franquia, a NetherRealm alterou o sistema da barra de especiais, fazendo uma divisão entre barra de ataque e barra de defesa.
E por último, temos o Fatal Blow. Habilidade que você pode utilizar quando a sua vitalidade estiver próxima do fim, assim sendo possível realizar um ataque esmagador, violento e sangrento que retira uma vitalidade expressiva do seu adversário.
O Fatal Blow é uma ótima evolução do antigo ataque de Raio-X, apresentado em Mortal Kombat 9. Diferente dos anteriores, a técnica é utilizada com mais limitações, o que dificulta mais a vida dos jogadores.
A KRIPTA:
Após o grande sucesso em Mortal Kombat X, agora temos uma nova e melhor versão da Kripta, local onde se pode obter artes conceituais, golpes, itens cosméticos e muitas outras coisas. A Kripta traz um personagem em terceira pessoa, onde é necessário atravessar a clássica Ilha de Shang Tsung, atrás de baús e recompensas.
Embora seja possível obter as moedas através das torres e do modo história, alguns baús também exigem outros itens para serem abertos. O modo Kripta motiva os jogadores a se engajarem no jogo além do modo história, aumentando a vida útil do mesmo e oferecendo praticamente um jogo novo dentro do jogo principal, já que as aventuras ficam cada vez mais extensas e complexas.
Aqueles que sonham com o retorno de um jogo no estilo Shaolin Monks ficarão muito satisfeitos com esse modo.
PERSONALIZAÇÃO:
Inspirado por Injustice 2, Mortal Kombat 11 traz um enorme leque de personalizações para os personagens. O legal do mecanismo de personalização é que você não altera apenas o visual do lutador, é possível alterar suas armas, mascaras movimentos especiais, etc.
Além disso, existe também a opção de customizar os golpes dos kombatentes, exigindo uma certa estratégia por parte dos jogadores que buscam extrair os melhores combos e balanceando isso com golpes que o ajude a escapar de momentos de sufoco.
MODOS DE JOGO:
Multiplayer: Aqui, você pode jogar 1×1, onde você pode enfrentar um amigo em sua casa ou a CPU, logo temos o modo online e para finalizar temos o Modo Torneio.
Torres Clássicas: Modo onde você pode enfrentar cinco, oito e doze adversário ou seguir uma escalada até a sua queda.
Torres do Tempo: São eventos periódicos que no final de sua jornada há uma recompensa.
Batalha de IA: Neste modo você pode enviar um grupo de até três lutadores para encarar grupos de outros jogadores. Aqui você é um mero espectador, tendo a vantagem de ganhar experiência e moedas virtuais.
VEREDITO:
Mortal Kombat 11 é, com certeza, um dos melhores games desta maravilhosa franquia. O jogo traz gráficos magníficos, uma trilha sonora marcante, um mecanismo de combate excelente e uma enorme variedade de personalização, sendo assim, temos aqui um jogo obrigatório para todos os fãs de Mortal Kombat.