Na última quinta-feira (27), foi lançado One Punch Man: A Hero Nobody Knows, desenvolvido pela Spike Chunsoft e publicado pela Bandai Namco Entertainment, sendo um jogo de ação e luta, baseado na série de mangás de One Punch Man. O Jogo traz as aventuras no universo do invencível e inusitado herói Saitama.
História
“Hoje é dia de promoção no mercado!” – Saitama
O jogo se inicia criando um personagem genérico de seu gosto, com a possibilidade de se escolher entre feminino e masculino e customizando sua aparência e roupas, podendo ser alterado ao longo da gameplay. Esse personagem não possui falas ou voz.
A história se inicia com o personagem criado prestes a perder a luta contra um monstro no centro da cidade, até que Saitama chega para salvá-lo. Após ser resgatado, o personagem desmaia enquanto encara o herói que salvou sua vida.
Ao acordar, estamos na Associação de Heróis e descobrimos que seu personagem passou na qualificação de heróis e, a partir daí, precisa cumprir missões dadas pela associação para subir no ranking de classificação de heróis (S, A, B, C), no qual o personagem foi determinado na classe C.
Essa é uma tentativa falha de tentar seguir uma linha cronológica do anime usando esse personagem criado pelos jogadores, pois acaba se tornando algo repetitivo e arrastado.
Ambientação e gráficos
Muito diferente da animação, o jogo apresenta visuais altamente genéricos, com uma queda de FPS repentina várias vezes em diversos cenários (mesmo não estando no modo online).
A Cidade-Z, local em que se passa o jogo, é um mundo semi-aberto e podemos interagir NPC’s e outros jogadores, é bem limitada, tendo até mesmo que liberar áreas locais a partir de missões, mas faz uma boa recordação de várias cenas do anime.
Os gráficos tanto nas áreas da cidade quanto nas lutas são algo deplorável, um trabalho totalmente preguiçoso. Um dos principais defeitos é a falta de expressão facial nos personagens, algo em que jogos da geração passada certamente não passariam tanta vergonha assim.
Jogabilidade
O jogo apresenta uma jogabilidade simples de batalha, movimentação, golpe fraco, golpe forte, habilidades especiais e esquiva. Porém, apresenta bugs de resposta aos comandos do controle, muitas vezes cerca de alguns segundos para responder.
Inimigos, ao caírem no chão, não recebem dano, fazendo com que haja uma interrupção nas tentativas de combos executados. E a única inovação que o jogo traz é o sistema de espera de chegada de um aliado, no qual você precisa retardar os golpes de seu adversário o máximo possível, até o cronometro zerar, para que um aliado possa chegar no campo de batalha e auxiliar ou substituir seu personagem.
Apresenta um sistema de customização limitado de compra de itens (cortes de cabelo, roupas, acessórios…) e a possibilidade de ganhar utensílios para montar sua própria casa, e um sistema para fazer amizade com os personagens do anime.
O jogo tenta se prolongar com missões repetitivas e exaustivas para subir de level, até alcançar uma missão principal que ira canonizar alguma cena do anime. Além disso, apresenta uma infinidade de telas de loading para quase todo tipo de ação de diálogo ou mudança de cenário, se tornando apenas mais um empecilho no jogo.
Considerações finais
One Punch Man: A Hero Nobody Knows é uma decepção e uma ilusão para os fãs da franquia, que pensariam em encontrar um jogo à altura do anime, sendo simplesmente algo genérico, preguiçoso, repetitivo, deixando a impressão que foi feito com o objetivo de arrecadar um dinheiro qualquer em cima de uma grande sucesso, deixando muito a desejar, com uma jogabilidade repleta de bugs e uma queda de frames repentina.
Se apenas deseja se divertir e dar umas risadas com o humor satírico do anime, sem muito compromisso, vá em frente e compre, mas pelo preço que se encontra agora no inicio, faça igual ao Saitama e aguarde a próxima promoção no mercado.