[ANÁLISE] Sekiro: Shadows Die Twice | Entre Feudos, Mitologias e Muitas Mortes!

0
788

Sekiro: Shadows Die Twice é um jogo da FromSoftware, distribuído pela Activision para Playstation 4, Xbox One e PC. Por ser da mesma empresa que desenvolveu Dark Souls, você já pode imaginar quais surpresas irão lhe aguardar. O jogo mistura ação, com missões furtivas em meio ao Japão feudal.

Enredo

[ANÁLISE] Sekiro: Shadows Die TwiceSekiro: Shadows Die Twice é situado no Japão Feudal, no Período Sengoku. O personagem que controlamos é chamado de Lobo, um shinobi que tem como objetivo cumprir o código de ferro e proteger uma criança chamado Kuro, o herdeiro da linhagem do dragão. Logo no início do jogo, Lobo é confrontado pelo líder do clã Ashina, o samurai Genichiro Ashina, que sequestra Kuro e acaba cortando o braço esquerdo do Lobo. Após esse incidente, nosso protagonista é resgatado por um escultor que constrói uma prótese para seu braço e, a partir daí, começa a sua jornada de cumprir o código de ferro e resgatar o jovem herdeiro.

Mapa

[ANÁLISE] Sekiro: Shadows Die TwiceO mapa do jogo oferece bastante liberdade para o jogador poder explorar, são dezenas de áreas conectadas que exigem a sua atenção, pois é um mundo vasto e cheio de labirintos, que podem conter diversos itens preciosos, missões secretas, atalhos e até chefes escondidos.

Gráficos

[ANÁLISE] Sekiro: Shadows Die TwiceA ambientação do jogo é muito rica em detalhes. Conseguiram representar bem a estética do Japão Feudal para os cenários. Há diversas paisagens que trazem florestas bem coloridas, montanhas cobertas de neve e cavernas escuras prontas para serem exploradas. Além disso, temos vários elementos de fantasia e da mitologia japonesa inseridos no jogo. Outro aspecto que temos aqui também são os cenários destrutivos. Um pequeno deslize seu poderá alertar a sua posição para o inimigo.

Sobre Mortes e a Praga do Dragão

[ANÁLISE] Sekiro: Shadows Die TwiceMorrer será bem constante enquanto estiver jogando, então não se frustre. Porém, dependendo da quantidade de mortes que o Lobo tiver, isso pode afetar os NPCs. Pois cada vez que revive, o Lobo espalha uma doença para os NPCs que é chamada de “Praga do Dragão”. Com isso, os NPCs vão ficando doentes, podendo até afetar no andamento de algumas missões.

Outro fator importante é o Auxílio Oculto. À cada morte, o personagem principal tem 30% de chance de ativar o auxílio, onde não haverá perda de metade da experiência e de seus Sens (o dinheiro do jogo), porém essa porcentagem vai diminuindo de acordo com quantos personagens forem contaminados com a Praga do Dragão.

Pontos de Habilidades

[ANÁLISE] Sekiro: Shadows Die TwiceOs pontos de habilidades são um fator primordial nesse jogo, pois escolher corretamente quais Artes Shinobi ou Prostéticas aprender no começo irão fazer bastante diferença durante o confronto contra algum inimigo. Conforme o personagem vai progredindo durante o jogo, os pontos vão ficando cada vez mais difíceis e demorados de se obter.

Por mais que o jogo sugira que seu protagonista aja furtivamente, para adquirir esses pontos de habilidades é necessário entrar em combate contra os inimigos, ou seja, você é obrigado a lutar de qualquer maneira. Farmar nunca é demais, sempre que possível faça o seu personagem voltar em uma área com poucos inimigos, onde você poderá matar todos com facilidade e obter os pontos de experiências.

Jogabilidade

[ANÁLISE] Sekiro: Shadows Die TwiceO jogo apresenta uma mecânica bem interessante no estilo de combate. No modo de ataque, é possível golpear e correr sem se cansar, o que facilita bastante na hora de se esquivar dos golpes dos inimigos. Já no modo de defesa, temos uma barra que é chamado de “postura”, onde quanto mais golpes são defendidos, mais postura você ou o oponente terá. Quem encher a barra de postura primeiro, perde a guarda e fica vulnerável, porém é possível recuperar essa postura apenas sem ficar em guarda ou atacar por um tempinho.

Infelizmente, um dos pontos fracos do jogo é a câmera no modo de combate. Ela é falha e bem imprecisa, não acompanha o ritmo de combate e acaba sendo mais lenta, principalmente em algumas lutas com os chefes. A câmera não consegue acompanhar a movimentação rápida do oponente, ou quando se tem mais de um inimigo na tela, fica tudo um caos.

Uma outra mecânica do jogo é a interação com o ambiente, onde é possível usar o sistema furtivo e matar o oponente sem ser visto, o que ajuda bastante em diversas situações. Além disso, o sistema furtivo permite que você desfira um golpe mortal em praticamente quase todos os inimigos. O Lobo também possui um gancho, onde pode se deslocar pelo ambiente com muita facilidade e rapidez, através das árvores e em locais que podem ser presos pela prótese, assim, pode se deslocar muitas vezes sem ser detectado pelos inimigos.

Considerações Finais

[ANÁLISE] Sekiro: Shadows Die TwiceApesar do jogo apresentar uma dificuldade elevada, ele também oferece todas as oportunidades para que o Lobo possa evoluir os seus atributos durante a sua jornada e conseguir se sobressair sobre os inimigos. É um jogo que necessita de furtividade, paciência e muita estratégia para conseguir vencer os desafios.

Não tenha medo de fugir das batalhas, pois em alguns chefes, essa tática será essencial para a sua sobrevivência no jogo. Mas lembre-se, até pegar o ritmo de cada inimigo, você irá morrer diversas vezes, então prepare-se!