Anunciado na EVO 2024 de forma inesperada, SNK vs. Capcom: SVC Chaos, chegou para a atual geração de consoles de surpersa. Embora mostre que a série “versus” da Capcom vs. SNK está mais viva do que nunca, será se foi uma boa ideia trazer de volta esse título, considerado o “patinho feio” da franquia?
Primeiro, por que trazer SVC Chaos de volta?
SNK vs. Capcom: SVC Chaos é considerado o título mais fraco de toda a grande coleção de jogos da série “versus” entre as duas franquia. Assim, a ideia de ser o primeiro jogo a receber um port moderno pode parecer equivocada. No entanto, não é bem assim.
Para quem não conhece, na época do crossover, SNK e Capcom firmaram um contrato em que cada uma teria o direito de usar os personagens de ambas as companhias em dois jogos de luta, e o lucro seria individual. Assim, se houvesse fracasso, seria inteiramente da parte que fez o jogo.
Enquanto a Capcom lançou Capcom vs. SNK 1 e 2, que são queridos pela base de fãs e tiveram sucesso comercial, a SNK lançou SNK vs. Capcom: The Match of the Millennium, exclusivo do Neo Geo Pocket, e SVC Chaos, o segundo título indo para os arcades.
O primeiro título, por estar preso no Neo Geo Pocket e por seu formato chibi, caiu no esquecimento com o tempo. Já SVC Chaos foi um jogo que sofreu devido à época de falência da SNK, o que fez com que fosse visto como inferior, especialmente em comparação com Capcom vs. SNK 2.
Então, a ideia de trazer SVC Chaos de volta, apesar de parecer estranha no início, faz sentido ao considerar o passado. É possível entender a razão pela qual a SNK está trazendo este título de volta, mostrando que o acordo de que cada empresa lucra com seus próprios jogos ainda se mantém.
Assim, ela traz seu título mais “comercial” para os consoles modernos, embora eu ache que a SNK deveria ter compilado os dois jogos de cartas da série SNK vs. Capcom, além do jogo de Neo Geo, e lançado uma coleção SNK vs. Capcom para agradar a todos.
O port de Snk vs Capcom vale a pena?
Com a era de coletâneas da Capcom, fica bem fácil distinguir bons ports de péssimos ports, e SVC Chaos se encaixa no meio termo. O port inclui diversas funcionalidades que não estavam presentes no original, como partidas online com o maravilhoso rollback netcode, criação de salas, partidas privadas, funções de espectador, galeria para ver as artes do jogo, além de placares. Todas essas adições são, com certeza, mais do que bem-vindas.
Porém, com a vinda de lobbys online junto do rollback netcode, podemos perceber que ele não foi 100% implementado. Ao menos nas partidas que joguei, existia queda de fps que, devido a como jogo roda, eu tenho duvidas se o rollback estava funcionando bem ou se o jogo engasgou por usar rollback num game que não foi feito pra trabalhar com isso.
Tirando o pequeno problema com o rollback, posso dizer que foi bastante agradável jogar as partidas online. Com tudo sendo bem organizado, é fácil jogar, e a possibilidade de pausar o modo arcade e retornar após as batalhas online é uma ótima combinação dos melhores aspectos de ambos os mundos.
Quanto à performance, SNK vs Capcom roda bem no modo offline, porém, no primeiro dia, encontrei alguns engasgos de FPS no modo arcade. Talvez, por ser bem no início, corrijam tanto esses engasgos quanto as travadas no modo online.
Para quem joga offline, com certeza vai aproveitar os modos disponíveis, além de poder se dedicar a desbloquear todos os personagens. Conseguir a famosa platina também deve garantir muitas horas de jogo exclusivamente offline.
A grande celebração chega a sua conclusão
SNK vs. Capcom: SVC Chaos é um “colírio ardido” para os olhos, vindo como uma celebração e um lembrete de que a série está mais viva do que nunca. No entanto, teria sido melhor se tivesse sido acompanhado por mais títulos icônicos da própria SNK. O jogo faz o possível para oferecer uma experiência satisfatória, mas ainda precisa de algumas melhorias. Levando em conta o valor oferecido, podemos parabenizar a SNK pelo esforço.