[ANÁLISE] Sonic Superstars | Divertido, mas sem personalidade

0
63

Sonic Superstars é o novo jogo da franquia do Ouriço Azul mais famoso do mundo. O jogo é uma homenagem aos clássicos do Mega Drive, reimaginado com gráficos em 3D, fases coloridas e variadas, e quatro personagens jogáveis: Sonic, Tails, Amy e Knuckles.

A Sega enviou ao Cromossomo Nerd uma chave do jogo no Xbox Series, onde pudemos vivenciar esta nova aventura. Será que a desenvolvedora levou a franquia novamente aos tempos de glória?

Os Três Modos

Sonic, Tails, Knuckles e Amy no jogo Sonic Superstars

Sonic Superstars tem três modos principais: o modo história, o modo batalha e o modo contra o tempo. A história do jogo é simples e clichê, seguindo o mesmo padrão dos jogos anteriores da série. O vilão, Dr. Robotnik (ou Eggman), quer capturar os animais gigantes exclusivos de Northstar Islands para depois tentar a dominação mundial com suas máquinas malucas. Eggman se alia a Fang e Trip

para sequestrar os animais da ilha, e cabe a Sonic e seus amigos impedir seus planos.

O Modo História consiste em onze Zonas, cada uma com um ou mais estágios diferentes (ou Atos) para jogar. Esses podem ser experimentados individualmente ou em multiplayer.

Como sempre, o segundo ato termina com um confronto contra o vilão Dr. Robotnik e suas máquinas malucas.

A história de Sonic Superstars é simples e divertida, mas não surpreende nem emociona.

Modo batalha de Sonic Superstars

O Modo Batalha consiste em três rodadas diferentes de minijogos contra outros sete jogadores, online ou offline. Os minijogos são escolhidos aleatoriamente e vão desde uma arena de batalha até corridas de velocidade, passando por tentativas de sobreviver a um estágio que tenta te matar.

Você pode gastar moedas do jogo para personalizar a aparência do seu personagem aqui, escolhendo entre diferentes padrões, estilos de corpo e cores. Jogar o modo história e desbloquear conquistas dá mais opções na Loja.

Para os corredores experientes, o Modo Contra o Tempo permite que você teste sua velocidade na Zona que escolher. Você pode definir metas pessoais ou comparar seus tempos com um ranking mundial.

Jogabilidade

Sonic, Tails, Knuckles e Amy em plataforma do jogo Sonic Superstars

A jogabilidade de Sonic Superstars é bem simples e intuitiva. O jogo tem quatro personagens jogáveis, cada um com suas características e habilidades únicas. Sonic é mais rápido do que todos os outros, Tails pode voar, Amy possui um martelo que permite saltos duplos, e Knuckles pode pairar e golpear inimigos com os punhos.

O jogo também introduz os poderes das Esmeraldas do Caos, que dão habilidades especiais aos personagens, como criar clones, desacelerar o tempo e revelar itens e plataformas invisíveis. Os poderes das Esmeraldas são uma boa adição ao jogo, pois incentivam a exploração das fases e a descoberta de segredos. Além disso, eles são úteis para enfrentar os chefes. Cada chefe tem um padrão de ataque diferente, que requer uma estratégia específica para ser derrotado.

O jogo também tem um modo cooperativo para até quatro jogadores na mesma tela, que pode ser jogado tanto no modo história quanto no modo batalha. O modo cooperativo funciona bem, sem muitos problemas. A jogabilidade de Sonic Superstars é divertida, mas não chega a ser empolgante.

Durante minha jogatina, tive a sensação de que os personagens parecem correr na mesma velocidade – o que não faz sentido, já que Sonic deveria ser o mais rápido de todos.

Gráficos e Trilha Sonora

Sonic e Tails em Sonic Superstars

Os gráficos 3D em Sonic Superstars são coloridos e atraentes, embora não se destaquem, enquanto os efeitos e a iluminação carecem de um acabamento refinado. Embora ofereça cenários criativos, os visuais geralmente parecem simplistas, com alguns fundos excessivamente borrados.

A trilha sonora do jogo não atende muito as expectativas, em alguns momentos são bastante repetitivas e poderia dizer que basicamente são esquecíveis.

Considerações Finais

Sonic Superstars oferece diversão, especialmente no modo cooperativo, mas ao jogar sozinho, é mais um jogo comum do Sonic. Embora seja uma homenagem aos jogos do Mega Drive, não consegue capturar totalmente sua essência. Faltou um toque de originalidade e design para que atingisse seu potencial máximo.

*O Cromossomo Nerd agradece a Sega e TheoGames por fornecer uma chave de acesso do jogo para essa análise.