[ANÁLISE] Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 | A velha guarda voltando com tudo!

0
527

Na última sexta-feira (04), foi lançado Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 desenvolvido Vicarious Visions e publicado pela Activision. Os jogos trazem de volta a tão querida franquia de Tony Hawk’s Pro Skater ao mercado, depois de 5 anos do lançamento do 5º jogo da franquia, que não agradou aos fãs, muito menos a critica.

Ao contrário de seu antecessor, o titulo atual levou muito de seus fãs ao delírio, por ser uma versão remasterizada dos primeiros jogos da franquia, que são alguns dos mais marcantes e queridos entre os jogadores .

Além disso, a Vicarious Visions deu ouvidos à comunidade, prometendo um jogo “raiz” com as manobras clássicas, trilha sonora, entre várias outras coisas. Será que nossas preces foram atendidas?

Jogabilidade

Inicialmente, você possui uma tag com seu nome, level e o dinheiro do jogo no canto  superior direito da tela, algo que será útil para personalizar seu personagem assim que for criado ou escolhendo um entre os vários skatistas famosos.

O título oferece a opção de comprar roupas, personalizar seu skate, escolher tatuagem, entre várias outras maneiras de modificar o personagem de acordo com seu estilo.

O jogo apresenta um tutorial bem detalhado do iniciante ao avançado, que faz com que você domine tudo com muita prática, mas se já está familiarizado com a franquia, fique a vontade para pular. Alem disso, lhe da a possibilidade de selecionar os comandos  das manobras comuns e especiais de seu skatista.

O grande destaque fica por conta de uma fluidez incrível na movimentação, com uma variedade de manobras enorme e junto dela a possibilidade de combar umas com as outras. Ao apertar os botões de manobras e combiná-las com algum direcional do analógico enquanto estiver no ar, uma manobra diferente é executada, além da possibilidade de subir em corrimões para se executar um grind.

Quanto maior a dificuldade da manobra, mais pontos o jogador ganha e quanto mais manobras fizer sem cair no chão, maior será o multiplicador de pontos no final da execução. Além disso, apresenta uma barra de especial, que ao ficar cheia de acordo com o desempenho do jogador, permite a execução de uma manobra especial que ele mesmo escolheu e atribuiu ao personagem, mas a barra se esvazia caso você caia no chão antes de executar manobras corretas.

Ao cair no chão, não vemos mais o personagem enfurecido e as manchas de sangue que apareciam nos originais, isso foi substituído por um efeito de animação glitch, no qual ele simplesmente reaparece em pé, poupando tempo de gameplay.

O título conta com três modos de jogo:

• Tours de Skate: Tendo como principal objetivo percorrer entre as várias pistas de skate do Tony Hawk’s Pro skater 1 e 2 cumprindo missões, coletando itens e desafios para desbloquear as pistas, roupas e adquirir pontos de experiência onde poderá ser distribuído nos atributos de habilidade do skatista.

• Multiplayer: Onde tem a opção de disputar online com outros jogadores ou jogar multiplayer local com um amigo.

Crie sua pista: Oferece a possibilidade do jogador criar sua própria pista de skate com os objetos que desejar ou jogar nas pistas que foram criadas por outros jogadores.

Gráficos e ambientação

É impressionante o quão semelhante os cenários estão aos dos jogos originais, com um polimento gráfico impecável. Todos os detalhes das pistas, inclusive de iluminação e sombreado de objetos merecem aplausos.

Além do mais, é possível ver alguns animais (gatos, cachorros…) e carros desenfreados no cenário para dar um aspecto de vividez, demonstrando que o cenário não é apenas estático.

Trilha sonora

O jogo conta com pelo menos 30 faixas de músicas diferentes, estando mais presente o gênero Punk Rock, contando com as trilhas sonoras clássicas dos jogos originais para se divertir enquanto faz manobras por aí.

Depois de uma grande movimentação feita por parte dos fãs do Charlie Brown Jr. para inserir uma das músicas da banda no jogo, a música Confisco foi posta entre as escolhidas na playlist do jogo. Todo esse movimento se deu por conta principalmente em homenagem ao cantor Chorão, que era um dos grandes apoiadores da comunidade de skate no Brasil.

Considerações finais

Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 é a combinação perfeita de tudo que mais agrada em uma franquia, retornando com grande estilo ao mercado, com belos gráficos, uma variedade muito grande de personagens, musicas clássicas, manobras e vestimentas.

Trazendo de volta um sucesso da velha guarda arcade, com muita nostalgia e com um polimento moderno que agrada a qualquer um, o jogo demonstra que a desenvolvedora foi competente no que prometeu!