[ANÁLISE] Trials: Rising | Uma moto pode fazer mais piruetas que a Daiane dos Santos!

0
381

“Trials” é uma série de jogos de videogame com corridas de moto baseada em um estilo de esporte real, onde os motociclistas precisam superar desafios e obstáculos na pista para chegar em primeiro lugar.

Para quem não conhece a série, “Trials” possui um objetivo muito simples: o jogador controla um motociclista que pode acelerar, frear e inclinar a moto para se equilibrar na pista. A partir destes comandos, o player precisa completar uma série de desafios em um circuito com rampas, explosões, loopings e entre outros.  

Recentemente, a Ubisoft lançou mais um capítulo dessa franquia e é aí que chega Trials Rising, desenvolvido pela RedLynx em conjunto com a Ubisoft Kiev, o jogo está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch.

O game possui vários elementos que o tornam muito bonito e divertido, tais como lindas paisagens de fundo (Grand Canyon, Festa do Tomate, etc), obstáculos incríveis, uma física bizarra e engraçada e desafios que fazem o personagem brincar com a morte.

O jogo basicamente possui dois modos. O primeiro modo, é um modo carreira que oferece ao jogador uma espécie de campanha onde o motociclista é um novato e precisa conquistar prestígio e patrocinadores para se tornar uma estrela das pistas.

O early game é bem simples e fácil, com pistas com pouca dificuldade, que facilitam a adaptação do jogador à jogabilidade e aos comandos do game. Um incentivo para os jogadores praticarem bastante os circuitos são as medalhas, que são divididas em bronze, prata e ouro. Logo, caso o jogador queira ter pontuação ouro na maioria das pistas, é necessário praticar bastante para conhecer todos os obstáculos e realizar uma corrida quase perfeita.

Para os jogadores mais experientes, que não gostam de passar pelos níveis repetidas vezes, o jogo adiciona o desafio dos pilotos “Fantasmas”. Esses pilotos são silhuetas de outros jogadores ou IAs que são intangíveis e realizam todo o percurso ao lado do motociclista, trazendo um outro desafio para os players mais habilidosos.

Outro ponto positivo do jogo é o respawn, que é bem rápido, sem carregamentos demorados. Isso agiliza o processo de aprendizagem, visto que caso o usuário realize uma manobra sem sucesso, basta apertar um botão que instantaneamente o personagem renasce na linha de largada ou no último checkpoint atingido.

O sistema de recompensas também se destaca. À medida que o jogador atinge um determinado nível e avança no jogo, o player recebe uma loot box como recompensa, que contém alguns cosméticos para deixar seu personagem mais estiloso. De início é difícil montar um visual legal, mas a partir de alguns níveis, o jogador consegue fazer um visual bem descolado para o seu piloto.

Outra maneira de adquirir melhorias no visual é através da loja que o jogo tem, onde o player pode usar as moedas conseguidas nas corridas ou gemas compradas pelo jogador com dinheiro real.

Um ponto negativo é a história de fundo, que é bem rasa. O jogador imagina que a história fará com que o personagem cresça no cenário do jogo até se tornar uma estrela. Mas com o passar do tempo, o player acaba percebendo que a história é fraca e que o foco do game é te incentivar a jogar e passar cada fase.

Assim como o modo campanha, o  modo online é bem interessante e divertido de se jogar, visto que é bem disputado e não dá espaço para erros. Os circuitos são os mesmos do modo campanha, mas sem a possibilidade de reiniciar a corrida, já que toda a competição online acontece em tempo real, o que faz com que cada erro seja crucial para definir quem será o grande ganhador da disputa.

Algo legal nessa disputa, é o fato da competição não envolver apenas um circuito, mas sim, três circuitos diferentes. Ao fim das três pistas, o piloto com melhor pontuação vence a competição e recebe a premiação. O usuário pode pensar que três pistas tornam a experiência online mais longa, mas não se preocupe, pois as partidas são bastante ágeis, fazendo com que as disputas sejam bem rápidas.

Não espere em Trials Rising o melhor jogo de 2019, mas espere um jogo bem divertido e que vai fazer com que você perca várias horas do seu dia rindo com as manobras mais esquisitas e as quedas mais engraçadas em um jogo de motos.