[ANÁLISE] V Rising faz o esperado de forma agradável

1
237

V Rising é um jogo com um histórico curioso. Seu primeiro trailer foi lançado em 14 de setembro de 2021 e seu acesso antecipado começou em 17 de maio de 2022. Porém, o jogo só foi lançado agora, em 8 de maio de 2024.

Acompanhar esse jogo foi algo diferente, dado que sua versão incompleta esteve entre nós por quase dois anos. Mas agora, com a versão completa em mãos, podemos dizer se a espera valeu a pena.

A Historia (?) de V Rising

O início de V Rising é bem intrigante, com nosso protagonista saindo de um caixão em um cenário gótico. Você passa por alguns túmulos e encontra alguns monstros, sendo assim lançado no mundo do game.

Toda a sua temática remete aos monstros clássicos do terror, criando uma atmosfera muito boa. O problema é que não posso dizer o mesmo da história, que serve mais como pano de fundo para o jogo. Honestamente, não é nenhum problema, dado que o game foca mais na jogabilidade do que história.

Future Visions of V Rising - Level Infinite

Usando os inimigos para continuar vivo. Agradeça ao Alucard… espera, ele também está no jogo?

A jogabilidade de V Rising está centrada em mecânicas envoltas no vampirismo. Você não pode ficar exposto ao sol e, principalmente, precisa sugar o sangue de seus inimigos, pois ajuda a progredir e se manter vivo.

A implementação de ambas as mecânicas é feita de forma excelente, especialmente considerando os ciclos de dia e noite do jogo. Durante o dia, existem sombras que podem ajudar, e elas são muito bem feitas. Você só terá dificuldades se desmatar tudo ao seu redor.

A jogabilidade, em sua essência, mostra um jogo de combate de ação básica com comandos do teclado na tela, e é bastante fácil pegar o jeito e se fortalecer com paciência, já que o progresso depende em grande parte do farming.

Em relação ao combate, foi bastante satisfatório, embora tenha sentido certa monotonia após algumas horas de gameplay.

V Rising: The Best Abilities To Get First

Inclusive, para os curiosos, uma DLC de Castlevania foi anunciada, onde teremos Alucard como personagem jogável. Eu realmente espero que surjam outros personagens da franquia em futuras colaborações, além de cenários da mesma. É realmente uma adição certeira.

Sobrevivendo no seu castelo gótico

O jogo apresenta uma mecânica de criação muito interessante, na qual precisamos coletar uma variedade de itens pelo mapa para construir nosso próprio castelo. A coleta inicial de itens pode ser um tanto demorada, mas com a melhoria das armas, muitos processos podem ser automatizados, facilitando a criação de coisas melhores e mais rápidas.

O sistema de V Rising é intuitivo e cativante, proporcionando horas de diversão. Meu único problema é que a progressão é bastante lenta, especialmente no modo normal single-player, embora seja possível alterar isso em outros servidores.

V Rising Server Guide: Online Play, Private Game, Host Dedicated Server

Gráficos e trilha sonora de V Rising

Apesar de ter gostado da jogabilidade, sinto que não posso dizer o mesmo da trilha sonora. Ela é bastante simples e até mesmo inexistente na maior parte do tempo. Os gráficos não são muito diferentes, mas isso não foi problema para mim, já que sei que não é esse o foco do jogo.

Com a parceria com Castlevania, talvez a trilha sonora dos jogos antigos seja adicionada, trazendo uma melhor ambientação para o mundo de V Rising.

V Rising 1.0 global launch timings revealed ahead of tomorrow's release – Atelier-c

Conclusão

V Rising não traz uma grande inovação dentro de um gênero já estabelecido, mas o que oferece, faz de forma excelente. Divertido, instigante e bem elaborado, é uma escolha certeira para os fãs de survival.