Baldur’s Gate 3 vem quebrando recordes de vendas e estourando a bolha do gênero CRPG faz alguns meses, e isso não é coincidência nenhuma. Apesar de toda polêmica envolvendo as cenas mais “picantes” do jogo, é facilmente um dos melhores RPGs dos últimos anos, batendo de frente até mesmo com gigantes do gênero como The Witcher 3 e Skyrim.
Porém, nem tudo são flores. Apesar da alta popularidade do jogo, um tópico que poucas pessoas estão falando é sobre a performance nos hardwares mais básicos, e isso inclui o Steam Deck.
Baldur’s Gate 3 foi listado como compatível com o Steam Deck pela Valve dias antes do seu lançamento oficial, com essa listagem e o “selo” de compatibilidade com o portátil, é esperado ao menos um desempenho sólido de 30fps em uma resolução de 720p com as configurações gráficas entre baixo e médio.
Devido ao tamanho do jogo, boa parte dos jogadores acabaram passando dezenas de horas somente no Ato 1, que é o local onde muitas das reviews foram feitas ( e muitas ainda estão em progresso), porém os jogadores não estavam preparados para os Atos seguintes, onde o jogo “começa” de verdade e as coisas ficam complicadas.
O jogo roda conforme o esperado, porém somente na primeira parte. Durante o Ato 1, tudo flui tranquilamente, é inegável o trabalho e capricho da Larian na primeira parte do jogo, porém isso tudo muda a partir do Ato 2, onde o jogador é introduzido a um mapa completamente novo, com uma complexidade de processamento maior devido ao “estado” da região.
No Ato 2, o Steam Deck conseguiu se manter estável em determinadas áreas, tendo queda de performance em pontos específicos, principalmente nas batalhas finais onde a gama de personagem na tela é bem alta, mas nada realmente injogável.
Porém, conforme o jogador for se aventurando por Faerûn, o jogo tende a ficar cada vez mais pesado e complexo, chegando a bater 13 FPS e com frame pacing instável justamente na parte mais importante do jogo, a cidade de Baldur’s Gate.
A densidade de NPCs em Baldur’s Gate chega assustar até mesmo os maiores veteranos no universo de RPG, com vários NPCs em tela, cada um fazendo uma atividade diferente e vivendo suas vidas, seja um simples mercador ou até mesmo um pequeno batedor de carteiras, afinal essa é a maior cidade em toda Costa da Espada.
Independente da configuração que você colocar no Steam Deck, o jogo sofre para manter o FPS estável na cidade de Baldur’s. Quando você está com o grupo parado, o jogo até mantém uma taxa de quadro normal e inclusive o seu frame pacing. O problema mesmo está quando você começa andar e interagir pela cidade, gerando uma instabilidade extrema e travamentos constantes.
Porque o jogo fica mais pesado nos capítulos finais?
Desenvolver um jogo no nível de Baldur’s Gate é mais complexo do que se parece, devido a todas as possibilidades disponíveis para o jogador, ele acaba pesando bastante para o processador da sua máquina.
Nesse universo criado pela Larian, é possível matar praticamente todos os NPCs, escalar paredes de fortalezas usando somente caixas, resolver boa parte do game no diálogo, fazer amizade com NPCs para depois entregar uma bebida envenenada ou até mesmo iniciar um relacionamento com alguém para coletar informações secretas. Você consegue resolver as coisas da forma que quiser, não se limitando a um “Script”. Dessa forma, o jogo precisa constantemente realizar cálculos junto com a IA para conseguir entender e também “prever” as ações do jogador, para dessa forma conseguir montar as próximas jogadas.
Com tamanha complexidade jogo, ele tende a ser o que chamamos de “CPU bound”, que em termos mais simples é quando o jogo exige mais do processador do que das demais peças da sua máquina, então caso você tenha um processador de entrada ou até mesmo um mediano, irá sofrer nesses cenários.
Esse problema não está somente atrelado a capacidade de processamento do Steam Deck, mas sim do jogo como um todo. A Digital Foundry, um dos maiores canais de análises técnicas voltado a games, fez uma extensa análise do jogo, e também uma análise focada exclusivamente no Ato 3, onde o jogo sofre para manter uma taxa de frames estáveis, perdendo até mesmo 20% de desempenho em uma máquina equipada de um i9 12900K + RTX 4090.
A Larian Studios prometeu que o desempenho do jogo irá melhorar em futuros Patchs, onde vão também adicionar suporte ao FSR 2.0, que irá trazer mais desempenho ao game, apesar de que mesmo com o FSR, o jogo continuará sendo pesado para o processador.
Apesar de toda essa questão do desempenho, Baldur’s Gate 3 não perde mérito nenhum e continua sendo extremamente divertido e será lembrado como um dos melhores RPGs já feito em toda a história dos games.
Recomendações para melhor desempenho de Baldur’s Gate 3no Steam Deck
Devido a toda essa questão do processador, para não ter um “baque” muito grande de FPS nos capítulos iniciais do jogo, recomendo limitar o FPS a 24 quadros com uma configuração mesclada entre baixo, alto e médio e resolução de 1024×640 utilizando o FSR do próprio Deck, gerando uma imagem nítida mesmo em resoluções baixas.
Sim, você leu direito, a recomendação é jogar em 24 FPS! Com o jogo travado a 24fps, as quedas não vão ser tão bruscas e com isso o Deck irá manter o FPS mais estável, afinal é melhor a 24FPS travado na maior parte do tempo do que ficar variando entre 24 e 30.
Porém, esse truque só irá funcionar no início do jogo. Do meio para o final, o desempenho irá ficar extremamente instável com pequenos travamentos, independente da configuração que você colocar no Steam Deck.
Configurações recomendadas dentro do jogo:
Opções de exibição
- Proporção de tela: 16:10;
- Modo de exibição: Janela;
- Sincronização vertical: Desativada;
- Limite de taxa de quadros: Sim, em 24;
Geral
- Qualidade de modelos: Média;
- Distância dos detalhes: Média;
- Distância dos objetos: Média ;
- Qualidade de texturas: Alto;
- Filtro de texturas: Bilinear;
- Nível de detalhe das animações: Média;
Iluminação
Todas opções no baixo.
Pós-processamento
- FSR: Desativado, pois vamos usar FSR do Deck;
- FidelityFXSharpening: Ativado, porém depende do gosto pessoal;
- Anti-aliasing: SMAA;
- Oclusão de Ambiente: Sim;
- Raios crepusculares: Sim;
- Bloom: Sim;
- Dispersão sob superfície: Sim.
Configuração do Deck:
- Limite de taxa de quadros: 24
- Taxa de atualização: 48
- Limite de potência térmica(TDP): Nesse caso não vamos limitar, se precisar de mais bateria para sua jogatina, pode colocar em 13;
- Controle manual da frequência da GPU: também não vamos limitar nesse caso;
- Filtro de escala: FSR;
- Nitidez da FSR: Conforme gosto pessoal.
Com essas configurações, você irá conseguir jogar em uma qualidade gráfica aceitável e com um desempenho de bateria normal beirando as 2 horas. É claro que se for focar em bateria, o ideal é deixar o jogo no mínimo e limitar o TDP e clock da GPU diretamente nas configurações do Steam Deck. Caso você não tenha um Steam Deck mas tem um PC um pouco mais humilde, também pode seguir as recomendações gráficas que creio que irá surgir um bom resultado dependendo do seu PC.
Baldur’s Gate 3 está disponível para PC e será lançado para Playstation 5 no dia 06/09/2023. Existe uma previsão para uma data de lançamento para Xbox Series X|S, mas ainda sem data definida.