Biomutant | Criação de personagens, jogabilidade, história e mais

0
1410

Anunciado em 2017, Biomutant chamou a atenção por mostrar criaturas antropomórficas em um mundo pós-apocalítico, rico em detalhes. Com o lançamento chegando, temos muito mais informações sobre o jogo que é estreia do estúdio sueco experiment 101.

Criação de Personagem

Biomutant se passa em um universo onde existem varias espécies de animais geneticamente modificados, fazendo com que seus atributos e aparências sejam diferentes. Inicialmente, seu objetivo é “montar” seu personagem, escolhendo sua raça.

A sua raça não tem só função estética, mas modifica a forma que que você joga. aO jogo oferece 6 opções de raça: Primal, Dumdon, Rex, Hyla, Fip e Murgel e cada uma tem vantagens e desvantagens para diferentes tipos de atributos, então é uma boa ideia escolher a ideal para o tipo de personagem que vc queira jogar.

Em seguida, temos que escolher o nosso código genético, que é um processo mais ou menos parecido com a distribuição dos pontos de atributo, algo tradicional na maioria dos RPGs, porém em Biomutant, essa distribuição ocorre de uma forma um pouco diferente com um diagrama em que temos que definir as preferências: força, vitalidade, agilidade, carisma e inteligência.

Dessa forma, ao criar nosso personagem, nós temos que obrigatoriamente abrir mão de algum atributo em prol de outro.

Outro fator importante da criação de personagem é a escolha da sua Resistência, o mundo de Biomutant é muito inóspito, portanto você deve escolher se seu personagem será resistente ao calor, frio, radioatividade e risco biológico. Durante o jogo, você pode aprimorar todas as suas resistências em 100%, determinando quais áreas do mapa você vai ou não poder explorar.

Você também pode customizar seu pelo, sendo algo totalmente cosmético, mas que não deixa de também ser importante.

Por ultimo, é hora de escolher a Classe, que é a principal escolha que define o seu estilo de jogo, elas são: dead-eye, commando, Psi- Freak, Saboteur e sentinel.

Jogabilidade 

Biomutant segue o modelo de RPG de ação, sua jogabilidade funciona de forma dinâmica, sendo até bem parecida com jogos Hack and Slash, porém os atributos do seu personagem influenciam e muito na forma que você jogar, inclusive, os sistemas de Biomutant possibilitam uma grande variação entre corpo a corpo, à distancia e magia.

Segundo os jornalistas da Game Informer que tiveram acesso à uma apresentação hands off do jogo, o sistema de combate é baseado em artes marciais e todas as armas têm diferentes formas de combos. Um dos jornalistas até mesmo se refere ao sistema de combate do jogo como um “Devil May Cry um pouco mais lento“.

Mundo

Biomutant tem um mundo vasto, que funciona de forma parecida com o de Zelda Breath of The Wild. Seu foco em exploração é elemento chave no jogo e seus 8×8 Km de proporção são cheio de Biomas vibrantes e cenários pós-apocalípticos cheios de detalhes.

Parte importante do sistema de exploração é a mecânica das áreas inóspitas, partes do mapa onde existe algum fator que impossibilita de ser habitada e dificulta a exploração para todos os seres. Felizmente, nosso protagonista pode resistir à algumas destas áreas no começo do jogo, mas conforme o jogo progride, será possível melhorar todas as resistências nós deixando explorar cada vez mais do mapa.

Personagem vomitando ao entrar em uma área com perigo biológico alto sem ter resistência para isso

Em um mapa tão vasto, certamente há varias formas de locomoção. O jogo conta com vários tipos de montarias, mas principalmente veículos muito estilosos feitos de sucata.

História

A historia de Biomutant não  é o seu foco principal, mas sim o gancho que o leva para aproveitar todas as mecânicas que o jogo tem a oferecer, porém como em todo bom RPG, ela tem relevância suficiente para nos apresentar mais do contexto do mundo em que estamos. Segundo o diretor de arte Stefan Ljungqvist, a história do jogo se apoia em 3 pilares.

A árvore da vida que um dia já foi viva e vibrante, mas agora está sangrando com a morte de suas raízes. Enquanto isso, acontece uma guerra entre 6 tribos, permitindo que você escolha se aliar à uma delas, cada qual com seus próprios objetivos.

Enquanto algumas querem salvar a árvore da vida, outras têm sua própria visão de como o mundo deveria ser e a querem derrubá-la.

Conforme o jogo progride, o jogador pode influenciar ou conquistar essas tribos, além de um sistema de carma, que faz a sua interação com certos personagens serem mais fáceis ou difíceis. Apesar de não funcionar de forma tão abrangente igual Fallout New Vegas, essas escolhas influenciam no desenvolver da história.

Outro ponto importante na história são os devoradores de mundo. Eles funcionam como os chefes do jogo e você não pode se aliar a eles, porém pode matá-los ou deixá-los viver.

O terceiro pilar da historia seria o passado do seu personagem, que pouco foi contado até o momento.

Biomutant é inteiramente narrado no estilo de uma história infantil, que aliado à sua estética pós-apocalíptica com animais fofos antropomórficos, passa bem a impressão de ser uma fábula de Kung-Fu, que é como o jogo é descrito na maioria dos materiais de anúncio.

Biomutant será publicado pela THQ Nordic e será lançado para PC, Xbox One e Playstation 4 em 25 de Maio.