Conhecendo Senhor Incrível, o super-herói da DC Comics e não da Pixar

0
5964

O segundo Mr. Terrific, no Brasil, Sr Incrível foi apresentado ao mundo pela primeira vez dentro da história Espectro – Volume 3 #54, em junho de 1997, criado por John Ostrander e Tom Mandrake. Acompanhem agora tudo sobre esse herói INCRÍVEL, literalmente.

A maioria dos super-heróis utiliza de poderes para seus feitos, mas Michael Holt não é um deles. Adotando o nome de Sr. Incrível, conquistou seu espaço na Sociedade da Justiça com sua genialidade, usando seu intelecto pra novas invenções, Michael, um humano como eu e você, estava lá para tentar tornar o mundo um lugar melhor.

O Senhor Incrível da Era Moderna tem a reputação de ser peça fundamental dentro da Sociedade da Justiça e herdou um poderoso legado. Antes de Michael Holt conquistar o manto, Terry Sloane era o Sr. Incrível, durante os anos 40.

Terry Sloane lutou ao lado da Sociedade da Justiça e do Comando Invencível. Ele era um menino prodígio: graduou-se na universidade aos 13 anos, virou milionário e aprendeu e aperfeiçoou-se em diversos estilos de artes marciais antes dos 20 anos. Sloane estava realizado desde novo e isso o aterrorizava, afinal, o que ele conquistaria? Ele já tinha tudo. Terry Sloane, sem direção, pensou em suicídio.

Quando viu uma mulher prestes a saltar de uma ponte, por instinto, Terry salvou a vida dessa mulher e ao descobrir que o irmão dela estava com problemas com uma gangue, decidiu adotar uma nova identidade, o Sr. Incrível. Terry finalmente encontrou a sua vocação: Ser um super herói, levando esperança e justiça pra um mundo imperfeito.

Seu lema era “Fairplay” (Jogo Limpo) e assim ele estampou isso no peito de seu uniforme e decidiu criar o “Clube do Jogo Limpo” para ajudar jovens problemáticos. Terry veio a ser membro da Sociedade da Justiça até ser morto durante um confronto com o Espírito-Rei.

No fundo do poço

Décadas depois, Michael Holt também se viu contemplando o suicídio. Holt tinha muitas coisas em comum com Sloane. Ambos possuíam um intelecto incrível, mas Holt estava acima.

Michael Holt é o terceiro homem mais inteligente DO MUNDO em uma lista que conta com Bruce Wayne, Lex Luthor, Ray Palmer (Elektron), Ted Kord (Besouro Azul) e muitos outros.

Além do intelecto elevado, Michael Holt também era um gênio das artes marciais, dominando várias delas.

Voltando ao seu intelecto, aos seis anos de idade Holt já tinha assimilado os trabalhos de Bohr, Einstein, Planck e Feynman.
Com orgulho, o “nerd” Holt dizia:

“Enquanto outras crianças se divertem com Vila Sésamo, eu aprendia que tempo e espaço são meras coordenadas mutáveis num continuum maior”

Holt possui 14 PhDs (Dois em engenharia e física, com outros diplomas em Direito, Psicologia, Química, Ciências políticas e Matemática) e faixa preta em várias artes marciais.

Holt também era um ex-atleta olímpico, tendo ganho uma medalha de ouro no decatlo.

Mas, ao crescer, Michael experimentou a tragédia: seu irmão mais velho, Jeffrey, era doente, tinha dificuldades de aprendizado e morreu aos quinze anos. Holt foi bastante afetado pelo fato e passou a padecer da sensação de que, às vezes, a vida não é justa.

Formado e graduado, Michael fundou uma empresa de tecnologia chamada Cyberwear e se tornou milionário, mas isso ainda não o deixava feliz.

Sua verdadeira felicidade veio quando Michael conheceu e se casou com a adorável Paula, então Michael tinha finalmente tudo o que queria, mas a tragédia… A tragédia não escolhe hora e nem lugar, ela simplesmente acontece e assim foi.

Em um acidente de carro a esposa e o filho de Michael Holt vieram a óbito.

Um novo motivo para viver

Desolado e com tendências suicidas, Michael Holt tornou-se amargo e estava a poucos passos de desistir da própria vida.

Convencido de que a vida não era justa, ele cogitou saltar quando estava em apuros sendo assaltado por três jovens membros de uma gangue.

Mas nem tudo estava perdido ainda pois Espectro, a encarnação da Ira Divina interferiu e salvou a vida de Holt.

Espectro contou a Michael sobre o Terry Sloane, com quem lutou ao lado a lado em seu tempo na Sociedade da Justiça.

O coração de Holt de alguma maneira foi tocado e Holt tirou os pés da beira do abismo. Inspirado pela história do Sr Incrível original, ele decidiu fazer o mesmo.

Holt adotou uma nova missão, deixando o bairro onde morava livre dos bandidos que haviam enviado os jovens para assaltá-lo.

Os jovens ficaram impressionados, principalmente quando Holt ficou para tirar uma foto com eles.

Quando questionado sobre seu poder, Holt respondeu aos garotos algo do tipo:

“Eu não preciso, sou Incrível.”

Michael Holt decidiu vender a CyberWear para a WayneTech e se dedicar a luta contra o crime.

Seu uniforme é inspirado nas roupas que a molecada usava naquela época e também carrega a escrita “FAIRPLAY”, só que estampada no braço.

Sua máscara em formato de T é formada por nanotecnologia, que permite que Sr. Incrível se comunique com seus colegas e o protege de ataques químicos. Mas sua maior invenção foram as esferas I, uma espécie de pequenos drones voadores capazes de derrubar oponentes superpoderosos com facilidade. Elas também oferecem vigilância a Holt e o mantêm longe da visão “tecnológica” do mundo, além de soltarem ondas de energia e criarem hologramas.

Holt não aparece para câmeras de segurança, celular, alarmes e nada dessas coisas a menos que ele queira ser detectado. Nem mesmo as lentes de visão noturna do Batman são capazes de captar sua silhueta. Uma vez, ele disse ao Batman:

“ser indetectável é o meu único superpoder de verdade.”

Lutando pela justiça!

Holt chegou no momento certo quando a Sociedade da Justiça estava sendo atacada pelas tropas terroristas do Kobra.

As esferas I salvaram Starman de ser baleado pelas costas por agentes do Kobra, assim Homem-Hora e Sandman convidaram Holt pra se unir a equipe de heróis. Seu intelecto excepcional fez com que ele se adequasse ao time rapidamente e, graças a isso, ele salvou a vida de Alan Scott, o Lanterna Verde original, que encontrava-se gravemente ferido após uma luta contra a Sociedade da Injustiça.

Sandman era o líder da equipe naquela altura do campeonato mas as coisas se estreitaram quando Gavião Negro apareceu querendo de volta o seu lugar como líder da equipe.

Os heróis decidiram que precisavam fazer uma votação e para a surpresa de todos, o mais votado para tomar a liderança da equipe foi ele, o Sr. Incrível.

O papel de líder da equipe colocou Holt em contato com vários outros heróis, incluindo Batman, com quem ele desenvolveu uma rivalidade amigável.

O homem morcego e Sr Incrível compartilharam um momento divertido durante um jantar de Dia de Ação de Graças dado pela SJA, que contava com a presença dos penetras Kulak e Bruxo.

Os vilões acabaram com a festa, mas o dia foi salvo graças a meninas super poderosas, digo, ao Batman, que pediu pizza para todos!

Aventuras estranhas

Ser um membro da SJA tinha seus riscos, mas Holt provou seu valor quando ele e Jakeem Thunder quase foram mortos pelo herói corrompido Manto Negro, filho de Alan Scott.

Manto Negro e Mordru juntaram-se pra caçar os heróis e Sr. Incrível, mesmo ferido, enviou um holograma até a enfermaria da SJA, onde o Doutor Meia-Noite operava o jovem Jakeem que encontrava-se gravemente ferido.

Sr. Incrível conseguiu fazer com que o garoto dissesse algumas palavras mágicas para invocar o Relâmpago que o protegia e assim curá-lo.

O plano deu certo e os heróis derrotaram Manto Negro, Mordru e até um revivido Eclipso.

Não muito tempo depois disso, um outro membro da SJA causou problemas em escalas globais. Adão Negro tomou o poder em sua terra natal, Kahndaq, ajudado por Esmaga-Átomo.

A sociedade teve de intervir e o Gavião Negro exigiu o comando da missão, o que o levou a um confronto com Holt.

Sr. Incrível então decidiu deixar a missão sobre o comando de Gavião Negro, já que ele era mais familiarizado com Kahndaq. A missão foi um fiasco. A sociedade foi tratada como uma força invasora pelo povo de Kahndaq, e acabou enfrentando Eclipso e Esmaga-Átomo.

Quando o conflito terminou numa trégua, o Sr. Incrível voltou a assumir o comando da SJA e Gavião Negro deixou o grupo.

Esmaga-Átomo estava lutando ao lado dos antigos colegas de equipe quando Per Degaton e o grupo fascista viajante no tempo Necrotério Vermelho voltaram a 1951 e manipularam eventos para que a Sociedade fosse forçada a debandar.

Rip Hunter, Mestre do tempo, levou os membros novos da SJA Moderna de volta década de 50, numa tentativa de convencer seus predecessores de que a SJA precisava continuar.

Michael Holt teve que lidar com o racismo da sociedade americana da época — incluindo uma altercação com a Ku Klux Klan — antes de conhecer Terry Sloane.

Se eu fosse fazer um top 10 com as coisas mais satisfatórias dessa vida, ver a Ku Klux Klan sendo espancada pelo Sr. Incrível e outros membros da SJA através de uma viagem temporal com certeza estaria nessa lista.

Acha que para por aqui?

Que nada, ainda tem os nazistas, mas isso eu conto logo logo, continuem acompanhando.

O Sr. Incrível e seus aliados convenceram a antiga SJA original a se reunir e, juntos, espancaram o Necrotério Vermelho e impediram que eles matassem o presidente Truman. Essa não seria a última vez em que nazistas trariam problemas para o Sr. Incrível e seus colegas.

Muito além das crises

Durante a Crise Infinita, em que Alexander Luthor planejava trazer de volta o multiverso destruído durante a Crise nas Infinitas Terras, Michael Holt foi convocado.

Alexander Luthor invadiu o satélite de monitoração meta-humana do Batman, chamado Irmão Olho e deu a ele consciência, ordenando que enviassem os ciborgues OMACS e devastassem a terra.

Por ser camuflado contra tecnologia, Holt foi capaz de quebrar as defesas do satélite, desativá-lo e derrubá-lo usando a gravidade da terra.

Passada a crise, Sr. Incrível recebeu um convite pra ser o Bispo do Rei Branco no revitalizado Xeque-Mate, uma equipe ultrassecreta de espionagem das nações unidas.

Dentro da organização, Michael Holt se apaixonou por Sasha Bordeoux, a Rainha Negra da equipe Xeque-Mate e abriu mão do papel de líder da SJA, mas continuando membro da equipe.

Alan Scott era o Rei Branco, líder da Xeque-Mate até se indispor com os apoiadores da organização que estavam orquestrando uma trama contra a China tramada pela organização terrorista do Kobra, mas antes de sair do cargo, nomeou o Sr. Incrível como seu sucessor.

Xeque-Mate era uma equipe bem diferente da SJA, mas, com o tempo, Michael se adaptou e logo acabou descobrindo uma conspiração que envolvia a Rainha Branca do grupo contra a líder da A.R.G.U.S, Amanda Waller.

Eles descobriram que Waller usava a equipe Xeque-Mate para encobrir suas ações com um novo Esquadrão Suicida, apoiada pelo governo.

Waller vinha exilando vilões no planeta-prisão Salvação. Holt e Sasha arriscaram tudo o que tinham pra expor as tramóias de Amanda Waller.

Uma história um pouco louca

Uma das aventuras mais bizarras da SJA envolveu uma bizarra tentativa de Heinrich Himmler de conquistar o mundo.

Sim, você conhece esse nome de algum lugar. Não lembra de onde? Dá um Google aí, rapidinho, que você vai se lembrar.

Após a Segunda Guerra, um grupo de Nazistas removeu o cérebro vivo de Himmler (Já que o cérebro de Hitler havia sido roubado por outro grupo fascista dissidente) e o levou a uma base secreta na lua.

Um poderoso canhão estava prestes a disparar em direção a Terra e causar a destruição, preparando para a chegada do Quarto Reich.

A SJA, liderada por Holt, se infiltrou na base e confrontou os nazistas (não é a primeira vez que nazistas são enfrentados, a SJA e o Senhor Destino já fizeram isso um monte de vezes).

Sr. Incrível esmagou o cérebro vivo de Himmler com seus próprios pés e seu conhecimento de física, e direcionou Superman para interceptar o projétil antes que chegasse à Terra.

Mas um inimigo mais estranho ainda estava pra dar as caras a Holt: Uma versão alternativa de si mesmo.

Quando Poderosa foi devolvida ao seu mundo natal numa outra realidade paralela pelo divinal Gog, Holt e a SJA a seguiram até a Terra 2, onde acabaram enfrentando outra versão da SJA.

Nessa versão Holt nunca se tornou um herói porque sua esposa, Paula, encontrava-se viva.

As duas SJA deixaram suas diferenças de lado e seguiram caminhos separados mas esse encontro com Paula mexeu muito com Sr. Incrível e o deixou abalado.

A Crise Final traz consigo duras decisões…

O Novo Deus e déspota Darkseid tomou posse da Equação Anti-vida e planejava remodelar a realidade dando inicio à Crise Final, Sr. Incrível foi um dos poucos que escapou do seu controle escapando da influência do vilão e não se tornando um soldado acéfalo como a grande maioria.

Holt encontrava-se preso dentro do que sobrou da base da organização Xeque-Mate e lá encontravam-se as tropas de Darkseid cercando o prédio.

Incrível orquestrou um plano pra revidar os ataques de Darkseid, mas isso custaria a vida da sua mulher, Sasha Bordeaux.

Sasha tinha tecnologia OMAC implantada em seu corpo e Holt percebeu que poderia usar isso pra controlar as unidades OMACS que estavam espalhadas pelo mundo e pelo espaço.

Sasha estava prestes a cair, vítima da Equação Antivida e só conguiria evitá-la se usasse seus sistemas OMAC para fechar seu corpo e foi isso que ela fez.

Assim que ela despertasse, estaria condenada, sem opções, então Holt usou a tecnologia OMAC para ativar os “adormecidos”.

Um grande exército de OMACS obedecia ao Sr. Incrível, e ele os usou para travar uma guerra contra o exército de Darkseid, mas, no fim, Sasha acabou sucumbindo à influência da Equação Antivida e, assim, novamente, Michael Holt perdia sua amada.

Quando a poeira baixou e a realidade se restabeleceu após a derrota de Darkseid, o mundo voltou ao normal. Ainda liderando o Xeque-Mate e operando junto da SJA, Holt voltou a enfrentar o Kobra, Jason Burr, que transformou a organização em uma ameaça bem maior.

Kobra e seus soldados planejavam matar o presidente dos EUA, mas foram detidos. Jason Burr acabou escapando e reconstruindo outro grupo terrorista.

Um futuro cruel

Nazistas parecem não cansar nunca das suas tentativas de dominarem o mundo. Bem, nessa ocasião eles quase conseguiram.

Nessa história, Karnevil entra pra SJA disfarçado e esfaqueia Holt pelas costas.

Apesar de ter assistência médica, Sr. Incrível acaba morrendo, mas Alan Scott mantém seu corpo em estado de animação suspensa até que o Senhor Destino volte e seja capaz de ressuscitá-lo com sua magia.

Enquanto Alan Scott encontrava-se ocupado, Karnevil capturou Manto Negro (que tinha se transformado em uma bola de pura trevas em formato de um ovo) e o usou como fonte para sua mística arma chamada Motor das Trevas.

A arma era capaz de lançar um campo sobre a Terra, que desativaria o poder de todos os meta humanos. Inclusive, alguns deles morreram pois voavam alto e outros até sobre o oceano quando foram atingidos pelo campo e perderam seus poderes.

Sem poderes e com o seu membro que mesmo sem poderes se virava fora do campo de batalha, a SJA foi obrigada a se render.

Nos vinte anos seguintes, o Quarto Reich dominou e com mãos de ferro sob o comando do Fuhrer Karnes, o antigo Karnevil.

Os sobreviventes eram mantidos em campos de concentração, mas ainda não haviam desistido de recuperar seu país e derrotar os nazistas. Michael Holt trabalhava dando informações às autoridades nazistas enquanto, secretamente, montava a revolta final contra os nazistas.

Superman, Mulher-Maravilha e Arqueiro Verde estavam entre os heróis sobreviventes e iniciarin uma batalha pra distrair o Reich. Enquanto isso, Holt usava o Motor das Trevas pra enviar uma mensagem ao seu eu 20 anos do passado, avisando para que quebrassem o “ovo” em que Manto Negro encontrava-se e salvassem o futuro das mãos dos nazistas.

SJA derrotando vilões é lindo, mas sabe o que é mais?

SJA ESPANCANDO NAZISTAS.

Depois desses eventos, Holt ainda tinha memórias do futuro sombrio e foi convencido por elas de que deveria largar sua vaga na equipe Xeque-Mate e dedicar-se em tempo integral à SJA.

Incrível saiu da equipe, atualizou suas esferas que agora eram capazes de criar campos que permitiam que ele e seus colegas voassem.

Não importam o tamanho dos problemas, o grande gênio e herói Michael Holt estará lá pra enfrentá-los e continuar em sua busca de tornar o mundo um lugar melhor e mais justo!

Clássicos e indicados pra quem quer saber um pouco mais sobre o Sr. Incrível

JSA VS KOBRA 1-6 (Agosto 2009 – Janeiro 2010)

O Kobra é um velho conhecido da SJA e do Xeque-Mate, mas esta série reinventou o vilão e seus seguidores para a Era Moderna.

O novo Kobra chama-se Jason Blurr, irmão do antigo líder Kobra e ex-membro da Xeque-Mate.

Jason purgou o grupo e recrutou novos fanáticos, que compartilhavam uma mesma visão niilista do mundo, para o seu grupinho.

Não vou falar mais sobre a história para não tirar a graça de quem for ler, mas essa trama vai muito além de super heróis simplesmente lutando pra salvar o mundo.

A história foi escrita por Eric S. Trautman e ilustrada por Don Kramer.

Xeque-mate: A queda do muro (2010)

Durante a construção de A Crise Final, a DC começou a tornar os seus títulos mais sinérgicos do que nunca.

Xeque-Mate: A queda do Muro levou à minissérie: O planeta dos Condenados, que, por sua vez, levou à Crise Final. Pra quem não lembra, a saga Planeta dos Condenados é a que mostra um planeta cheio de criminosos ultra perigosos brigando entre si pra ver quem tomaria o domínio do planeta. Para mim, uma das coisas mais chocantes dessa HQ é o assassinato de Monsier Mallah pelas mãos do Gorila Grodd usando seu próprio parceiro, o cérebro. Não porque é um bandido assassinando o outro, mas pela falta de misericórdia ao usar o cérebro, um parceiro além do crime de Monsier Mallah. Monsier suplicava para que Grodd parasse e o Gorila simplesmente não dava a mínima.

Aí embaixo vai ter uma imagem, mas recomendo que procurem a HQ e estejam preparados, é uma atitude extremamente fria, até mesmo para um vilão.

Voltando a Xeque-Mate, a história é concentrada no Sr. Incrível buscando provas de que seu numero oposto na equipe, Amanda Waller, estava sequestrando ilegalmente meta-humanos perigosos e exilando-os no mundo alienígena chamado Salvação.

O roteiro é de Greg Rucka, com arte de Joe Bennett e Joe Prado.

Aí está a imagem da ação sangue frio de Grodd.

Aliados e inimigos do Sr Incrível

Pensador


O Sr. incrível foi capaz de criar uma inteligência artificial baseada nos padrões cerebrais do pensador original, Clifford DeVoe. Nos primórdios da SJA, DeVoe fez parte da Sociedade da Injustiça.

Um tempo depois, essa inteligência artificial acabou criando senciência e vazando informações da SJA para uma nova versão da Sociedade da Injustiça.

Mesmo após a traição, Sr. Incrível tornou o novo Pensador em seu Bispo na equipe Xeque-Mate.

Leitura essencial: JSA 16-20

Kobra

Jeffrey e Jason Burr eram gêmeos. Jeffrey foi roubado quando bebê pelos seguidores do Kobra e criado para ser seu líder.

Como chefe da vasta rede terrorista, Jeffrey – Agora chamado Kobra – tornou-se um dos terroristas mais procurados do mundo.

Confrontou vários super heróis, dentre eles, Mulher-Maravilha, Os Renegados, O Xeque-Mate e a Sociedade da Justiça.

Jason Burr, irmão de Jeffrey foi morto tentando levar o irmão à justiça.

Mais tarde, o próprio Kobra foi morto por Adão Negro e então o culto trouxe de volta Jason Burr, o irmão de Jeffrey, para que ele fosse o novo líder da organização terrorista.

Leitura Essencial: JSA VS KOBRA 1-6 (Agosto de 2009 / Janeiro de 2010)

Sasha Bordeaux


Contratada por Lucius Fox para ser guarda-costa de Bruce Wayne, foi desprezada por Bruce no início. Sasha acabou se tornando grande amiga de Bruce um tempo depois.

Sasha descobriu a identidade secreta de seu chefe e foi então treinada pelo mesmo, quando Bruce foi incriminado pelo assassinato de sua namorada, Vesper Fairchild, Sasha foi para a cadeia como cúmplice.

Enquanto Batman tentava provar a inocência de seu alter-ego, Bruce Wayne, Sasha foi enviada para Blackgate, onde quase morreu.

Xeque-Mate ofereceu a ela uma rota de fuga, mudou sua aparência e a tornou membro da equipe.

Mais tarde, Sasha se tornou tenente de Maxwell Lord até o momento em que ele decidiu matar todos os heróis, assim ela o traiu e contou ao Batman sobre o assassinato do Besouro Azul.

Leitura essencial: O projeto Omac 1-6 (Junho/Novembro de 2005)

Xeque-mate: O Rei do jogo (2007)

O Quarto Reich

Formados originalmente por Vandal Savage para destruir os descendentes da SJA, o Quarto Reich consistia em meta-humanos que simpatizavam com o Nazismo.

Entre eles estavam: Capitão Nazista, Baronesa Blitzkrieg, Dragão Branco, Demônio Verde, Conde Berlim, Capitão Suástica, Doutor Demônio, Barão Gestapo e Capitã Assassina.

O Quarto Reich já conseguiu vencer a a SJA em uma ocasião, mas o Senhor Incrível conseguiu enviar uma mensagem pro passado e impedir os planos deles que tinham sido sucesso no futuro. O grupo atualmente é liderado por Karnevil, que se tornou Führer quando os estados unidos foi dominado pelo Quarto Reich.

Leitura essencial: SJA Vol 3 – 36-40 (Abril/Agosto 2010)

Sr. Incrível é um gênio, mas na DC há muitos outros. Acompanhem agora um pouquinho sobre cada um.

Há uma tênue linha entre a genialidade e a loucura e alguns homens foram capazes de ultrapassá-la, um desses homens é Ray Palmer, o Elektron.

Ted Kord, o gênio magnata.

Ted Kord era um gênio nato desde a infância, assim como Sr Incrível.

Ted era bom em ciências, matemática e qualquer outra coisa que tentasse fazer. Um dia, seu tio tentou dominar o mundo e ele chamou seu professor de Arqueologia Dan Garret, – o primeiro besouro azul.

Dan era capaz de obter poderes sobre-humanos através de um amuleto de escaravelho que encontrou em Biyalia.

Outros gênios são Charles McNider e Pieter Cross, ambos uniformizados como Doutor Meia-Noite, mas atuando em eras diferentes.

Há também o Detetive Chimp, um símio super evoluído com suas capacidades cognitivas avançadas.

Detetive Chimp

Esses formam o topo dos maiores cérebros, junto com Lex Luthor e Bruce Wayne.
Sr. Incrível, tanto Terry Sloane quanto Michael Holt também foram chamados de “um dos homens mais inteligentes do mundo” e combinavam condicionamento físico e artes marciais para proteger o mundo e alcançar seus objetivos.

Outros um pouco menos conhecidos…

Dr 13 e sua equipe. O Homem-Resposta é o garotinho

Johnny “Gênio” Jones era um náufrago numa ilha deserta quando garoto. Isolado, mas determinado, educou a si próprio em cada aspecto do conhecimento humano usando uma caixa de livros que naufragou com ele.

Ele conseguiu sair da ilha, voltar aos Estados Unidos e lá atuou como detetive consultor intitulado “Homem Resposta”.

Sabendo muito sobre o mundo e enjoado das ciências normais, o Homem Resposta decidiu estudar o sobrenatural e desvendar seus mistérios.

Ficou desaparecido por um tempo e voltou a ser visto ao lado de Terrence 13, o Dr. 13, conhecido nas histórias do elenco mágico da DC, principalmente nas do Vingador Fantasma. No artigo do Vingador, fiz um pequeno resumo sobre ele.

Isso é explorado em uma história escrita por Brian Azzarello chamada Dr. 13: Arquitetura e Moralidade (inclusive, gostaria muito de comprá-la para ler).

Darwin Jones

Darwin Jones

Um grande cientista convidado para ser conselheiro cientifico dos EUA após resolver um numero significativo de casos inexplicáveis e incomuns.

Seu departamento de investigação cientifica lidou com epidemias de imortalidade, incursões alienígenas e todo tipo de bizarrice.

Anos depois, Darwin foi essencial pra desvendar os mistérios de anomalias espaço-temporais causadas pelo Antimonitor durante a Crise nas Infinitas Terras.

Darwin foi conselheiro de Lois Lane e do Superman.

Os Desafiadores do desconhecido

Os Desafiadores do Desconhecido

Prof. Walter Haley e o Dr. August Durant eram gênios e membros da equipe atuando entre os anos 50 e os 90.

Os Desafiadores do Desconhecido enfrentaram invasões alienígenas, viajantes do tempo e até mesmo demônios.

Dentro dos laboratórios

Alguns cientistas preferem atuar longe do campo, nos laboratórios S.T.A.R. (Sociedade Tecnológica Para Avanços Renovadores) fundado por Robert Meersman, encontravam-se Emil Hamilton, Kitty Faulkner, Silas e Eleanor Stone (pais do herói Ciborgue, Victor Stone).
Ressaltando aqui que a cientista Kitty Faulkner viria futuramente se transformar na vilã Rampage após um acidente no laboratório.

Silas Stone, Eleanor Stone e Rampage

Recluso dentro de um laboratório, encontrava-se Carter Nichols, um amigo de infância de Thomas Wayne, o pai de Bruce Wayne.

Carter dedicou sua vida científica a descoberta relacionadas a viagens do tempo, certa vez ele foi sequestrado por vilões e obrigado a enviar Batman e Robin no passado para que pudessem roubar coisas de lá.

O personagem foi recorrente em algumas histórias bem antigas do Batman. Após esse incidente, Carter decidiu que ficaria preso em seu laboratório para pagar pelo crime que cometeu.

Carter Nichols

Alpheus Hyatt (esse aqui é super interessante).

Alpheus foi o criador da “Piscina Cronal”, um buraco de minhoca pequeno no qual ele usava um ímã para trazer de outras épocas pequenos objetos de metais e provar sua teoria.

Alpheus era colega de Ray Palmer e diversas vezes trabalhou ao lado do herói Eléktron sem nunca saber que Eléktron e Ray eram a mesma pessoa.

Usando sua “Piscina Cronal”, Eléktron ficava pequeno o suficiente pra atravessá-la e viver aventuras em outras épocas. Então, era puxado por Alpheus com o fio preso ao imã.

Algum tempo depois, Alpheus foi diagnósticado com demência e decidiu usar sua piscina cronal pra se tornar mais jovem, numa idade onde ainda não tinha a doença. Bem, seu plano deu errado.

A Piscina era pequena e seu corpo foi dividido e enviado através do tempo para uma outra época.

Tempos após, Alpheus alegando ser seu próprio filho, pediu ajuda ao cientista Ryan Choi (o segundo Eléktron).

Ryan lutou contra os “Homens Lineares”, que buscavam dar cabo de Alpheus, pois ele era uma anomalia temporal. Então, Choi decidiu que deveria resguardar o tempo e, assim, os “Homens Lineares” reverteram a situação de Alpheus e o tornaram velho novamente, como ele era antes de ser dividido pelo portal. Com isso, seu problema com a doença infelizmente voltou.

Alpheus Hyatt

Rip Hunter

Um genial cientista, que, desde a infância, encobriu seu próprio nome, (ele não se chama Rip Hunter) pois sabia que viajantes do tempo viriam assassiná-lo.

Usou sua inteligência pra romper os véus do tempo e salvar a história diversas vezes como um viajante do tempo.

Alimentando o cérebro curioso e sedento por informações de vocês que estão lendo até aqui, Rip Hunter é filho do herói Gladiador Dourado, mas o Gladiador não sabe. Inclusive, ambos já atuaram em diversas histórias juntos, todas elas que não podem ser lembradas por nenhum outro herói além da dupla.

Rip Hunter foi adaptado e um personagem regular nas primeiras temporadas de Legends Of Tomorrow, produzida pela CW.

Rip Hunter

Ira West, tio adotivo de Iris West

Ira é um dos físicos mais brilhantes de todos os tempos.

Formando-se nas universidades de maior prestígio dos Estados Unidos, Ira ganhou diversos prêmios e até um Nobel, que ele não lembra onde colocou.

Forte aliado de Barry Allen, que sempre ia consultá-lo quando precisava de ajuda.

Ira também é mostrado na clássica história do Flash (Wally West), Flash: Nascido para correr, que é uma espécie de Flash: Ano Um.

Essa história reconta a origem de Wally, como ele conheceu Barry e como se tornou o Flash, sendo narrada pelo próprio herói, Flash.

Escrito por Mark Waid e com arte de Greg LaRocque, esse quadrinho se tornou um clássico na mitologia do herói.

Apesar do Barry ser o meu Flash favorito, eu amo esse quadrinho e sempre indico ele pra quem quer conhecer mais sobre o Flash.

Menção honrosa ao Wally West, que em uma das páginas diz que Barry Allen é o maior herói que ele já conheceu!

Mas de volta ao assunto…

Ira West

Phineas Potter

Um gênio, tio de Lana Lang, criador de um acelerador evolucionário, pílulas de aumento de tamanho e o soro usado por Jimmy Olsen para se tornar o Rapaz Elástico.

Um dos componentes da fórmula do soro que transformou o Jimmy no Rapaz Elástico é a fruta Gingold, também usada pelo detetive alongado Ralph Dibny, o Homem Elástico (por favor, não confundir com Homem Borracha).

Essa informação ainda precisa de confirmação, lerei um pouco sobre o Jimmy Olsen para confirmar isso, mas, quando estava lendo sobre a Gingold, lembro disso ser mencionado.

Phineas Potter

Niles Caulder

“Ficou claro que o mundo precisa da Patrulha do Destino. Quando ninguém souber como resolver os problemas, nós saberemos, pois existem áreas que apenas nós conhecemos. Quando perguntas irracionais surgem, nós somos capazes de responder, pois ficamos loucos e superamos. O mundo já nos virou as costas, mas não importa, não somos vítimas. Salvaremos o mundo quando precisar. O mundo precisa da Patrulha do Destino.” – Niles Caulder

Dr. Niles ou Chefe, como é chamado pela Patrulha é mais um dos gênios dentro do universo DC que usou sua genial mente para criar todo tipo de tecnologia e engenhoca, além de claro, meta-humanos.

Caulder fundou a Patrulha do Destino para proteger os indefesos e mostrar que até mesmo os “feios” e “estranhos” podem ser super heróis quando se tem um bom coração.

Niles é um personagem presente na não-tão recente série Patrulha do Destino lançada através da plataforma DC Universe.

Niles Caulder e a Patrulha do Destino

FU.Turo

Em inglês T.O. Morrow, uma alusão a “Amanhã”, em português, seu nome traduzido é F.U. Turo (Futuro).

O nome verdadeiro do Dr F.U. TURO é na verdade Thomas Oscar Morrow (T.O. Morrow se explica aqui) e o cientista é criador do androide Tornado Vermelho.

Bem, apesar de ter criado o Tornado Vermelho, esse aqui não é lá um dos cabeças que costuma trabalhar pro lado do bem.

Desde criança entusiasta pelo futuro, Thomas estudou bastante e criou uma máquia capaz de transmitir feixes de energia que “agarrava coisas da quarta dimensão”, uma das coisas transportadas por ele foi um Supercomputador que mostrava coisas 100 anos a frente de seu tempo.

O Supercomputador o encaminhou até a criação do Tornado Vermelho e o ordenou que derrotasse a SJA, mas o Tornado Vermelho tornou-se independente e se livrou das ordens de seu mestre, decidindo assim trabalhar ao lado dos heróis.

T.O. MORROW / F.U. TURO

Professor Ivo

Ivo é um cientista louco que sofria de Thanatophobia, uma doença que causa um extremo medo da morte, como se esta estivesse ali do lado do portador da doença apenas esperando para levá-lo.

Cansado disso, Ivo procurou meios de encontrar a imortalidade e, usando células de tartaruga, ele desenvolveu um soro que o deu longevidade.

Ivo também é responsável pela criação do Super Androide Amazo, mostrado como um androide dourado na animação Liga da Justiça e Liga da Justiça sem limites, embora seu design original seja bem diferente.

Ivo junto com F.U Turo também criou a Super Androide Tomorrow Woman, a Mulher do Amanhã.

Eles a enviaram para infiltrar-se dentro da Liga da Justiça e explodir em um momento específico, matando todos os heróis. Mas, assim como o Tornado Vermelho, ela criou consciência e descobriu que foi criada para ser apenas uma arma descartável. A Mulher do Amanhã se revoltou contra os cientistas loucos e decidiu apoiar a Liga, se sacrificando para deter o ataque de uma máquina futurística.

Professor Ivo / Amazo / Tomorrow Woman

Dr. Sivana

Dono de uma mente brilhante, que, infelizmente, é usada pro mal, Sivana é um inimigo recorrente não só do herói Shazam, como também de toda a Liga da Justiça.

O vilão é um exímio estrategista, mas uma de suas maiores criações foi um elemento chamado “Suspendiun”, que é capaz de deixar os heróis, até mesmo o Shazam, em animação suspensa.

Dr Silvana

Hiro Okamura (Toymaster)

Okamura é um garoto dotado de uma inteligência além do natural (o que, na verdade, parece bem normal dentro do universo DC, hahahaha).

Um gênio mecânico revoltado com Metallo, pois ele acredita que Metallo tenha sido baseado em um ciborgue que era um projeto de seu avô.

Okamura se tornou aliado de Batman e Superman em uma ocasião em que um grande meteoro de Kryptonita se chocaria contra a Terra. O garoto fez um gigantesco robô parecido com o Superman, o qual foi pilotado pelo herói Capitão Átomo, que morreu no momento do impacto com o meteoro.

Durante New 52, Okamura criou um jogo que unia realidade virtual ao mundo real, onde os personagens controlados no jogo eram controlados na vida real.

Dentro do jogo ele decidiu que o Asa Noturna derrotaria o Batman. Mudando de ideia, o garoto decidiu ajudar o Batman, ao ver que as coisas estavam ficando fora de controle.

Hiro Okamura

Professor Martin Stein

Responsável pela criação de uma usina em Hudson e vencedor do prêmio Nobel, Martin era um professor de física na Universidade de Hudson.

Dando aula a diversos jovens, ele conheceu Louise Lincoln, uma jovem que acabou se apaixonando por ele, mas não teve seu sentimento retribuído, pois Stein já era um homem casado.

Pra quem não é bom com nomes, Louise futuramente viria a se tornar a vilã Nevasca.

Dedicado a sua usina e ao avanço da ciência, Stein acabou sacrificando seu casamento, do qual sua esposa pediu divórcio e o processou.

Um homem da ciência é um homem da ciência – derrotado, mas focado no futuro, Stein continuou a trabalhar com um homem chamado Danton Black, que depois Stein viria a descobrir que estava roubando suas pesquisas.

Black foi despedido e jurou vingança (clichezão do vilão que faz besteira e não aceita a punição), então voltou aos laboratórios no meio de um experimento e em combate corporal com Martin Stein, no qual o cientista mais velho acabou sendo derrotado, e o deixou lá para morrer.

Ronnie Raymond percebeu que algo estava errado ao ver o corpo de Stein inconsciente e tentou salvá-lo. Uma enorme explosão sumiu com o corpo de Black e acabou unindo o dele com o de Martin Stein, tornando-os assim no herói Firestorm, conhecido no Brasil como Nuclear.

Ronnie / Nuclear / Stein

Will Magnus

Portador de um enorme intelecto e especialista em matemática, engenharia e física, Will é responsável pela criação dos Metalmen.

Sua primeira criação foi uma robô de Platina chamada Tina com um “responsômetro” embutido dentro dela.

Esse responsômetro é uma especie de “sensor de responsabilidade”, algo que deixava esses robôs com algumas noções humanas, como sentimentos.

Depois, vieram os outros e quando Gold foi morto e Magnus ferido gravemente, ele decidiu criar um novo robô usando uma liga alienígena chamada Veridium e passar a sua consciência pra esse robô.

Assim, Doc Will Magnus se tornou o mais forte dos Metalman, sendo capaz de absorver energia e calor.

Will Magnus e os Metalman

O Cérebro (parceiro do Monsier Mallah)

Dez anos antes de morrer, um cientista francês fez experimentos com a mente de um macaco e o treinou usando métodos ultrassecretos.

Os tratamentos e o treinamento deram ao macaco um incrível QI de 178. O primata foi nomeado pelo cientista como Monsier Mallah e anos depois, quando o cientista morreu, Monsier usou seu incrível intelecto pra trazê-lo de volta.

Usando como receptáculo um tipo de tubo conectado a diversas redes de computadores, ele removeu o cérebro do corpo de seu criador e colocou nesse tubo fazendo assim com que seu criador continuasse “vivo”.

Juntos, eles formaram a Irmandade do Mal e já foram vilões em histórias da Patrulha do Destino, Titãs e Liga da Justiça.

PS: Há uma bizarra história da Patrulha do Destino que revela que Monsier Mallah e o Cérebro são apaixonados um pelo o outro.

Eu postaria a imagem aqui, mas temo que vocês não consigam dormir nunca mais depois de saber disso.

Cérebro e Monsier Mallah

Ultra-Humanoide

Um dos primeiros inimigos do Superman dentro dos quadrinhos, Ultra-Humanoide é um cientista considerado portador de um intelecto profundo e é também riquíssimo, usando sua empresa pra financiar seus planos malucos.

Nem sempre Ultra-Humanoide teve aquela aparência de um primata branco, ele era um humano normal, mas foi morto por Superman no início dos tempos nos quadrinhos, assim que foi substituído por Lex Luthor.

Tempos depois, foi revelado que ele passou sua consciência (é moda isso?) para um primata Albino e essa sua aparência foi mantida em animações e após vários reboots nos quadrinhos.

Ele aparece na animação Liga da Justiça e tem até um episódio natalino super divertido ao lado do Flash Wally West.

Ultra Humanoide

https://www.youtube.com/watch?v=YAybmRVAm-4

Eu acabei escrevendo muito mais do que eu esperava, mas senti que não dava pra finalizar esse artigo sem citar os outros cientistas da DC.

Há alguns outros, o universo DC é vasto e eu não lembro de todos, conforme eu for lembrando, venho editando e aumentando esse artigo para a alegria de quem gosta de saber sempre mais sobre sua editora favorita!

Dizem que quem lê esse artigo até o fim ganha +80 de QI instantaneamente e quem compartilha e mostra pros amigos o numero sobe pra 100, e ai, vai deixar passar?

Muito obrigado a você que leu o artigo completo e até a próxima!

“Senhor, senhor, queremos ser como você!

– Sejam, crianças, sejam como eu.

E como seremos, senhor? Como seremos como o senhor?

– Sejam… Hã… Incríveis!”