Para quem ainda não conhece, 3% é uma série que mostra nosso mundo dividido em dois lugares: o Continente, onde 97% da população vive de forma miserável e o Maralto, que abriga os 3% restantes, onde todos possuem boas condições de vida, medicamentos, limpeza, comida em abundância e etc. Todos os anos, um Processo é feito para descobrir quem do Continente poderá passar para o Maralto, para viver o resto de seus dias de maneira digna.
No terceiro ano da série, assistimos as consequência da criação da Concha – criada por Michele, usando tecnologia do Maralto, com a premissa de ser uma alternativa para quem não quer ou não passou no Processo.
Em questão de roteiro, a narrativa flui bem e não demora a engatar na ação – alguns diálogos são bem fracos, mas não atrapalham a imersão do espectadores. Os problemas são postos de forma condizente, apesar de serem um pouco clichês – mas o que não é clichê ao falarmos de um futuro cyberpunk?
As atuações são o grande problema da produção. Muitas evoluíram desde o primeiro ano da série, mas continuam fraquíssimas. Bianca Comparato (Michele Santana) não passa credibilidade e nos tira da personagem – sempre temos a impressão de que ela está lendo alguma coisa. Rodolfo Valente (Rafael Moreira) continua na média, mas o roteiro não o ajuda muito.
Vaneza Oliveira (Joana Coelho) é a melhor da temporada e nos traz um frescor, mesmo com uma personagem tão pesada.
Os efeitos especiais estão ótimos e não perdem para as séries mais pipoca que temos no Estados Unidos – inclusive, os efeitos aqui são até melhores.
A trilha sonora segue impecável, bebendo muito da nossa MPB; a fotografia ajuda bastante, os tons pastéis do deserto junto com uma música maravilhosa, deleitam o espectador e fazem com que ele sinta um carinho por esse Universo.
Descobrimos mais coisas sobre o Casal Fundador e a criação do Maralto – certeza que você vai chorar nessas cenas!
A direção e a edição estão primorosas! Junto com a filmografia, dá para perceber um toque de arte nas cenas; os planos abertos são muito bem feitos e as cenas de tensão abusam de enquadramentos certeiros para criar emoção.
3% não é uma série ruim, mas também não é espetacular. Se você gosta de séries que são feitas para puro entretenimento, a série continua servindo bem a esse popósito! Além de tudo, para uma série de ficção científica nacional, ela se mostra bem acima da média!