Em 2009, um autor japonês que passou a usar o apelido de “One” começou a publicar a webcomic One Punch Man. Depois de crescer em popularidade e ser transformado em Manga, ele finalmente obteve o tratamento de anime. Uma história sobre um país fictício que estabeleceu uma Associação de Heróis para combater os ataques de monstros cada vez mais frequentes, a premissa parece mais do mesmo, mas não é, One Punch Man é uma paródia de animes e super-heróis americanos.
Simplesmente GENIAL, que torna o One-Punch Man tão efetivo é como sua premissa transforma o Shounen mais comum em algo intrigante. Em vez de se esforçar para arranja um trabalho de um assalariado comum, Saitama, luta para encontrar um oponente digno de seus punhos, mesmo quando a sua cidade está sendo invadida com todos os tipos de monstros bizarros, nenhum deles pode suportar um único soco. Ao invés de sentir uma sensação de satisfação de ser invicto, Saitama que treinou com tanta dedicação que o cabelo dele caiu sente apenas o tédio e desanimo.
Isso não quer dizer que as batalhas são chatas. Pelo contrário, a direção rápida e os inimigos intrigantes tornam algumas das lutas, as mais memoráveis dos últimos tempos. Até que, evidentemente, Saitama apareça alegremente de baixo dos destroços e destrói seus oponentes com um gancho de direita certeiro.
A historia por trás dessa série é simplista e direta. A trama se concentra em um jovem chamado Saitama que treinou para tal estado de força física que ele pode derrotar qualquer inimigo com um soco. Mas ele odeia esse poder, ansiando por uma boa briga e um oponente digno que não acabe inconsciente ou em pedaços após o primeiro golpe. Ele encontra sem querer com um cyborg chamado Genos que rapidamente força Saitama a ser seu mestre, mesmo contra a vontade do protagonista.
O próprio Saitama não é a imagem ideal de um herói, mas é hilário e intrigante. Antes de se tornar um herói, ele era apenas um cara normal que queria fazer algo de bom na vida ou arranjar um emprego com um bom salário, mas a vida dele não seguiu como o planejado, e após um encontro com o destino ele decide ser um herói. Ele é calvo por uma boa razão, o exercício rigoroso fez ele perder todo o cabelo, além disso, ele afirma que ele ficou desprovido de emoção e motivação, quero dizer, ter todo esse poder eventualmente deve ser chato. Ele nunca parece assustado ou estressado, mas passa frequentemente a sensação de tédio e ingenuidade. Isso, e as reações de todos ao seu redor são inestimáveis
A produtora de animação Madhouse trabalhou com uma certa proximidade com os artistas que trouxeram esta série à vida, pois seus estilos estão presentes através da animação. A descrição simplista e áspera de Saitama em seu estado aborrecido, bem como os desenhos detalhados de Yusuke Murata e os movimentos desfocados estão todos aqui. O produto é uma ótima adaptação do Manga. Na verdade, um pouco demais. Se você conhece o mangá, você encontrará versões quadro por quadro de suas cenas favoritas. É bom nas cenas e histórias que você queria ver finalmente ganhar movimento e ver uma luta incrível se desenrolar com uma excelente trilha sonoro, melhorando ainda mais o conteúdo do Manga.
Os monstros e os bandidos dessa história adoram o monólogo, declarando os quão poderosos eles são e o quão fútil são heróis por ficarem em seus caminhos, apensar de utilizar todos os clichês possíveis, eles são aplicados da melhor forma possível, os monólogos servem também para desenvolver o caráter dos antagonistas, mas nós sabemos que após Saitama chegar, significa que não terão chance alguma. Parece um potencial desperdiçado que tais projetos de personagens intrincados e com histórias detalhadas sejam desperdiçados após um único episódio. Mas mesmo com pouco tempo de vida, tais personagens são marcantes e únicos.
One Punch Man é uma ótima mudança de ritmo para os fãs de anime e de super-heróis. Ele faz a pergunta: “O que você faria se você se tornasse a pessoa mais poderosa da Terra?” E a resposta é muito mais engraçada do que você teria adivinhado e faz você se perguntar como ninguém pensou nisso antes. Além da sólida temporada de 12 episódios, existem 6 OVAs, que incluem histórias sobre como Saitama obteve sua roupa, uma celebração de heróis de classe “S” em um resort e um conto com Bang que quer que Saitama e Genos se tornem Seus alunos, entre outros. Elas aumentam o universo da série, mas são curtos e não progridem em nada na história principal.
O verdadeiro truque de One Punch Man é que ele atinge seu objetivo sem se tornar chato. Ele faz parodia com todos os anime clássicos enquanto presta homenagens, e de alguma forma faz a história de um homem que é invencível desde o início da série, não só interessante, mas extremamente engraçada e icônico.
Lembrando que finalmente a espera acabou. One Punch Man estreou hoje dia 1 de julho no catálogo brasileiro do Netflix. Vale lembrar que a Madhouse já trabalha na produção de uma segunda temporada de One-Punch Man, que ainda não teve sua estreia anunciada no Japão.