Desde o trágico A Ascensão Skywalker, muitos fãs da saga Star Wars ficaram bastante receosos em relação a futuras produções da Lucasfilm nesta nova era junto da Disney. Contudo, The Mandalorian chegou e trouxe novamente a esperança para a galáxia tão, tão distante, o que mais uma vez ascendeu a chama no coração dos fãs para futuros projetos. Eis que, no meio de diversos anúncios de séries e filmes, temos Star Wars: Visions, um projeto simples porém ambicioso, dando possibilidade de expandir ainda mais o universo criado por George Lucas, dessa vez a levando para o mundo dos animes.
Nesse projeto, sete estúdios japoneses puderam criar histórias originais e com estilos únicos baseados no universo de Star Wars. Ao todo, temos nove histórias, onde cada uma aborda os conceitos criados pela Lucasfilm de maneiras diferentes. Dito isso, somos apresentados a novos mundos e personagens nunca antes imaginados, tornando cada história incrivelmente única e original.
A inspiração toma a frente da criação
Como muitos sabem, George Lucas se inspirou muito na cultura oriental para criar sua saga, especialmente os conceitos de Jedis e Siths. Dito isso, Visions consegue ser familiar e diferente ao mesmo tempo, trazendo as extravagâncias e peculiaridades do mundo dos animes, como poderes enormes e batalhas de níveis apocalípticos, e ainda conseguindo manter todo o clima Star Wars. Em nenhum momento durante todos os nove capítulos eu me vi pensando que estava assistindo algo diferente de Star Wars, afinal, como o próprio nome diz, somos apresentados a diversas visões diferentes do mesmo universo.
Por ser um projeto simples, os sete estúdios convidados tiveram total liberdade para explorar a galáxia tão, tão distante como bem entendesse, e isso origina situações bem inusitadas situadas no universo cujo qual somos familiarizados. Algumas dessas situações se encaixam perfeitamente, como a história The Ninth Jedi, de longe a minha favorita, outras são um pouco… estranhas, como é o caso do musical Tatooine Rhapsody.
Contudo, mesmo quando o que nos é apresentado parece diferente, somos levados pelos belíssimos traços e a animação fluida que já é clássica dos animes, fazendo com que nós mergulhemos totalmente na trama, por mais simples ou esquisita que ela seja. Até mesmo a curta duração de cada episódio, que possuem no máximo 20 minutos, acaba sendo um problema fácil de ignorar, pois todos os mundos e cenários criados são fascinantes, alguns já conhecidos dos fãs, outros não, e essa é uma das maravilhas de Visions, poder ver coisas já conhecidas e coisas novas sob uma nova perspectiva, onde muitas vezes nós sequer tínhamos cogitado aquela visão.
Explorar outras histórias longe da Saga Skywalker
Um dos principais pontos positivos de Visions, é poder se distanciar dos ocorridos vistos nos cinemas. Isso abre espaço para que, mesmo que suas histórias não sejam canônicas, tenhamos mundos, raças e personagens completamente originais, que mesmo aqueles com inspirações em outros animes, como é o caso do pequeno T0B-1, uma clara homenagem ao Astro Boy, conseguem se diferenciar o suficiente das suas contrapartes.
Com a possibilidade de criar, os estúdios apresentam novos conceitos tão interessantes que, sendo bem sincero, eu adoraria que se tornassem canônicos. Temos novos visuais de sabres de luz, mundos onde, mesmo com o avanço tecnológico, os seres que alí vivem se inspiram nas tradições e costumes antigos, fazendo uma excelente mistura de universos, além de abordar novas possibilidades para o futuro, como Droids se tornando Jedis ou Lordes Sith andantes…
Abrace a “estranheza” e seja recompensado
Mesmo para aqueles que não são familiarizados com os animes, Star Wars: Visions é uma excelente introdução para este universo. A junção entre os dois mundos, mesmo que tenha momentos que não funcione tão bem quanto deveria, é uma experiência digna tanto para os amantes de anime quanto para os amantes de Star Wars.
Ao terminar a primeira temporada, estava com um sorriso no rosto ao ver tanta liberdade e novas histórias neste universo que amo de coração. Star Wars: Visions não somente é uma grande adição ao catálogo do Disney+, é uma excelente porta de entrada para pessoas que ainda não conheciam dois mundos que, mesmo que pareçam completamente diferentes um do outro, tem muito mais em comum do que imaginamos. A Galáxia tão, tão distante continua se expandindo e, espero muito, que algo apresentado aqui seja utilizado no futuro.