Death Stranding tem permeado as manchetes do mundo dos games e fascinado os jogadores desde quando foi anunciado em 2016. O autor por trás da obra, Hideo Kojima, é conhecido pelo seu vasto currículo. O produtor de jogos é responsável pela aclamada série Metal Gear e é considerado um dos maiores desenvolvedores de todos os tempos, tendo influenciado gerações.
O primeiro capítulo da franquia Metal Gear, lançado em 1987, deu origem ao gênero de ação/stealth e os títulos seguintes, devido à sua alta qualidade de produção, conseguiram misturar videogames a apresentações cinematográfica das superproduções de Hollywood, estabelecendo novos padrões de entretenimento na indústria, com um legado que se estende por mais de 30 anos.
Em 2005, Hideo fundou a Kojima Productions sendo uma empresa subsidiária da Konami em Tóquio, contando originalmente com 100 colaboradores, a empresa duplicou o número de funcionários durante o lançamento do quarto jogo da franquia Metal Gear.
Em 2012, Hideo começou a desenvolver seu projeto mais ambicioso: Metal Gear Solid V, que prometia completar lacunas entre os jogos anteriores, conectando pontos sem respostas, deixando as expectativas dos fãs nas alturas.
Além disso, em 2014, os jogadores foram pegos de surpresa quando um novo Silent Hill foi anunciado e contava com Kojima liderando o projeto, numa parceria com o diretor Guillermo Del Toro e o ator Norman Reedus, que serviria de modelo para o papel principal da trama. Uma demo do jogo foi lançada e a curta prévia foi capaz de botar a internet abaixo, sendo elogiadíssima e até ganhando prêmios, jogando a expectativa de todos a um nível absurdo. Mas, infelizmente, o ano seguinte iria render dissabores…
Em Março de 2015, a Konami anunciou que iria encerrar a parceira com Kojima e seu estúdio, chocando os fãs. Poucas semanas depois, um golpe doloroso foi desferido: o cancelamento do tão esperado novo Silent Hills. Como era de se esperar, a internet foi inundada de reclamações e revoltas.
Apesar dos problemas, o quinto capítulo da saga Metal Gear continuaria com seu lançamento marcado para a data anunciada. Mesmo com o encerramento da parceria, o jogo foi extremamente elogiado pela crítica e público, com destaque para a jogabilidade fantástica e história envolvente, cumprindo o que havia prometido.
Infelizmente, a segunda parte do jogo apresentava alguns problemas, onde a história repetia missões e diversos pontos demonstravam que o jogo teria sido apressado e lançado antes da hora.
As suspeitas foram confirmadas na edição de colecionador, em que víamos diversos conteúdos cortados, inclusive uma missão que daria o final completo da trama.
A repercussão foi enorme e, novamente, a Konami viu-se diante de uma horda de fãs furiosos.
Felizmente, o ano não terminaria mal para Kojima, mesmo com tantas confusões. Em 16 de Dezembro de 2015, em parceira com a Sony Computer Entertainment, a Kojima Productions foi ressuscitada como um estúdio independente e teríamos uma nova franquia desenvolvida exclusivamente para o Playstation 4.
Durante a E3 de 2016, fomos apresentados ao novo projeto de Kojima: Death Stranding. Desde seu anúncio, o jogo foi envolto em mistério por mostrar-se estranho e aparentemente, sem fazer sentido.
Todos esses fatores somados à falta de explicações e a conhecida excentricidade de Kojima, geraram uma curiosidade grande do público do que esperar da obra.
O jogo conta com dois rostos familiares ao fãs: Norman Reedus e Guilhermo Del Toro, ambos envolvidos anteriormente no projeto cancelado.
Além deles, Kojima reuniu um elenco de estrelas formado por Mads Mikkelsen, Léa Seydoux, Margaret Qualley, Troy Baker, Lindsay Wagner, Tommie Earl Jenkins e Nicolas Winding Refn.
Mas afinal, o que é Death Stranding?
O jogo de ação em mundo aberto promete ter uma proposta inovadora e mecânicas intrigantes. Para começar, o jogo tem um conceito que desenvolve uma ligação entre a vida e a morte, algo que foi mostrado desde seu primeiro trailer.
O próprio título escolhido não foi ao acaso. O nome do jogo faz referência a um fenômeno que envolve animais aquáticos do tipo cetáceos (golfinhos e baleias, por exemplo) que acabam encalhando em massa nas margens de praias, fazendo com que morram lentamente em locais que não são seu habitat.
Na história, descobrimos que um grande evento misterioso conhecido como “Death Stranding” causou o desaparecimento de grandes parcelas da população dos Estados Unidos. O jogador irá assumir o papel de Sam Porter Bridges, interpretado por Norman Reedus, que é agente da organização conhecida como BRIDGES.
A pedido da presidente dos EUA, Sam deverá ajudar a reconstruir a nação, junto de outros membros desta mesma organização, explorando o mundo em busca de vestígios e fragmentados da civilização, restabelecendo uma conexão chamada de Strand.
Cada strand irá impulsionar uma rede conhecida como Chiral, permitindo que pessoas conectem-se entre si e saiam de seu isolamento. Durante sua missão, Sam irá depara-se com diversos perigos de origens sobrenaturais e forças rebeldes, que habitam as terras devastadas. Uma das consequências do Death Stranding é que a linha entre vida e morte se tornou confusa, permitindo que seres mortos possam vir ao mundo dos vivos e vice-versa.
O tema de estabelecer conexões não irá representar apenas um elemento na história mas sim de mecânicas.
Com um mundo vasto a ser explorado, é impossível não lembrar de Metal Gear Solid V, porém a abordagem aqui será muito diferente. Inicialmente, o elemento de sobrevivência será mais forte.
Antes das missões, Sam deverá preparar-se cuidadosamente com os suprimentos adequados, incluindo carregar em um bebê que fica em um útero externo artificial (algo que ainda não tem uma explicação), uma roupa que é uma espécie de exoesqueleto, que aprimora a força e velocidade de Sam, além de armas.
Durante a demo mostrada na TGS, foi possível perceber que o jogador deverá preparar-se levando em conta o peso do equipamento, balanceando as cargas. Atravessar um rio com muitos itens, irá fazer com que a correnteza te derrube, podendo ocasionar perdas dos suprimentos. O terreno nem sempre será favorável à travessias, mas Sam contará com itens como escadas e acessórios de escalada, além de veículos como uma prancha flutuante e moto.
Além disso, o jogo faz o uso do multiplayer de forma similar ao da franquia Dark Souls, onde você pode utilizar equipamentos e veículos de locais que foram deixados por outros jogadores, além de você também poder deixar equipamentos para trás que podem ser utilizados por outros jogadores.
Será necessário também prestar a atenção na durabilidade dos equipamentos. Usar itens sem repará-los poderá ocasionar em quebra dos mesmos, causando dor de cabeça extra ao jogador.
Durante a reconstrução da América do Norte, à medida que for completando missões, Sam ganhará reconhecimento e “curtidas”, semelhante a interações numa rede social. Quanto mais notoriedade você ganhar pelos seus feitos, mais atenção você receberá dos habitantes daquele mundo.
A maneira que você escolhe para completar suas missões irá influenciar diretamente no feedback das pessoas. Por exemplo, caso você seja relapso e faça uma entrega com os suprimentos danificados, você receberá menos reconhecimento do que aquele que for zeloso e entregar tudo em bom estado.
Os jogadores são conectados por uma infraestrutura assíncrona em que não visitaremos mundo alheios, porém iremos interagir por meios de mensagens, encomendas e construções. Ao construir determinadas estruturas, os jogadores poderão avaliá-las por meio de curtidas. Quanto mais reações positivas você tiver, mais aquela estrutura irá transformar-se de forma positiva. O exemplo que Kojima deu é que uma simples estrada poderá ser transformada numa rodovia com capacidade para um caminhão transitar, caso os jogadores ajam em conjunto para isso. Em tese, o jogo que irá ter uma estrutura mutável construída pelos próprios jogadores ao longo do tempo.
Death Strading promete ser um dos jogos mais ambiciosos e inovadores de todos os tempos.
Com Kojima trabalhando de forma independente, foi possível que ele aplicasse toda sua criatividade e excentricidade sem amarras de qualquer tipo. O produtor afirma que gostaria de fazer uma sequência, mas irá ver como os jogadores irão reagir com seu novo trabalho primeiro.
Todos os mistérios estão próximos de serem solucionados, já que o lançamento ocorre em 8 de novembro e os jogadores já estão fazendo a contagem regressiva.