Após muito mistério, o novo jogo de Hideo Kojima está entre nós. A obra inusitada nos coloca no papel de Sam Bridges para reconectar a América, após um evento catastrófico que mudou tudo. Na sua jornada, Sam deverá levar suprimentos para ajudar lugares que nem sempre fáceis de alcançar – e neste guia, veremos algumas dicas que irão tornar a sua jornada mais eficiente.
7Não seja apressado
A ideia por trás de Death Stranding é fazer entregas da maneira mais eficiente possível, com um ranking no final de cada missão que irá dizer desde o tempo que você levou até o estado da carga. Imagine estar cheio de itens e querer aventurar-se pelo pior caminho para entregar rápido, perder o equilíbrio e rolar morro abaixo, danificando tudo. Não vai valer a pena, não é? As missões irão lhe dar tempo de sobra para fazer a rota e ir com calma, tendo tempo até de apreciar as belas paisagens do jogo.
6Use o mapa cuidadosamente
A topografia de Death Stranding irá te obrigar a usar a cabeça antes de prosseguir. Se o protagonista precisa carregar uma quantidade grande de coisas, talvez não seja mais indicado ir pela montanha escalando, devido aos perigos de cair e de deixar a carga cair, mas sim por um caminho um pouco mais longo e menos acidentado, que apenas irá requerer atenção onde pisa. O mapa irá permitir que você faça um estudo detalhado do terreno e consiga calcular a rota mais segura, sem que tenha nenhum problema.
Uma boa ideia é pegar mais de uma missão que estejam na mesma rota. Assim, você poderá fazer uma entrega e já estar próximo de outra, poupando tempo e sendo mais eficiente.
5Evite confrontos
Por mais que Death Stranding seja um jogo mais lento, não significa que você não irá correr perigos. Durante as travessias, você irá deparar-se com inimigos conhecidos como Mulas, que irão fazer de tudo para roubar as suas cargas, incluindo atacar você repetidamente, podendo danificar as mesmas. Se você não estiver carregando uma pilha gigantesca de itens, você poderá passar discretamente abaixado, sem levantar nenhum tipo de alerta. Caso o confronto seja inevitável, é uma boa ideia ter uma carga extra para usar como “distração” já que as mulas apenas irão querer as cargas que forem detectadas e você poderá usar essa carga como isca na mão. Se a situação ficar feia, você pode arremessar a carga e dar no pé, com tempo de sobra para desaparecer da vista deles. Jamais empregue essa tática com uma carga de missão por motivos óbvios.
Contra inimigos fantasmagóricos, que evitaremos falar muito para não dar spoilers da trama, aja com extrema cautela e calma, para passar despercebido e lembre-se: você terá ferramentas para isso. Ser detectado e arrastado para enfrentar um chefe poderá fazer com que a carga das missões acabe danificada e você perca um tempo valioso em combate.
4Equipe-se adequadamente
Ao escolher uma missão, analise o terreno e trace a rota. Levando em conta o terreno, veja o que irá ser útil. Uma boa ideia que sempre irá te deixar preparado para quase tudo é carregar 3 âncoras de escalada, 3 escadas, 1 par de botas extra e spray de reparos. Com isso, você estará preparado para eventuais desafios do terreno e ainda poderá reparar a carga caso sofra algum acidente infeliz, que vão desde tombos até a chuva degradante.
Mesmo assim, não pegue mais do que o necessário. Sair com peso em excesso e com itens desnecessários é a grande pegadinha das missões. Esteja preparado, mas APENAS com o que for realmente necessário.
3Não tenha espírito de porco
Death Strading conta com um multijogador assíncrono em que as interações entre os jogadores são indiretas. Construções e avisos de outras pessoas aparecerão no seu mundo e você poderá avaliá-las.
Como Kojima disse, não há interações negativas, apenas positivas. Alguns jogadores relataram que outros fizeram estruturas aleatórias em alguns locais para bloquear as passagens, com intenção de pregar “peças”. Não seja esse tipo de jogador! Sempre que possível, deixe um “like” nas construções alheias, principalmente, já que as mesmas irão sofrer transformações devido às interações. E claro, não seja egoísta, já que será possível deixar itens para outros jogadores. O que não te serve agora, pode ser algo que irá fazer falta a outro, então, compartilhe sempre que possível e ajude o jogo a cumprir a proposta.
Se a proposta do jogo é conectar a comunidade, para quê você vai bagunçar tudo?
2Equilíbrio é a chave
Ao pegar a carga que vai levar, você deverá equilibrá-la de acordo com o seu centro de gravidade. Caso você não queira pensar muito, não tem problema, o jogo oferece uma opção de arrumar a carga automaticamente, deixando-a equilibrada. Não é raro acabar com uma pilha enorme de coisas nas costas, então cuidado com construções mais baixas. Por conta da física precisa, você poderá acabar batendo em no teto e jogando cargas para tudo quanto é lado – e além do trabalho de arrumar tudo de novo, acabará com ela danificada.
Uma boa dica ao transitar nos terrenos, é ter o costume de ter L2 e R2 pressionados para dar um equilíbrio extra, já que Sam irá segurar tudo com mais firmeza e sempre olhar não só para baixo, mas também para cima.
1Extra: Não pule as cutscenes!
Hideo Kojima já é conhecido pelas bizarrices e histórias complicadas. Você não quer fazer a experiência ficar mais complicada e perder o show de atuação e direção das cenas que são belíssimas. Fique confortável na sua poltrona e mergulhe na história para fazer com que a sua imersão seja completa. Bom jogo!