Anunciado pra agosto de 2021, O Esquadrão Suicida de James Gunn é um dos filmes que eu mais fiquei ansioso para assistir.
Adão Negro também está nessa lista, mas ainda temos pouca informação sobre. Portanto, vamos ao que interessa.
No evento DC Fandome foram revelados quais personagens cada ator faria e eu preciso dizer: James Gunn saiu da caixa, enlouqueceu. O cara foi no fundo do baú da DC Comics, revirou tudo e pegou os personagens mais “diferentes” pra formular a equipe que ganharia vida nas telas nesse novo filme.
Enquanto David Ayer foi mais pé no chão usando membros como Crocodilo, Katana, El Diablo e outros menos conhecidos, mas não tanto, como o Amarra, Gunn decidiu que faria completamente diferente, o que parece ser o estilo dele, usando personagens completamente esquecidos. Vários deles nem eu conhecia. Então, as pesquisas que fiz pra montar esse artigo também me apresentaram aos personagens.
A nova equipe do Esquadrão Suicida será formada por um monte de loucos completamente aleatórios e outros super desconhecidos, e agora deixo pra vocês um breve perfil com origens, capacidades e poderes dos novos membros do Esquadrão Suicida.
Começando pelo grande Idris Elba que dará vida ao Bloodsport.
Confesso que fui pego de surpresa quando saiu essa confirmação, pois jurava que o Idris faria o Tigre de Bronze, um membro até conhecido dentre os personagens que já integraram o Esquadrão Suicida.
Criado pro John Byrne, Bloodsport teve sua primeira aparição em Superman #4 – BloodSport
Robert DuBois era um soldado na guerra do Vietnã, na qual seu irmão perdeu os braços e as pernas.
Esse trauma fez com que Robert jurasse vingança a Sociedade Civil e fosse manipulado por Lex Luthor como mais um peão em seus planos de acabar com o Superman.
No Brasil o personagem recebeu o nome de Sanguinário e, entre suas especialidades militares, está o grande conhecimento sobre o uso de armas.
Lex Luthor o armou com balas de Kryptonita e uma bateria capaz de teletransportar armas.
O problema se tornou grande até mesmo para Luthor quando ele percebeu que o homem enlouquecido estava atirando em tudo e em todos, até mesmo em civis que nada tinham a ver com seus problemas.
O vilão também já formou equipe com outros vilões em Superman Vol 1 #652
Na origem dele dentro do filme, muito provavelmente todo esse lance dele ter sido manipulado por Luthor não deve existir.
Existe outra duas versão do Sanguinário, conhecida como Alex Trent, que também atuou em Metrópolis como inimigo dos civis e do Superman.
Como Ratcatcher II temos a linda atriz portuguesa Daniela Melchior.
No Brasil, o personagem é conhecido como Caça-Ratos, um vilão residente de Gotham.
Dei uma pesquisada e não encontrei nada sobre um segundo Caça-Ratos, então creio que esse personagem vai ser mais uma adaptação do louco James “Arma”.
Já que aparentemente não existe uma Caça-Ratos, vou abordar um pouquinho sobre Otis Flannegan, o Caça-Ratos original pra que vocês que não conhecem o personagem tenham uma certa noção do que esperar no filme.
Criado por Alan Grant, Caça-Ratos é um residente de Gotham que por anos fez exatamente o que seu nome de vilão diz: caçou ratos. Otis trabalhava em Gotham no serviço de saneamento de Gotham. O Vilão conhecia cada esgoto de Gotham e passou anos limpando os esgotos da cidade até se envolver em uma briga de rua que o levaria a prisão.
Dentro de Blackgate, Otis percebeu que Gotham não precisava ser limpa dos ratos, mas de cada cidadão que atormentava a cidade. Controlando um exército de roedores, Flannegan ajudava a passar mensagens através dos ratos na prisão e transportava coisas usando os mesmos.
Sua primeira aparição foi em Detective Comics #585 – Ratcatcher
Em Terra de Ninguém, o Caça-Ratos tem uma pontinha usando seu exército de ratos pra caçar, roubar e armazenar comida.
E, já que estamos falando de animais, temos Sean Gunn como Weasel, conhecido no Brasil como Fuinha ou Doninha.
Esse personagem foi o que me deixou mais curioso de como será seu papel no filme devido ao fato de: KKKKKKKKKKKK, o cara é uma criatura horrenda, o que infernos ele vai fazer na equipe e em todo o filme?
Criado por Gerry Conway, tendo sua primeira aparição em The Fury of Firestorm #35 – Winter Frost, John Monroe era um aluno solitário e desrespeitado por seus colegas de classe. Eles se referiam a ele com nomes pejorativos e o chamavam de “Doninha”.
Anos depois, todos se formaram e Monroe novamente encarou seus ex-colegas. Todos tendo obtido sucesso em vida, dessa vez arriscando a carreira do próprio, já que poderiam ocupar o cargo que ele almejava.
Monroe vestiu um traje peludo e com garras e caçou seus ex-colegas de classe, assassinando cada um deles para que não concorressem com ele pela vaga que ele tanto queria.
Pouco tempo depois, Martin Stein, a outra metade do Nuclear, se candidatou a vaga de Professor de Física na mesma instituição que John, então Monroe atentou contra sua vida antes de ser desmascarado pelo Nuclear e levado a prisão.
Doninha integrou o Esquadrão Suicida enviado com outros para resgatar o herói Rapina, que estava sendo mantido como prisioneiro. Entre as capacidades do Doninha estão a super força, super velocidade, suas garras, alta capacidade de combate desarmado e sua exagerada estamina que o mantêm em combate por bastante tempo.
Calma que o zoológico de James Gunn não para por ai e, entre os animais sinistros, está o mais fofinho de todos, o Tubarão Rei.
Sim, você não leu errado, hahaha. Diferente do Tubarão Rei monstruoso e enorme mostrado no seriado The Flash ou até mesmo na animação Suicide Squad – Assault On Arkham, o do James Gunn é um tubarão fofinho com enormes dentes PRA TE MASTIGAR MELHOR, CHAPEUZINHO.
O personagem já é bem famoso tendo aparecido em várias adaptações e se destaca por causa do seu visual diferente – literalmente um tubarão que anda e fala e, não bastando a versão “fofinha” mostrada na animação da Arlequina, Gunn decidiu repetir o feito.
Criado em 1994 e tendo sua primeira aparição em Side Arm — One! Superboy – Zero!, mas só aparecendo oficialmente na edição #9, Nanaue tem sua origem contada.
Na sua origem, fica ambíguo se Nanaue está ligada de forma mística ao deus Tubarão ou se ele era algum tipo de mutação genética.
Chegado o fim do título do Superboy, Tubarão Rei ficou solto, sem ter histórias pra atuar diretamente, aparecendo em reuniões de super vilões nas histórias de outros heróis.
Sua origem deixou de ser ambígua quando Kurt Busiek decidiu usar o personagem em uma história do Aquaman, chamada Aquaman – Swords Of Atlantis. Nela, o Tubarão Rei tem o papel de um anti-herói, como filho do deus Tubarão.
Tubarão Rei já integrou a equipe conhecida como Sexteto Secreto, fundada por Lex Luthor para derrotar outros vilões. Essa equipe funciona meio que como um Esquadrão Suicida, mas não trabalhando para o Governo e sim para quem pagar mais por seus trabalhos mercenários. Gail Simone foi uma das escritoras que trabalhou no titulo.
Atualmente, Tubarão Rei é mais utilizado em histórias do Esquadrão Suicida e foi uma ótima escolha para manter o personagem em alta.
Entre as presas, garras, respirar embaixo d’água, entre as capacidades do Tubarão Rei está também uma fúria descontrolada por sangue, que amplia suas capacidades de forma extrema, assim como um considerável fator de cura.
Steve Agee, ator e comediante fará a captação de movimento do Tubarão Rei no filme.
Para tornar a participação do Tubarão Rei no filme ainda mais interessante, o personagem será dublado por ninguém mais ninguém menos que Sylvester Stallone.
O próximo personagem, assim como Weasel (Doninha), também me deixou extremamente curioso sobre sua participação no filme.
Nathan Fillion interpretará TDK, sobre quem eu pesquisei bastante e não consegui encontrar, o que me leva a crer que é mais um personagem adaptado por James “Arma”.
O personagem TDK mais me parece com um dos personagens mais ridículos existentes na DC Comics chamado de Arm-Fall-Off-Boy, que seria algo tipo “Garoto-cai-os-braços”, basicamente seu poder é destacar o braço do seu corpo e usa-lo como ARMA contra seus inimigos.
Analisando o trailer, eu consegui encontrar algumas imagens interessantes que mostram mais ou menos como serão os poderes do personagem dentro do filme, vou deixar abaixo pra quem quiser ver. Quem quiser conferir, é só abrir o trailer, colocar para passar na velocidade 0.5 e pausar os frames no primeiro segundo de trailer.
Sua origem é contada e seus poderes mostrados em Origens Secretas #46, história essa onde o personagem tem sua entrada para a equipe dos Legionários negada.
Por que será que ele não entrou pra equipe hein?
Brian Kenneth Durlin, Criado por Gail Simone e Ed Benes, será interpretado por Michael Rooker e nos quadrinhos teve a sua primeira aparição em Aves da Rapina #56.
Savant seria herdeiro de uma enorme fortuna se não tivesse sido rejeitado pelo seu pai por causa das suas atividades criminosas.
Deserdado, Savant saiu da Europa e partiu para Gotham City afim de se tornar um vigilante como Batman, Caçadora e outros, mas seus planos foram frustrados pelo próprio Homem Morcego.
Durante um incêndio em Gotham, Batman se esforçava pra salvar as vítimas e Savant tentava cessar as chamas. Após o Batman salvá-las, ele disse a Savant que ele jamais poderia ser um vigilante porque, por mais que ele tivesse as habilidades necessárias pra isso, ele não se importava de verdade com as pessoas que estava salvando.
Savant formou uma dupla com Creote, um outro criminoso ex-agente da KGB e, juntos, estudavam e caçavam políticos do alto escalão para chantagear.
Posteriormente, começaram a atuar como vigilantes em Gotham como Savant e Creote, afim de se reabilitar e até se uniram a Connor Hawke (Arqueiro Verde), Caçadora, Richard Dragon, Pantera e Canário Negro para impedir que um grande carregamento de drogas inundasse as ruas de Gotham.
Nos novos 52, Savant passa a integrar o Esquadrão Suicida, mas é “morto” sob ordens de Amanda Waller, pois segundo ela, ele não havia passado no teste de novos recrutas.
Edições depois, ele aparece vivinho da silva integrando a equipe e não lidando muito bem com seus colegas Arlequina e Pistoleiro.
Polka-Dot Man, o Homem bolinhas
Achou que Doninha e “Garoto-Cai-o-braço” seriam os únicos personagens absurdos e ridículos na equipe?
Se enganou!
Eu não menti quando disse que Gunn foi longe quando montou essa equipe suicida e, entre esses loucos, está um vilão pra lá de estranho que vocês já devem ter visto integrando alguma lista de “vilões mais ridículos do Batman” ao lado do Homem-Calendário ou Homem dos Dez olhos.
David Dastmalchian será responsável por dar vida ao Abner Krill, o Bolinhas, e se você ainda está se perguntando qual é a desse nome, calma, eu te explico.
Em sua origem em Detective Comics #300, o Bolinhas mostra as capacidades do seu traje, que não se sabe se ele mesmo fez ou roubou, só se sabe que cada bolinha em sua roupa pode fazer alguma coisa inusitada.
Transportá-lo, virar uma bola de fogo, uma onda d’água, uma poça de ácido, qualquer coisa maluca e se eu fosse o alvo desse cara com certeza não me arriscaria em ficar parado rindo da cara dele e da sua roupa ridícula.
Sol Soria
Interpretada pela atriz brasileira Alice Braga, aparentemente, será mais uma criação de personagem do que adaptação em si.
Dei uma pesquisada e não consegui encontrar nada a não ser um personagem chamado Juan Soria, apresentado no Esquadrão Suicida de 2016, mas duvido muito que a Sol será adaptada em cima dele.
Diferente do Caça-Ratos, que será adaptado pra um “Caça-Ratos II”, interpretada pela Melchior, o traje foi mantido, a capacidade de controlar ratos provavelmente também, mas no caso da Sol Soria, só o nome parece ser em comum com Juan Soria.
Juan Soria e a sua importância dentro do Esquadrão Suicida é praticamente nula e ele só sobreviveu durante uma missão nos quadrinhos, pelo menos é o que a ultima página com participação dele deu a entender.
Juan Soria era um rapaz que sonhava ser herói. Durante um dia de trabalho, um acidente aconteceu e nanites entraram na sua mão e começaram a viver lá. Isso fez com que Juan Soria fosse capaz de abrir qualquer tipo de porta ou fechadura. Juan tentou ingressar na Liga da Justiça, mas não foi aceito. Isso não te lembra alguém? Sim, o “Garoto-cai-o-braço”, com a legião dos Super heróis. Juan foi preso ao tentar roubar um banco e por ter um “poder”, acabou sendo convocado por Amanda Waller pro Esquadrão Suicida. Há uma trama super divertida na história envolvendo ele, vale conferir. No Brasil, foi publicada na fase de 2016 do Esquadrão Suicida, nas edições #33 e #34.
O trailer deu a entender que Sol Soria vai ser uma mulher com armas atirando a esmo com o Esquadrão Suicida, mas quem sabe adicionam o lance da mão com nanites a personagem, James Arma é louco, não duvido de nada apesar de achar difícil acontecer.
Pensador
Clifford Devoe o primeiro Pensador será interpretado por Peter Capaldi e o personagem teve a sua primeira aparição em All-Flash Quartely #12, com um visual bem diferente do apresentado no filme.
Ao que tudo indica, James Gunn utilizará em sua produção o visual apresentado nos Novos 52, em Esquadrão Suicida.
DeVoe tinha capacidades limitadas até encontrar seu “capacete de pensamento”. Após o uso contínuo, ele ganhou telecinese e controle mental, que são amplificadas sempre que ele está com o capacete.
Um dos maiores feitos de Cliff foi, junto aos vilões Penumbra (Shade) e Violinista, manter Keystone City sob animação suspensa. Algo parecido rolou na serie Stargirl com o vilão Onda Mental, que era um Metahumano, mas utilizou de um enorme maquinário pra amplificar seus poderes e controlar a cidade de Blue Valley.
Seus planos foram detidos durante a clássica história “O Flash de dois mundos” (Flash #123). História onde Barry sem querer rompe com a realidade e vai parar em Keystone City, uma cidade parecida com Central City mas em uma frequência vibracional diferente, em outra terra.
Em 1988 o pensador integrou o Esquadrão Suicida, em um especial junto com a Patrulha do Destino citado no trecho onde comentei sobre Weasel, o Doninha. Nessa história Weasel golpeou a garganta do Pensador, arrancando-a. O que ninguém sabia é que a ultima ordem deixada por Pensador em seu chapéu pensador era a de MATAR DONINHA e foi isso que Rick Flag fez um tempo depois de utilizar o elmo na missão.
O capacete do Pensador também já foi utilizado como inteligência artificial pelo herói Sr Incrível e essa mesma inteligência artificial veio depois a criar vontade própria e um corpo holográfico formado por dados de computador e então se voltou contra o herói e a Sociedade da Justiça.
Para saber mais um pouquinho sobre o Senhor Incrível basta clicar em seu nome e ler o dossiê que eu montei sobre o herói.
Fora dos quadrinhos, o Pensador foi o vilão principal da quarta temporada da série The Flash, protagonizada por Grant Gustin.
Há também uma outra versão do pensador nos quadrinhos conhecido como Cliff Carmichel, mas não creio que seja essa adaptada no filme.
A versão apresentada no filme se chama Gaius Grieves e leva apenas o nome de vilão e talvez parte dos poderes dele na sua ficha.
Javelin
Flula Borg será responsável por dar vida ao personagem Javelin, conhecido no Brasil como Dardo. Javelin teve sua primeira aparição em Green Lantern #173, época onde os Lanternas Verdes eram enfraquecidos contra a cor amarela.
Seus poderes não funcionavam em objetos que tivessem essa cor, e pensando nisso, Javelin lançou um míssil que se tornou diversos dardos sob as Aviações Ferris, empresa na qual Hal Jordan trabalhava.
Jordan derrotou o vilão e o levou a prisão.
Para reduzir sua pena, Javelin passou a integrar o Esquadrão Suicida e em Guerra dos Deuses de 1991, o vilão foi visto ser empalado por seu próprio dardo repelido pela vilã Circe.
Anos depois o vilão viria a ser mostrado vivo, sendo derrotado pela heroína Skyrocket e levado preso outra vez.
Em Liga da Justiça – Clamor por Justiça, o vilão é visto lutando contra Arqueiro Verde e Lanterna verde. Ele lança um dardo em direção aos heróis que se estilhaça ao acertar a Supergirl, que o nocauteia.
BlackGuard
Esse é mais um dos que eu acho “descartáveis”, dos que muito provavelmente morrerão no desenrolar do filme, assim como o Javelin.
Richard Hertz, o Blackguard, era um criminoso qualquer até ser recrutado pela gangue “Os 1000”, uma gangue com atividade em Metrópolis e aliada da Intergangue e outras gangues do universo DC. Antes dos 1000, eles eram conhecidos como “Os 100”, a mesma gangue que aparece no seriado Raio Negro e é controlada por Tobias Whale, o inimigo do herói Raio Negro.
Richard tem super força, usa uma armadura, e entre suas armas carrega uma maça e um escudo de energia. O vilão foi contratado pela gangue para derrotar o herói Gladiador Dourado, mesmo que a gangue precisasse sacrificá-lo junto pra completar seu objetivo. No filme, ele parece ser algum tipo de especialista em armas, mas não se sabe tanto já que ele só apareceu em alguns frames do trailer.
Peacemaker
O Pacificador será interpretado por John Cena e já teve até mesmo uma série anunciada pela HBO Max, o que indica que o personagem muito provavelmente terá uma importância no filme e quem sabe será mantido pra próximos filmes. É o que eu quero acreditar, mas ninguém sabe o que se passa na cabeça do louco James “Arma”.
Anteriormente, assim como o Questão, o Pacificador era um personagem da Charlton Comics que veio a ter seus direitos comprados juntos com diversos outros personagens. Originalmente, o Pacificador da Charlton Comics era diplomata pacifista enviado pela paz até a conferência de armas em Genebra. Sua experiência nesse cargo o fez perceber que a busca pela paz através da diplomacia não seria o suficiente, então, Christopher Smith decidiu adotar a identidade de Pacificador.
Com suas habilidades para criar armas, ele criou todo tipo de armas não-letais, assim como o seu traje, que usaria pra resolver a situação sempre que a diplomacia não fosse o suficiente.
O personagem também veio a ser usado como base por Alan Moore para montar o tão conhecido personagem de Watchmen, Comediante, a sua própria versão deturpada.
Na DC, o Pacificador foi introduzido em Crise nas Infinitas Terras, como parte da Terra 4 e aliado dos heróis para tentar derrotar a ameaça multiversal conhecida como Antimonitor.
Pós-crise, a nova versão do Pacificador chamava-se Christopher Schmidt, filho único do fabricante de munições austríaco Wolfang Schmidt e da autora de livros infantis Elizabeth Lewis. Os anos de Christopher foram como os de uma criança normal até o evento que viria a mudar sua vida pra sempre: os crimes de guerra.
Seu pai havia sido um oficial importante para o corpo de elite da SS Nazista na segunda guerra mundial, e sob suas ordens mais de 50 mil pessoas inocentes foram assassinadas. Quando a prisão era iminente, Wolfang cometeu suicídio na frente do seu próprio filho no aniversário de 5 anos do garoto.
Afim de apagar a mancha deixada por seu ex-marido, a mãe de Chris se mudou com o menino e mudou o nome de Christopher Schmidt para Christopher Smith, mas o trauma já estava causado. Christopher passou a ser um garoto rebelde e indisciplinado até os 18 anos, quando se alistou e tornou-se um soldado exemplar.
De soldado a sargento, Christopher e sua unidade foram cumprir missão no Vietnã, local onde suspeitavam que tropas inimigas estivessem escondidas. O sargento Christopher simplesmente saiu atirando em todos que encontrava na aldeia, idosos, mulheres, crianças, tudo que se movia.
Ao voltarem da missão, Christopher foi submetido a corte marcial e condenado a prisão perpétua.
Alguns anos na prisão, Christopher recebeu a oferta de fazer parte do Projeto Peacemaker, um esquadrão antiterrorista ultrassecreto de alta tecnologia que foi mantido apenas por oito meses antes de Christopher desaparecer.
Um ano depois, Christopher apareceu coordenando os negócios do seu pai, uma organização chamada Pax, que dedicava-se a tratar e ajudar pessoas que foram vítimas do terrorismo em todo o mundo. Com novo visual e armas, Christopher voltava a vestir o traje de Pacificador e as suas atividades.
Peacemaker começou a se tornar cada vez mais louco e de sanidade instável. Segundo ele, dentro do seu capacete reside a voz do seu pai e a de todos que foram mortos injustamente e, por esse motivo, ele busca a paz a todo custo, mesmo que tenha que matar pra isso.
Pacificador integrou a equipe Xeque-Mate, tendo seus traumas tratados e as vozes em sua cabeça diminuídas, mas nunca caladas.
Amanda Waller o convocou para fazer parte da Shadow Fighter, uma equipe formada especificamente para salvar um país inteiro que estava sendo mantido sob controle pelo vilão Eclipso. Peacemaker e outros foram enviados e muitos deles morreram em missão, inclusive o “herói”.
A alma de Christopher foi enviada ao purgatório e voltou para ajudar um grupo de heróis a voltar a Terra no evento Dia do Julgamento.
Há outras versões do personagem dentro do universo DC mas pelo que Cena deu a entender no trailer, a versão feita por ele será esse louco por justiça fazendo de tudo pra alcançar a paz.
Mongal
Encerrando o artigo, temos Mongal, mais uma personagem que eu nem fazia ideia da existência até o anuncio do Esquadrão Suicida de James Gunn. A personagem será interpretada pela atriz Mayling NG.
Mongal é filha do vilão Mongul, o grandalhão amarelo que vaga por aí dominando planetas quando não está em seu próprio planeta, o “Mundo Bélico”, um planeta literalmente formado por milhões de armas diferentes.
Durante a saga “Mundos em Guerra”, Mongal se juntou a Estelar, Darkseid, Adam Strange, e outros pra derrotarem um inimigo em comum: Imperiex.
Tempos depois, com seu irmão, Mongul Jr, ataca a Terra em Lanterna Verde #8 (2005) e é detida pelo Arqueiro Verde e pelo Lanterna Verde Hal Jordan.
Nessa mesma edição Mongul Jr se enfurece com a derrota e, após dizer que laços familiares são uma fraqueza, decide assassinar sua irmã decapitando-a com um golpe no pescoço.
Em Guerra do Anel, quando Mongul Jr é fortalecido por Sinestro, o vilão aparece com o cadáver da sua irmã, indagando: “Era você que continuaria o legado do nosso pai?”
Tentei reunir o máximo de informações possíveis pra trazer pelo menos um resumo sobre cada personagem. Se a história de algum te interessou, fique a vontade pra pesquisar mais e ler suas histórias.
Muito obrigado a você que leu e acompanhou até o fim e um obrigado maior ainda a você que vai compartilhar essa matéria com seus amigos e ajudar a divulgar o meu trabalho. Um forte abraço e nos vemos logo logo com os próximos dossiês.