A experiência inovadora da Campus Party será levada para todo o país durante o ano inteiro, em ações presenciais e on line. O Sebrae e o Instituto Campus Party celebram acordo que estabelece um trabalho conjunto e contínuo para fomentar o empreendedorismo digital não apenas nos cinco dias em que a #CPBR acontece em São Paulo. O convênio de cooperação técnica e financeira é válido por 18 meses e prevê investimentos de R$ 2 milhões para atender campuseiros e jovens interessados em empreender em todo o Brasil.
“A aproximação com a Campus Party e, consequentemente com os campuseiros, possibilita um relacionamento mais próximo com esse público e amplia as possibilidades de atuação do Sebrae, que ajuda boas ideias se transformarem em negócios”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. Segundo ele, uma pesquisa realizada pela Campus Party Brasil em 2013 revelou que 40% dos jovens entrevistados tinham planos de abrir seu próprio negócio nos dois anos seguintes e que eles possuíam de duas a três ideias que realmente acreditavam que poderiam dar certo no mercado.
O Sebrae vai gerenciar, em conjunto com a Campus, a comunidade de empreendedorismo da plataforma campuse.ro, que possui aproximadamente 60 mil participantes em todo o mundo. Para isso, serão criados 300 vídeos com conteúdo de interesse desse público que serão catalogados de acordo com os momentos de maturidade dos empreendedores (Curiosidade, Ideação, Operação e Tração).
Os conteúdos serão disponibilizados no portal Sebrae Like a Boss (www.sebrae.com.br/likeaboss) e na plataforma campuse.ro, que funciona como uma rede social, atualmente com mais de 400 mil pessoas cadastradas no mundo, sendo mais de cem mil no Brasil. Para participar das ações, os interessados devem se cadastrar na plataforma campuse.ro e marcar #empreendedorismo como área de interesse no preenchimento do perfil.
Além disso, serão realizadas experiências pockets da Campus Party em eventos realizados pelo Sebrae, como a Feira do Empreendedor, até setembro do ano que vem. Elas serão transmitidas on line e a ideia é que ocorram em estados fora da região Sudeste onde não são realizadas edições presenciais do evento.
O principal objetivo do convênio é ampliar a relação do Sebrae com empreendedores digitais. Desde 2011, o Sebrae é parceiro nas ações de empreendedorismo da Campus Party, mas atualmente o contato acontece de forma presencial em momentos pontuais. A ideia é, a partir de agora, criar uma relação contínua e permanente com a comunidade de campuseiros interessados na temática empreendedorismo pela internet.