Game of Thrones é a adaptação televisa dos livros da franquia As Crônicas de Gelo e Fogo (George R. R. Martin) produzida pela HBO. A oitava e última temporada da série estreia em breve, mesmo que ainda faltem dois livros para encerrar a saga.
Martin nunca foi conhecido por escrever rápido, já que essa saga tem mais de vinte anos. Porém, seus constantes atrasos fizeram com que a série tomasse os próprios rumos, praticamente formando um novo universo.
Existem diferenças gritantes entre as duas mídias e muitos especulam que o final dos livros será completamente diferente do da série. Outros, dizem que apenas o meio será divergente, mas a essência do final ainda é a mesma. Baseando-se nessas dúvidas, iremos citar as maiores diferenças entre os materiais.
5. Sansa casando com Ramsey Bolton? Nada disso! Conheça a falsa Arya!
Todos se lembram do traumático casamento entre Sansa Stark e Ramsey Bolton, correto? Na série, Sansa foi obrigada a casar com o ex-bastardo para consolidar a legitimidade dele no Norte.
Nos livros, esses acontecimentos são um pouco diferentes. Na verdade, Ramsey se casa com uma menina que diz ser a Arya Stark – irmã mais nova de Sansa que na série, está treinando no Templo do Deus de Muitas Faces. Essa garota é na verdade Jeny Poole (melhor amiga da Sansa, lá do primeiro livro), que foi vendida aos Bolton sob o nome de Arya Stark – claro, eles não desconfiam e como se passaram muitos anos desde que a verdadeira filha do Ned foi vista no Norte, ninguém questiona. Nos livros, a cena do estupro é bem mais pesada e Ramsey chama os cachorros e o próprio Theon para participar.
Sansa ainda está no Ninho da Águia, aprendendo política com o Mindinho e com um casamento em vista – provavelmente com o segundo herdeiro do Vale de Arryn.
4. Doran Martell não tem um filho, ele tem três. Arianne, Quentyn e Trystane.
Infelizmente, o reino de Dorne na série não foi nada fiel à obra original. Além de ter seus conceitos deturpados, toda a história de Doran Martell é modificada: Sim, o irmão do Oberyn é Príncipe de Lançassolar e tem um filho chamado Trystane – mas ele é o mais novo.
Doran teve três filhos: Sua herdeira Arianne Martell e seus irmãos mais novos, Quentyn e Trystane. Trystane é prometido da Princesa Myrcella e Arianne decide nomear a menina Rainha dos Sete Reinos – se baseando nas leis dornesas de sucessão. O plano dá errado e o guarda que deveria proteger Myrcella acaba morto e a jovem princesa com ferimentos graves.
Arianne é presa pelo pai e ele finalmente revela seu primeiro plano: casar Arianne com Viserys Sem Coroa, e iniciar uma guerra que deveria causar a extinção da casa Lannister. Com Viserys morto, Doran precisa modificar e esperar para por seus planos em prática. Ele conta tudo para a filha, mas os leitores ainda não sabem o que irá acontecer.
Enquanto isso, do outro lado do Mar Estreito, Quentyn Martell é enviado para negociar com a Rainha Daenerys Targaryen e se oferece para ser seu marido e consorte – o plano dá errado e, ao tentar montar um dos dragões para impressiona-la, o Príncipe morre queimado.
3. O filho de Elia Martell e Rhaegar Targaryen estaria vivo?
Quem não lembra da triste história de Elia Martell e seus dois bebês? Além de ser brutalmente assassinada e estuprada, Elia assistiu a morte dos dois filhos – Rhaenys levou dezenas de facadas, o recém-nascido Aegon teve a cabeça esmagada contra uma parede.
No quinto livro, conhecemos um menino de cabelos roxos, estudado e conhecedor de diversas línguas. Mais para frente, descobrimos que esse menino se diz Aegon Targaryen – Varys teria trocado os bebês antes do Montanha chegar, protegendo o verdadeiro herdeiro e sua lealdade a casa Targaryen.
Com muito dinheiro e um pequeno exército, ele pretende conquistar Pedra do Dragão antes de pedir a mão de Daenerys e unir as duas forças da Família dos Dragões. Muitos dizem que esse menino é um impostor, mesmo não sabendo. As especulações falam que ele seria um descendente dos Blackfyre (um ramo da família Targaryen que surgiu quando Aegon O Indigno legitimou todos os seus bastardos). Impostor ou não, ele possuí os olhos violetas e tinge o cabelo de roxo para que ninguém o reconheça.
2. Catelyn Stark? Não, essa é a Senhora Coração de Pedra.
O Casamento Vermelho é um dos eventos mais traumáticos e importantes da saga. O assassinato da família Stark e seus vassalos durante um casamento, mostrou a todo o reino o quão maldosos são os Bolton e os Frey – já que os Lannisters, de maneira inteligente, não participaram ativamente do massacre.
Catelyn Stark teve o pescoço cortado enquanto assistia o filho morrer. Para humilha-lá, deixaram-a nua e jogaram seu corpo em um rio – tirando sarro dos rituais fúnebres dos Tully. Quando a encontraram, já estava morta a três dias, mas mesmo assim, Lorde Beric Dondarrion insistiu em lhe dar o beijo da vida – e a vida dele passou para ela.
Por causa do corte na garganta, ela não consegue falar direito – então o tampa e conversa em sussurros quase inaudíveis. A nova líder da Irmandade Sem Bandeiras é movida pelo seu ódio contra todos que tenham relação com o Casamento Vermelho; em sua última aparição, ordenou que Brienne matasse Jaime Lannister.
Na série, sequer tivemos indícios do retorno de Catelyn.
1. O lado sombrio de Tyrion Lannister
Apesar de ser um dos personagens mais queridos do público e do próprio Martin, Tyrion Lannister é bem mais sombrio nos livros.
Humilhado pela família, mesmo sendo Mão-do-Rei, teve metade do nariz arrancado durante a Batalha de Água Negra. Foi obrigado a casar com Sansa Stark e o resto da história nós sabemos: acusado de matar Joffrey, em um julgamento onde até a mulher que ele ama depôs contra ele, Tyrion consegue fugir das masmorras antes de ser morto, só para pegar Shae na cama com o seu pai. Ele mata a garota e também assassina Twyin.
Na série, apesar de parecer depressivo, não chega perto do quão mal Tyrion está nos livros – passando a maior parte do tempo bêbado e divagando sobre estuprar prostitutas, ele desistiu completamente de tentar ser uma boa pessoa, e agora, só quer ser o monstro que todos pensam ele é.