Gears 5 tem previsão de ser lançado oficialmente no dia 10 de setembro para Xbox One e PC, mas quem comprou a Versão Ultimate, já está tendo acesso ao jogo – e muitos jogadores estão tecendo elogios ao título. Dessa vez, o motivo dos elogios não são pelos gráficos ou jogabilidade, mas sim pelas excelentes opções de acessibilidade para surdos e deficientes auditivos.
O Can I Play That, um site dedicado a analisar as opções de acessibilidade dos jogos, concedeu ao Gears 5 a pontuação máxima por oferecer aos jogadores surdos e àqueles com dificuldades auditivas opções de personalização significativas.
Isso tudo começa com a forma como o Gears 5 apresenta essas opções, oferecendo alternância de legenda e seleção de tamanho na primeira tela, para garantir que pessoas com deficiência auditiva não precisem esperar até que possam alterar a opção no menu de configurações mais tarde, que, em alguns casos, não são visíveis até a primeira seção de jogo.
As legendas em si não são a única opção de acessibilidade que você vê no jogo. A desenvolvedora The Coalition garantiu que as legendas não só transmitissem os diálogos falados, mas muitas vezes soletram efeitos sonoros como distorção de rádio e até indicam se as linhas são faladas por um personagem presente na cena ou pelo rádio.
O jogo também transmite sons e expressões que normalmente são deixados de fora das legendas, tais como como pausas, sons de reprovação e grunhidos de dor.
As legendas do Gears 5 têm outra grande vantagem: alertar o jogador quando a música de combate parar, o que indica que o encontro com os inimigos acabou. Essa é uma daquelas coisas que a maioria de nós considera algo cotidiano em um jogo, mas uma situação impossível para jogadores surdos reconhecerem.
As opções de acessibilidade do Gears 5 se estendem à jogabilidade e recursos visuais. A revisão observa rastros de balas legíveis e um indicador preciso de dano que facilita o rastreamento de quem está atirando em você. O jogo ainda oferece a opção de mira pegajosa, que ajuda jogadores com problemas sensoriais e de membros.
Os controles do jogo podem ser completamente remapeados, uma grande vantagem para jogadores que usam controladores que não são padrão.
A Microsoft recentemente pressionou seus desenvolvedores por mais acessibilidade nos jogos, culminando com o lançamento do Xbox Adaptive Controller.
Tudo isso é um ótimo avanço que mostra que a indústria realmente tem compromisso com o bem estar dos seus jogadores nos jogos.