Gears of War | Uma viagem pela aclamada franquia da Microsoft

0
763

Considerada um dos carros-chefe da Microsoft, Gears Of War é uma franquia criada pela Epic Games, desenvolvida e gerenciada pela The Coalition e propriedade do Xbox Game Studios.

Sendo muito querida e conhecida pelos fãs do Xbox, a saga se consolidou como uma das melhoras séries de jogos de tiro em terceira pessoa.

Cliff Bleszinski, que havia trabalhado anteriormente na clássica série Unreal Tournament, é creditado como o “pai da franquia”, tendo trabalhado nos primeiros 3 títulos da série. Ele alegou ter sido inspirado por elementos de jogos como Kill Switch, Resident Evil 4 e Bionic Comando.

Outra pessoa creditada pelos primórdios da franquia é Rod Fergusson, produtor executivo e diretor de desenvolvimento da Epic Games até o ano de 2012.

Em 27 de janeiro de de 2014, a Microsoft adquiriu todos os direitos da franquia.

Os quatro primeiros jogos da série contam com uma versão modificada da Unreal Engine 3.

Com um novo capítulo da saga chegando, é hora de conhecermos mais de sua história e nos prepararmos para o que está por vir!

A trama principal envolve um conflito de proporções apocalípticas entre a humanidade e os hominídeos reptilianos conhecidos como a horda Locust e seus “primos” mutantes, os Lambent e os Swarm.

A franquia conta com 5 jogos lançados, livros e quadrinhos que expandem seu universo rico e cataclísmico. O primeiro título, Gears Of War, foi lançado em 7 de novembro de 2006, no Xbox 360, onde conhecemos o protagonista Marcus Fenix, um soldado da Coalizão dos Governos Unidos que recebe como missão um último esforço desesperado para destruir a horda Locust e salvar a humanidade da extinção. Suas sequências, lançadas no Xbox 360, Gears Of War 2 (2008) e Gears Of War 3 (2011), acompanharam o sargento Marcus em sua luta constante contra os locust e os lambent.

Em 2013, a Epic Games em conjunto com a Microsoft lançou Gears Of War: Judgement, um prelúdio do primeiro jogo da série em que conhecemos mais do excêntrico e genial Damon Baird, um dos soldados que integra o esquadrão de Fenix. A escolha de Baird para integrar este derivado não é surpreendente: de longe, Damon é o soldado com o senso de humor mais afiado do grupo, sendo um dos personagens mais queridos dos fãs.

Os jogadores do Xbox One que quiserem experimentar estes jogos, ficarão felizes em saber que o acervo está todo disponível por meio da retrocompatibilidade.

Em primeiro de março de 2016, a Microsoft lançou Gears Of War: Ultimate Edition, um remaster do primeiro jogo. O remaster recebeu diversas melhorias gráficas e mecânicas, que atraem até mesmo aqueles que jogaram o original.

Em 11 de outubro de 2016, é lançado a terceira sequência da franquia, Gears Of War 4, se passando 25 anos depois de Gears Of War 3, onde somos apresentados a JD, filho de Marcus Fenix, que novamente deve enfrentar as ameaças da horda locust.

A franquia é uma das mais vendidas da história do Xbox 360, tendo ficado conhecida pelo seu ótimo sistema de combate, focado em cobertura e movimentação rápida, onde os jogadores precisam encontrar meios de se proteger da enxurrada de tiros e derrotar os inimigos de forma segura, usando tudo o que estiver ao seu alcance para completar as missões.

Seu modo multiplayer é um dos mais queridos da comunidade, com as clássicas partidas colocando mata-matas e um modo viciante chamado horda, em que jogadores devem trabalhar em equipe para sobreviver a horda locust. A Microsoft constatou que seu modo multiplayer faz com que a série seja um dos títulos mais jogados da história de seus consoles.

A série já vendeu mais de 22 milhões de cópias e é uma das franquias mais lucrativas da Microsoft, juntamente com Halo.

História

Um fato que pode confundir os jogadores mais desavisados é que por mais que seja parecida em diversos aspectos, Gears Of War não se passa no planeta Terra, mas sim em Sera. As semelhanças são enormes e muitos jogadores não se atentam a esse detalhe, mas não se engane: os protagonistas da série são humanos.

Na história, a civilização de Sera vive um conflito que dura mais de um milênio e isso deixa a humanidade à beira da extinção. Devido ao caos, os líderes do planeta decidem encerrar a guerra e entram em um período de paz, que permite grandes avanços científicos e culturais à civilização. Com a melhora do estado do planeta, a população volta a crescer exponencialmente, requerendo mais energia proveniente dos combustíveis nucleares e fósseis. Os cientistas de Sera, em suas pesquisas por energias alternativas, descobrem a Imulsão, uma substância natural do planeta que pode ser refinada em uma potente fonte de energia, eliminando a necessidade de outras fontes de energia, principalmente poluentes. Infelizmente, nem tudo é tão bom quanto parece: a imulsão acaba causando grande desigualdade econômica no planeta. Nações com acesso direto à ela prosperam absurdamente, enquanto países com acesso restrito ficam destruídos economicamente.

Devido à crise energética, Sera se vê diante da guerra e com duas facções batendo de frente: A Coalizão dos Governos Ordenados e a União das Repúblicas Independentes, causando um conflito de 79 anos conhecido como as Guerras do Pêndulo, ceifando a vida de milhões de pessoas.

A URI desenvolve uma arma para mudar o curso da guerra, conhecida como o “Martelo da Alvorada”, um sistema de satélites capaz de mandar uma rajada de energia direto da órbita de Sera com um potencial de destruição enorme. No entanto, um pelotão de soldados liderados por Marcus Fenix, Dom Santiago e Victor Hoffman lança um ataque ousado à uma fortaleza da URI, que continha as plantas do projeto. A CGO utiliza o Martelo da Alvorada e devasta a frota naval da URI, que se rende logo em seguida.

Seis semanas após o armistício das duas facções, enquanto o mundo ainda se reconstruía e tentava voltar à normalidade, a horda locust emerge para a superfície do planeta Sera e começa a devastar todas as cidades. Devido ao estado abalado e vulnerável das nações pós-guerra, os locust conseguem subjugar facilmente as forças humanas no ataque surpresa, que ficou conhecido como “Dia da Emergência”.

A CGO recua para o Plateau de Jacinto, sua última fortaleza. Em uma medida desesperada para salvar seus últimos habitantes, a CGO ordena um ataque com o Martelo da Alvorada às suas próprias cidades que foram dominadas pelos Locust, para impedir o avanço das criaturas. A tática suicida resulta na morte e destruição da maior parte da civilização de Sera.

Com a CGO refugiada em Jacinto e o planeta destruído, os humanos sobreviventes são chamados de “Abandonados” e obrigados a viverem nas ruínas. Durante toda a confusão causada no Dia da Emergência, Marcus Fenix liderou uma missão não autorizada para resgatar seu próprio pai, o cientista Adam Fenix, do ataque locust. A operação é um desastre e as lideranças da CGO condenam Marcus à prisão na corte marcial.

O primeiro jogo da série se passa 14 anos após os locust emergirem da superfície no fatídico “Dia da Emergência”. A CGO tenta uma última ofensiva utilizando bombas especiais energizadas com a Imulsão. Tempos desesperados requerem medidas desesperadas, por isso, Marcus Fenix, um veterano de guerra, é libertado da prisão e reincorporado ao exército, devido a deficiência de pessoal das forças armadas. Fenix se junta ao seu velho amigo e colega de pelotão Dom Santiago, numa missão para mapear os túneis da horda locust e preparar um bombardeio. Infelizmente, a unidade é emboscada pelos locust, resultando em muitas mortes. Após saírem por pouco com vida, Marcus e Dom encontram mais dois sobreviventes: Damon Baird e Augustus Cole. Juntos, decidem continuar a frente com a missão e não mais apenas mapear os túneis mas também entregar diretamente as bombas para conseguir destruir as forças inimigas.

Em Gears Of War 2, somos apresentados à Myrrah, a rainha locust. Surpresa pela derrota causada pelas bombas no final do jogo anterior, ela organiza suas forças restantes e organiza uma contra-ofensiva com um plano ousado: utilizar um verme gigante que vive nas profundezas do planeta para afundar as poucas cidades restantes ao redor do Plateu de Jacinto, a fortaleza da CGO.

Esta ideia causaria o colapso do quartel general, matando todos os humanos sobreviventes. Diante deste fato, a CGO manda diversos soldados rapidamente para as profundezas de Sera para combater os locust e impedir que a rainha consiga executar seu plano. Durante sua missão, Marcus descobre algo intrigante: os locust estão sofrendo mutações devido à exposição à imulsão, se tornando uma nova raça conhecida como lambent. Os novos seres estão obrigando os locust a emergir para a superfície de Sera e conquistá-la, para que seja sua nova casa. Fenix decide que a melhor forma de vencer é afundar Jacinto de propósito e usar o mar que cerca a região para inundar os túneis repletos de locusts e lambents.

A CGO consegue evacuar Jacinto, mas a fortaleza é perdida para sempre.

Gears of War 3 marca o fim do primeiro arco narrativo iniciado no primeiro jogo. 18 meses após Marcus afundar Jacinto, a CGO é dissolvida e a humanidade é obrigada a viver espalhada sem leis por Sera – e os lambent se tornam a maior ameaça à civilização, que já é escassa e ainda sofre com as consequências dos conflitos anteriores.

Nesse meio tempo, os locust passam a viver em bases espalhadas pela superfície de Sera. Uma comunicação vinda de Adam Fenix, o pai de Marcus, é descoberta e traz um fato inesperado: o cientista está vivo numa base escondida na ilha de Azura e tem uma solução para destruir tanto os locust quando os lambent. Marcus reúne seu esquadrão em uma última missão desesperada para salvar Sera da dominação das criaturas.

Adam é resgatado e libera sua arma secreta, uma onda de energia, eliminando todas as forças inimigas. Infelizmente, o cientista havia se contaminado com a substância que causava a mutação dos lambent durante a confecção da arma e acaba morrendo junto com as criaturas, obrigando Marcus a se despedir de seu pai. Marcus mata a rainha Myrrah e consegue encerrar o conflito, dando finalmente paz aos humanos de Sera.

Gears of War: Judgement, o quarto jogo da série, é um prelúdio, focado em Damon Baird e Augustus Cole, durante os primeiros dias do evento conhecido como “Dia da Emergência”. Os dois se juntam a Garron Paduk, um antigo soldado da URI e a jovem cadete Sofia Hendricks, formando o pelotão Kilo.

Baird, sempre teimoso e genioso, desobedece ordens superiores de usar uma arma de destruição em massa secreta para destruir forças locust e decide ir, sem autorização, salvar sobreviventes da Baía Halvo. Mesmo matando o temido líder locust Karn, o esquadrão é levado à Corte Marcial e por desobediência, Barid perde seu posto de oficial e é rebaixado à praça.

O jogo conta com uma expansão chamada Aftermath, que se passa durante os eventos de Gears Of War 3, fazendo ligação entre os jogos e reunindo Baird com seu antigo esquadrão.

Na E3 de 2015, tivemos o anúncio do novo capítulo da saga, Gears Of War 4. O jogo se passa 25 anos após a conclusão da primeira trilogia, que contou a história de Marcus Fenix.

Desta vez, iremos assumir o papel de JD Fenix, o filho de Marcus. A CGO consegue se restabelecer graças ao avanço da robótica, criando soldados automatizados. Muitos civis escolhem, por vontade própria, viver fora das cidades muradas das CGO, já que o mundo vive uma duradoura paz.

JD, junto de seus amigos Del e Kait, lideram roubos frequentes à bases da CGO para obter suprimentos, fazendo com que a organização tome providências. Após conseguirem repelir um ataque do exército com sucesso, os 3 se veem diante de uma nova ameaça: os swarm.

As novas criaturas devastam o acampamento dos jovens e levam a mãe de Kaith, forçando-os a pedir ajuda a um velho conhecido para resgatá-la: Marcus Fenix, que é agora um expatriado descontente da CGO. A organização persegue o grupo por acreditar, erroneamente, que os desaparecimentos e mortes são causados pelos jovens e não pelos swarm. O grupo chega à uma espécie de grande cemitério dos locust, onde encontram evidências chocantes de que a arma disparada pelo pai de Marcus não matou as criaturas, como se acreditava anteriormente. As criaturas entraram em uma espécie de metamorfose, utilizando casulos, que causaram uma nova mutação, se tornando mais poderosos e inteligentes, dando origem aos Swarm.

Nesse meio tempo, o pelotão é atacado pelas novas criaturas e precisa fugir para buscar ajuda. O grupo encontra Damon Baird, um empresário famoso agora, Augustus Cole e Samantha Byrne. Todos se juntam para um uma missão de invasão à colmeia dos swarm, onde planejam combatê-los. Chegando lá, eles descobrem que a colmeia está sequestrando as pessoas para integrá-las ao swarm, mostrando que a nova guerra só está começando.

Gameplay

A série pode ser classificada como um jogo de tiro em terceira pessoa, com diversos conceitos derivados de outros jogos. Os mais notáveis são a câmera acima do ombro, tiradas de Resident Evil 4, um sistema de cobertura do antigo “Kill Switch” e a ideia de avançar de um ponto a outro com ação intensa de Bionic Comando.

O jogo incentiva o uso da cobertura de forma tática ao entrar em combate com o inimigo, caso contrário, você não durará muito. Enquanto na cobertura, você poderá atirar de forma “cega”, sem precisão nos oponentes, ou então, mirar com calma e neutralizá-los com precisão. Se expor para conseguir um bom tiro pode ocasionar em morte, porque os inimigos não irão esperar que você os acerte.

O jogador pode pular e deslizar por obstáculos para conseguir vantagem tática, seja de defesa ou ataque. À medida que você leva tiros, a tela vai ficando vermelha até que você cai. Nesse meio tempo, você ficará incapacitado, precisando ser revivido por um companheiro de pelotão. Se ninguém te resgatar a tempo, um inimigo pode te encontrar caído e te executar de forma brutal. Então, não pense em sair correndo feito o Rambo, pois avançar sozinho é a fórmula do fracasso.

Seu personagem carrega 4 armas diferentes, que variam de rifles de assalto à escopetas, além das tradicionais granadas. Ao ficar encurralado, uma grana de fragmentação pode fazer uma tremenda diferença.

O jogo conta com uma mecânica muito bacana que adiciona adrenalina aos combates chamada de Carregamento Ativo. Ao recarregar sua arma, um medidor aparecerá na tela. Caso você recarregue no tempo certo, no local marcado, você recarregará mais rápido do que o normal e ganhará um bônus de dano. Se você errar o tempo de recarregamento, sua arma irá emperrar e aqueles preciosos segundos perdidos consertando o equipamento podem resultar na sua morte.

Todos os jogos da série contam com a tradicional campanha, que pode ser jogada em modo cooperativo, do início ao fim, inserindo uma dinâmica muito bem-vinda.

O multijogador competitivo de Gears Of War é um dos maiores atrativos da série. Desde o início, os jogos contam com diversas variações, para todos os gostos. Se você curte trabalho em grupo, o famoso modo horda irá te render horas e mais horas de diversão com amigos, tendo que sobreviver à hordas das mais implacáveis criaturas.

Para aqueles que gostam de matar uns aos outros, encontrarão uma variedade enorme, que vai desde o clássico mata-mata em equipe até o Guardião, onde seu objetivo é matar o líder da equipe adversária.

Trilha Sonora

Kevin Riepl, compositor da trilha sonora da série Unreal Tournament ficou encarregado de cuidar das músicas do primeiro jogo, fazendo um trabalho bem competente. A partir do 2º e do 3º, Steve Jablonsky assumiu e fez uma trilha memorável, principalmente no terceiro jogo, dando todo o clima de dramaticidade ao seu encerramento. No quarto capítulo da franquia, a trilha sonora ficou nas mãos de Ramin Djawadi, outro excelente profissional, que conseguiu captar perfeitamente a atmosfera da série e aumentar ainda mais a imersão dos jogadores

Além disso, a franquia inspirou artistas de outros campos. A clássica banda de trash metal liderada por Dave Mustaine, Megadeth, gravou uma música para o primeiro jogo da série. De início, a canção era instrumental, ganhando letras mais tarde. No terceiro jogo da série, o rapper Ice-T foi escalado no papel de Griffin. Isso o motivou a reunir-se com sua banda de metal Body Count que gravou uma canção inspirada pelo universo da franquia.

Universo Expandido

Com um universo riquíssimo a ser explorado, era natural que a série fosse além dos jogos. A autora Karen Traviss, muito conhecida pelos seus livros da saga Star Wars, ficou encarregada de trazer o mundo de Gears para os livros, escrevendo os 5 livros lançados. Inicialmente, seria uma trilogia, mas diante do sucesso, foi inevitável continuar a história.

O primeiro livro, chamado Gears Of War: Aspho Fields, focou-se nas batalhas dos Campos de Aspho, evento ocorrido durante o intervalo dos dois primeiros jogos.

O segundo livro, Gears Of War: Jacinto’s Remnant, deu sequência aos eventos de Gears Of War 2, em que a fortaleza afunda e os sobreviventes precisam fugir para encontrar um local seguro. No caminho, eles encontram os humanos renegados intitulados Abandonados, uma guerrilha que declara guerra à CGO após os eventos do segundo jogo. Além disso, o livro detalha mais acontecimentos ocorridos 1 ano depois do fatídico “Dia da Emergência”, principalmente envolvendo o alto escalão no uso do Martelo da Alvorada.

O terceiro livro da série, Gears Of War: Anvil Gate, mostra a CGO tentando se estabelecer na Ilha de Vectes, ao mesmo tempo que deve lidar com a insurgência dos Abandonados e os Lambent ressurgindo. A narrativa também conta o passado do Coronel Hoffman, personagem famoso da série, durante o cerco de Anvil Gate.

O quarto livro da série, Gears Of War: Coalition’s End, se passa 18 meses após o fim do segundo jogo, detalhando os problemas da CGO em combater os Lambent atacando a Ilha de Vectes. A história também faz ligação ao terceiro jogo da série.

O quinto e último livro desta série é chamado Gears Of War: The Slab. A trama foca no tempo que Marcus Fenix passou preso na penitenciária de segurança máxima de Jacinto, mostrando mais sobre o personagem, além de conhecermos mais sobre seu pai, Adam Fenix e o coronel Victor Hoffman.

Além dos livros a série também deu as caras nos quadrinhos, na arte de Liam Sharp e roteiro de Joshua Ortega, sendo lançada no selo Wildstorm da DC. O primeiro arco seguia a história de Jace Stratton, um jovem recruta do Esquadrão Delta que fez sua estréia no terceiro jogo da série, além de nos apresentar ao soldado Michael Barrick.

Em outra revista, acompanhamos a história de Tai Kalisto, personagem do segundo jogo da série, em seu lar nas ilhas do Sul até seu período no exército CGO.

A série continuou ganhando mais edições focadas em outras histórias, todas ocorridas em Sera, principalmente detalhando seu passado.

Polêmica

Em Janeiro de 2017, o jogador aposentado de futebol americano Lenwood Hamilton, processou a Microsoft, a Epic Games e o dublador Lester Speight. Ele alegava que o personagem Augustus Cole, o Cole Train, imitava seu estilo e voz. O processo detalhava que diversos elementos de Cole, como ser afro-americano, jogador profissional, vestuário e voz, copiavam Lenwood. O antigo jogador ainda complementou que o dublador Lester o procurou em 1998 para falar sobre um jogo, mas o mesmo não se interessou por ser muito violento.

Futuro

A série terá um ano movimentado em 2019, com 3 novos jogos sendo lançados.

Gears POP! será um derivado focado em dispositivos móveis, baseado na linha de briquedos Funko.

Gears Tactics será um exclusivo para PCs, também derivado, voltado para estratégia em turnos.

E como não poderia deixar de citar, a série principal ganhará mais um capítulo com Gears 5, estrelando a primeira protagonista feminina da série, Kait Diaz, que deverá saber mais sobre seu passado e a nova ameaça: o swarm.

O jogo sairá em 10 de Setembro de 2019 para Xbox One e PC.

A série também tem um filme em desenvolvimento pela Universal Pictures e com roteiro sendo escrito F. Scott Frazier. Foi informado que a trama do filme não se passará durante os acontecimentos dos jogos.

Pelo visto, o planeta Sera não terá paz tão cedo.