Já considerado por muitos como um dos grandes jogos de 2025, Clair Obscur: Expedition 33 se tornou um sucesso de público e crítica. Sendo um RPG de turno, o jogo possui diversas mecânicas clássicas do gênero, tais como os atributos, equipamentos e etc.
Tendo isso em mente, separamos as melhores builds de todos os personagens jogáveis do game, desde as melhores habilidades, melhores equipamentos e como distribuir os atributos.
Melhores Builds de Clair Obscur: Expedition 33
Gustave
Gustave é o personagem que iniciamos a aventura em Clair Obscur: Expedition 33, seus golpes são focados em combate corpo a corpo com sua espada, e golpes a distância com seu revólver.
Para Gustave, os atributos que você deve focar são Agilidade e Sorte, também dando pontos para Força e Defesa. Com isso, o personagem terá mais rapidez para realizar seus ataques e, com a sorte aumentada, os golpes poderão causar dano crítico com mais facilidade.
Já no quesito armas, a melhor arma para Gustave é a Abysseram, que possui atributos para vitalidade de defesa, contribuindo para um HP alto. Além disso, a arma consegue golpes de 3 mil de dano ou mais com facilidade.
Quanto as habilidades, as melhores para o personagem são Sobrecarga, Assalto Lumière, Tiro de Marcação, Estilhaçar, Tempestade de Ataques, Das Chamas e Poderoso. Pictos úteis para o personagem são Energia Morta II, Ataque Aumentado e Tiros de Marcação, enquanto as luminas podem ser Início Energizante (I ou II), Tiros Queimadores e Versátil.
Lune
A segunda personagem jogável do game, Lune tem golpes focados em magias, além de uma mecânica de manchas mágicas, que podem ser usadas para potencializar seus ataques.
No início do game, os atributos para Lune podem ser distribuídos de forma mais igualitária, focando um pouco em Vitalidade e Sorte, junto com a arma Trebuchim. Já nos Atos 2 e 3, é importante resetar os atributos e focar em Vitalidade e Agilidade no ato 2 com a arma Kralim, e Agilidade e Defesa no ato 3 com a arma Choralim.
Nas habilidades, as melhores escolhas para Lune são Caos, Eletrificação, Trovão, Dança do Relâmpago, Renascimento e Gênese Elemental, com os pictos Início Energético, Marca Recompensadora e Objetivo Aumentado e as luminas Tiros de Marcação, Giro Energético, Atirador de Elite, Tiro em Chamas e Queimadura Crítica.
Maelle
Maelle é a terceira personagem jogável de Clair Obscur: Expedition 33, com golpes rápidos e mudanças de postura que podem causar mais dano ou dar mais defesa para a personagem.
Para os atributos, no ato 1 você deverá focar em Força e Sorte, aumentando o dano e as chances de crítico dos ataques de Maelle. Já no ato 2, assim como Lune, é necessário resetar os atributos, e daqui em diante focar em Agilidade e Defesa.
Já nas armas, a melhor arma do início do game para ela é a Brulerum, enquanto no restante do jogo, a partir do ato 2, a melhor escolha é a Medalum, que você pode adiquirir ao vencer a Arena Gestral usando Maelle.
Nas habilidades, os principais golpes para Maelle são Passo Rápido, Percee e Mezzo Forte, com os pictos Lutador Solo, Tiros De Marcação e Tiros de Queimadura.
Sciel
O quarto membro do grupo é Sciel, uma personagem com golpes que misturam elementos místicos para causar danos altos.
Para os atributos, nos dois primeiros atos do jogo você pode distribuir os pontos de forma igualitária, focando um pouco mais em Agilidade e Sorte para deixar Sciel rápida e com grandes chances de golpes críticos. Já no ato 3, ao resetar os atributos, gaste todos os seus pontos em Defesa e Sorte.
As melhores armas do jogo para Sciel são: Scieleson no Ato 1, Rangeson no ato 2 e Charnon no ato 3, pois cada uma delas fornece melhorias nos atributos que serão os focos dos respectivos atos.
Na parte de habilidades, as mais interessantes para usar com a personagem são Dança do Crepúsculo, Onda Negra e Destino Selado, com os pictos Carga Crítica, Giro Energizante e Aparar Energizante, e as luminas Roleta, Início Energético, Poder Pintado, Trapaceiro e Quebra Crítica.
Verso
O personagem seguinte da Expedição 33 é Verso, um homem misterioso e que usa golpes corpo a corpo com elementos de luz para combater seus inimigos.
No ato 2, os atributos podem ser distribuídos igualmente, com um foco um pouco maior em Agilidade, pois muitos golpes de Verso podem gerar efeitos nos inimigos que auxiliam nos golpes dos aliados. Já no ato 3, resete os pontos e coloque todos em Agilidade e Sorte.
As melhores armas para Verso são Gaulteram no Ato 2 e Chevalam no ato 3. Ambas as armas dão aumento para Agilidade e Sorte, tornando o personagem extremamente rápido para atacar e com altíssimas chances de crítico.
Nas habilidades, as mais interessantes são Assalto Zero, Tempestade de Ataque, Tiro Marcador, Recuperação Perfeita e Barra de Berserk, com os Pictos Carga Crítica, Tiros de Marcação e Ataque Quebrado, e as luminas Contra-ataque de Cura, Roleta, Corrida Automática, Trabalho em Equipe e Parry Energizante.
Monoco
O último membro da equipe protagonista, Monoco é um Gestral guerreiro e grande amigo de Verso. O personagem usa golpes poderosíssimos, além de uma habilidade de roubar poderes dos inimigos.
Para Monoco, os melhores atributos são Vitalidade e Agilidade no ato 2, e Agilidade e Defesa no ato 3. Assim, ele pode utilizar suas habilidades dos inimigos mais rápido, também usando a sua habilidade passiva que amplifica estas habilidades.
Na parte de armas, use Nusaro no ato 2 e Joyaro no ato 3. A primeira aprimora a vitalidade e agilidade, enquanto a segunda foca em Agilidade e Defesa, aumentando em muito esses atributos para o personagem.
As melhores habilidades de Monoco são Luz Lampmaster, Tempestade Duallista e Fogo Sakapatate, com os Pictos Mestre da Energia, Força Total e Ganho de Fraqueza, e as luminas Turno Energizante, Poder Pintado, Quebra Energizante, Canhão de Vidro e Fraqueza de Carga.
Pontos de Lumina e Habilidades
Além das luminas e habilidades citadas para cada personagem, é possível que, em certos pontos, o jogador veja necessário utilizar mais algumas, que juntas com as mostradas neste guia, podem se tornar uma grande aliada nas batalhas. Vale destacar que, também, estas dicas podem não ser a melhor escolha para seu estilo de jogo, mas podem ser um guia para o que pode se tornar sua melhor build.