Para quem não sabe, os grandes veículos de comunicação recebem episódios de novas temporadas ou novas séries antes do público geral, com a finalidade de elaborarem suas reviews e assim começar a divulgação do material, criando expectativa no público para quando ele estrear. Essas cópias são chamadas de “screeners”.
Porém os planos da emissora para a próxima temporada de Game of Thrones pegaram todos de surpresa, a HBO publicou um comunicado oficial com os seguintes dizeres:
“Nós não enviaremos cópias para a imprensa este ano, em qualquer lugar do mundo”, disse o presidente de programação da HBO Michael Lombardo EW. “Não haverá cópias para avaliação.”
Enquanto estúdios de cinema, muitas vezes, decidem não exibir seus filmes antecipadamente, especialmente se eles esperam receber críticas negativas, esta é a primeira vez que isto acontece para uma grande série de televisão.
Apesar de inesperada, a decisão é compreensível, após os quatro primeiros episódios de Game of Thrones da 5ª temporada terem vazado na internet antes da estreia no ano passado. A HBO desde então mudou para um serviço mais seguro de rastreio on-line, mas com tanta especulação em torno da 6ª Temporada, particularmente o destino de Jon Snow, não é de se admirar que a HBO não esteja querendo correr riscos.
“É doloroso para Dan e David (criadores da série) [ quando vazamentos acontecem ]”, disse Lombardo. “Quando você libera cópias para a imprensa é inevitável que amigos perguntem: “Posso ver sua cópia? Essas coisas acontecem. Falamos sobre as vantagens e desvantagens. Algumas pessoas da imprensa são fãs que podem se decepcionar, mas eles vão entender.”