Ao longo de quase todas as incarnações do Homem-Aranha, a morte do tio de Peter Parker e seu impacto deixado no jovem herói fizeram parte da construção da história do personagem. O primeiro filme do Homem-Aranha adaptou a tragédia de uma maneira bem específica, e o reboot seguinte, O Espetacular Homem-Aranha, também demonstrou a morte do personagens de uma maneira que foi recebida com reações mistas. Com Tom Holland assumindo o manto do cabeça de teia, algumas pessoas se perguntaram como – ou até mesmo se – o filme irá explorar as ramificações da morte do Tio Ben.
De acordo com o diretor Jon Watts, o filme irá mencionar Ben, mas ele não é um elemento que eles querem se focar. ” Eles falam sobre isso, com certeza. Não é… não é algo que eu quero dar muito destaque, mas eles sabem que existia o Ben,” disse Watts durante a visita ao set de filmagens.
O diretor comenta que apesar da existência da morte de Ben, ele não queria que o espírito dessa tragédia ficasse circulando pelo tom mais brilhante do filme, ou que confrontasse com os objetivos confusos de Peter de ser um herói apenas quando ele puder ser reconhecido como um Vingador. “Quero dizer, ele está morto. Não passaremos por tudo aquilo novamente, tentaremos mudar sua história de origem o máximo que pudermos. Mas nós pensamos em manter o filme divertido, mais leve, e o pensamento de ‘Vamos nos lembrar de nossa figura paterna que partiu’ quebra isso um pouco. E novamente, o que estamos tentando contar é esse tipo de história divertida do garoto que está fazendo tudo errado pelas razões certas. E uma vez que você faz isso, deixa de ser um filme divertido sobre um garoto tentando ser um garoto. Ele está apenas de luto pela morte de seu pai.”
Quanto a Tony Stark/Homem de Ferro, muitos fãs ficaram desanimados com a presença do Vingador no filme, sentindo que ele possa ser uma distração na nova história do Homem-Aranha. Não é uma suposição sem sentido, já que o status de Robert Downey Jr. no UCM o qualifica para mais do que uma pequena aparição. Entretanto, de acordo com o coprodutor Eric Carroll, Downey Jr. “talvez apareça em cinco ou seis [cenas]”. Então, é seguro assumir que o filme será muito focado no Aranha.
Tom Holland também explicou a natureza do relacionamento entre Tony e Peter, que se tornou algo mais para irmãos do que pai e filho que é o que muitos estavam pensando. “Eu acho que estamos vendo o início de um tipo de relação pai e filho. Obviamente Tony não teve nenhum filho, e Peter não tem nenhuma figura paterna em sua vida, então eu acho que existe uma dinâmica adorável entre eu e o Robert. Eu acho que o Robert é mais um irmão mais velho do que uma figura paterna, porque ele está sempre assumindo a culpa. Mas existe o fato dele se preocupar consigo mesmo, e o Robert realmente trouxe algo adorável para o personagem. É um lado muito diferente do Stark que vocês nunca viram antes.”
Homem-Aranha: De Volta ao Lar chega aos cinemas em 6 de Julho de 2017.