Ontem (31), aconteceu em São Paulo o evento “A Konvocação“, que tinha como principal objetivo apresentar o aguardado Mortal Kombat 11. Ao longo do evento, pudemos conferir um pouco do mais novo título da franquia, testando personagens que já haviam sido liberados anteriormente e conferindo as principais inovações.
Durante nossa jogabilidade, pudemos notar algumas melhorias cruciais em relação a Mortal Kombat X. Além de alguns personagens que não estavam presentes em X, o novo jogo retira as variações de combate, mas não totalmente. Se antes era possível escolher dentre três tipos diferentes de estilo de luta para cada personagem, agora isso fica menos evidente e mais relacionado à customização dos personagens.
Por falar em customização, como esperado, essa é a maior inovação e a mais divertida até o momento. Assim como em Injustice 2, os personagens de Mortal Kombat 11 terão visuais totalmente customizáveis através de itens que serão liberados através da jogabilidade. Como dito anteriormente, os itens não terão finalidade puramente cosmética, bem como irão alterar as habilidades dos personagens durante o combate.
Assim como em Mortal Kombat X, vemos gráficos incríveis, tanto nos cenários quanto nos personagens, que deixaram para trás o ar mais cartunesco de Mortal Kombat 9 para dar lugar ao realismo.
Em combate, temos algumas novidades interessantes, principalmente para personagens antigos como Scorpion e Sub-Zero. Scorpion usa e abusa de suas correntes não só para atrair inimigos como era o padrão, como também como arma. Além disso, os golpes de fogo do ninja infernal estão cada vez mais presentes, incluindo até mesmo uma baforada de fogo, similar ao seu fatality clássico, porém usada como um golpe durante a luta.
Skarlet, que havia aparecido como uma personagem de DLC em Mortal Kombat 9, retorna no novo jogo como uma personagem principal. Embora a ninja tenha golpes de cair o queixo (e totalmente nojentos), não podemos dizer que ela possui uma jogabilidade muito agradável. É claro, isso pode ser uma falta de prática de nossa parte, mas durante os testes, ela foi uma das personagens que menos gostamos de jogar.
Por sua vez, Raiden, Sonia Blade, Sub-Zero e Scorpion são os grandes destaques e continuam como alguns dos melhores kombatentes da franquia. O mesmo não pode ser dito de Baraka, o tarkatano que havia ficado fora de Mortal Kombat X e Geras, novo personagem que está relacionado diretamente com a vilã Kronika.
Enquanto Baraka parece repetir mais do mesmo, Geras se mostra um personagem extremamente lento e difícil de se controlar. O personagem talvez tenha seu valor nas mãos certas, mas ele certamente não é a melhor indicação para jogadores casuais.
Depois de tentar se afastar um pouco de suas raízes sangrentas no título anterior, Mortal Kombat 11 mostra a NetherRealm abraçando novamente o gore que a tornou famosa, o que é ótimo, já que essa foi uma grande reclamação dos fãs em relação a Mortal Kombat X. No novo jogo, vemos que a pausa fez bem aos desenvolvedores, que voltaram ainda mais sanguinários. Mutilações, explosões de corpos e tortura são as coisas mais recorrentes do jogo, sem contar de litros e mais litros de sangue que ficam espalhados pelo cenário.
Nos últimos anos, a NetherRealm tornou tradição os vistosos “golpes de Raio-X”, mas agora, o estúdio muda a mecânica mais uma vez e implementa os golpes chamados Fatal Blow, que similares aos Raio-X, apresentam uma sequência animada de golpes tenebrosos. A grande diferença fica por conta de que agora, não temos mais uma barra de energia específica para isso, já que o golpe é liberado quando um jogador está com a barra de vida abaixo de 30%. Acontece que eles só podem ser utilizados uma vez por luta, por tanto, procure usá-los em momentos decisivos ou de grande necessidade.
Além de disponibilizar o jogo para teste, o evento também contou com a revelação do personagem Kano, que terá até mesmo uma skin exclusiva par os jogadores brasileiros, bem como a presença de Núbia Moraes, participante da quarta edição do Bake Off Brasil, que levou um bolo com um busto em tamanho real de Scorpion, que pôde ser degustado pelos presentes no evento.
Por hora, podemos dizer que Mortal Kombat 11 se mostra um jogo extremamente promissor e que com certeza irá agradar os fãs da franquia. O jogo é um belo passo na evolução de Mortal Kombat e tem tudo para ser um dos grandes destaques do ano. Obviamente, precisamos analisar melhor o título após seu lançamento para avaliar funções online, bugs e etc, mas por hora, já estamos muito satisfeitos com o que está por vir.
Mortal Kombat 11 será lançado em 23 de abril para Xbox One, PS4, Nintendo Switch (em edição física) e PC. Ao comprar o jogo em pré-venda, os jogadores terão acesso a Shao Kahn e ao teste beta que começa em 28 de março.