Uma das grandes vantagens de ser assinante do Xbox Game Pass é conhecer jogos que, em outra ocasião, você sequer passaria perto. Seja por falta de tempo, pouca divulgação, ou até mesmo questões financeiras. O serviço é uma verdadeira porta de entrada para diversos games que ganham os holofotes, e um desses casos é Cocoon, vencedor do prêmio de “Melhor Indie estreante” na The Game Awards 2023.
Desenvolvido pelos criadores de Limbo e INSIDE,grandes jogos indie que são extremamente populares na comunidade gamer, o jogo, além de uma jornada contemplativa e imersiva, traz visuais belíssimos e uma premissa extremamente interessante… A viagem através de diferentes universos.
Junto disso, Cocoon conta com puzzles divertidos e inteligentes, fazendo com que sua campanha, embora curta, possua situações que farão o jogador fritar um pouco a mente para solucionar, especialmente com a excelente mecânica de inserir universos dentro de outros, onde cada ambiente pode necessitar de algo vindo de outro universo para que a protagonista, uma gentil cigarra, possa continuar sua jornada.
A exploração, descobrimento e beleza de Cocoon
Junto dos incomparáveis puzzles, o jogo conta com um excelente design de som, além de visuais únicos e belíssimos em cada área que o jogador explora, e temos uma experiência memorável.
Aliás, a exploração do jogo é um dos seus principais fatores, visto que todos os mundos do game dão liberdade para o jogador seguir como bem entender, descobrindo novas áreas, novos puzzles e muito mais.
Inclusive, o fator “replay”, ou melhor, o fator retornar, é muito importante, pois em certos momentos você poderá se deparar com locais inacessíveis que, após conseguirmos um novo universo, teremos habilidades que finalmente nos darão acesso à essas áreas.
Além disso, ainda existe espaço para combate no game. Apesar de não ser seu foco principal, os inimigos de Cocoon possuem uma combinação muito interessante com a jogabilidade, onde invés de combatê-los diretamente, a cigarra protagonista deve usar de esquiva e do ambiente para sobressair os obstáculos.
Toda a progressão do game te leva a utilizar muito do seu raciocínio, o que novamente torna o jogo uma experiência única, complexa e divertida.
Cocoon: Em Suma
Basicamente, Cocoon é um jogo que, mesmo sendo relativamente curto, se torna uma experiência contemplativa de forma simbólica para quem o conhece. Estando disponível no Game Pass, o jogo não somente é uma excelente jóia no enorme catálogo do serviço, como também uma ótima escolha para jogadores que buscam por um tipo diferente de jogo, onde substituímos longas gameplays e histórias de níveis catastróficos, por uma jornada de descobrimento e aventuras leves.