Kingdom Hearts | Conheça a ordem correta de jogar os títulos da franquia

Se você é fã de RPGs e das histórias envolventes da Disney e da Square Enix, certamente já ouviu falar de Kingdom Hearts.

Considerando que os títulos da franquia foram lançados recentemente no Steam, o que permite que novos jogadores possam ter seu primeiro contato com ela, é normal que alguns fiquem perdidos com a ordem correta de aproveitar os títulos, afinal, a saga é extremamente complexa e envolve tramas no passado, presente e futuro.

A coletânea KINGDOM HEARTS INTEGRUM MASTERPIECE traz todos os jogos principais da franquia em um único pacote, mas além disso, também traz filmes animados que ajudam a complementar as histórias.

Neste post, vamos listar e resumir os jogos na ordem cronológica dos eventos, para que você possa entender melhor a complexa e fascinante história da série.

111. KINGDOM HEARTS χ Back Cover

Esta é uma história cinematográfica que detalha os eventos anteriores ao início da série KINGDOM HEARTS. Focando nos Mestres da Keyblade e na formação das Uniões, ela fornece um pano de fundo essencial sobre a Guerra das Keyblades.

102. KINGDOM HEARTS Birth by Sleep

A trama de Birth by Sleep se passa dez anos antes do primeiro KINGDOM HEARTS. Segue três protagonistas, Terra, Aqua e Ventus, em suas jornadas para se tornarem Mestres da Keyblade, enquanto enfrentam a ameaça de Xehanort.

93. KINGDOM HEARTS

Este é o jogo que deu início à série. A história segue Sora, um jovem que recebe a Keyblade e parte em uma aventura para encontrar seus amigos Riku e Kairi, ao mesmo tempo em que enfrenta os Heartless e explora diversos mundos da Disney.

84. KINGDOM HEARTS Chain of Memories

Chain of Memories continua diretamente após os eventos do primeiro jogo. Sora, Donald e Goofy exploram o misterioso Castelo Oblivion, onde encontram novas ameaças e descobrem segredos que afetam suas memórias.

75. KINGDOM HEARTS 358/2 Days

Este jogo narra a história de Roxas, o Nobody de Sora, durante seu tempo na Organização XIII. A trama se passa entre o final de Birth by Sleep e o início de KINGDOM HEARTS II, fornecendo uma visão mais aprofundada dos eventos que ligam esses jogos.

66. KINGDOM HEARTS II

Seguindo os eventos de Chain of Memories e 358/2 Days, KINGDOM HEARTS II apresenta Sora, Donald e Goofy novamente em sua luta contra a Organização XIII. Este jogo expande o universo da série com novos mundos e personagens.

57. KINGDOM HEARTS Coded

Originalmente lançado para dispositivos móveis, Coded se passa após KINGDOM HEARTS II e segue um Sora digital dentro de um diário que revela novas informações sobre os eventos da série.

48. KINGDOM HEARTS 3D: Dream Drop Distance

Neste jogo, Sora e Riku são testados em seu Mark of Mastery para se tornarem verdadeiros Mestres da Keyblade. Eles enfrentam novos inimigos e descobrem segredos que preparam o cenário para a batalha final contra Xehanort.

39. KINGDOM HEARTS 0.2 Birth by Sleep – A fragmentary passage –

Este episódio curto serve como um prólogo para KINGDOM HEARTS III, seguindo Aqua enquanto ela tenta escapar do Reino das Trevas. O jogo oferece um vislumbre do que está por vir na próxima grande aventura de Sora.

210. KINGDOM HEARTS III

O capítulo culminante da saga de Xehanort. Sora, com a ajuda de seus amigos, deve reunir os Sete Guardiões da Luz para enfrentar as forças da escuridão em uma batalha final épica.

111. KINGDOM HEARTS Melody of Memory

Apesar de não estar incluso na coletânea lançada para Steam, este jogo rítmico revisita músicas e cenas de toda a série, proporcionando uma retrospectiva dos eventos enquanto apresenta novos elementos que continuam a história após KINGDOM HEARTS III.