A Billboard se encontrou com o compositor de Liga da Justiça, Danny Elfman, que irá receber o Prêmio Max Steiner Film Music Achievement durante o 10º festival anual de Hollywood em Vienna amanhã.
Elfman falou muito sobre seu trabalho em Liga da Justiça, incluindo a mescla de temas clássicos na trilha… como o tema clássico do Superman criado por John Williams. Confira a entrevista abaixo.
Você acabou de voltar de Londres onde estava gravando a trilha de Liga da Justiça. Faz 28 anos desde que você gravou a trilha do Batman. Como é voltar ao universo DC?
Foi ótimo. É como se eu nunca tivesse saído, pois estou usando o mesmo material base que usei no início. Nunca foi um adeus [risadas]. Foi muito divertido.
Existem alguns pequenos momentos de fã. Eu coloquei a trilha da mulher-Maravilha que Hans Zimmer fez para Batman vs Superman, mas também teve um momento em que tive o prazer de dizer, ‘Vamos fazer o Superman do John Williams’ e isso foi o céu para mim, porque agora eu tenho uma melodia para mixar, e estou usando ela de uma maneira muito sombria, em um momento sombrio. É o tipo de coisa que alguns fãs irão notar. Alguns não irão. É um momento em que não temos certeza de que lado ele está.
O pessoal da DC está começando a entender que temos essas partes icônicas de nosso passado e que eles são parte de nós. Isso é parte de nossa herança – Não devemos esquecer isso. Pensando atualmente, cada vez que eles recomeçam algo, você tem que começar completamente do zero – O que o público sempre nos diz que é besteira. Pois o tema mais icônico de todos os tempos é o de Star Wars e ele vive até hoje, pois tiveram o bom senso de não jogar ele fora nos outros filmes. E toda vez que ele toca o público vai à loucura.
Você compôs novos temas para personagens como o Flash e Aquaman?
Eu criei melodias bem simples. Existem muitos temas, você não pode fazer um grande tema para tudo, Então criei uma melodia para o Flash, Aquaman e Ciborgue — Mas elas são bem simples, e a [DC] entendeu. Eu disse “Isso talvez não seja usado novamente, mas estou criando todos os componentes, para vocês criarem algo.” Então talvez usem ou não, mas é assim que eu começo um projeto como esse. Você tem que enxergar que é o in[icio da mitologia e é isso que importa, tudo irá crescer.
Eu amei as pessoas com quem trabalhei, eles foram maravilhosos. Os caras da DC foram ótimos. Eu continuo falando sobre o DNA do John Williams nesse novo tema — usando o DNA do Batman nas outras variações, que não são o tema do Batman — Mas tudo é derivado disso… Temas musicais são como genes, você carrega o DNA e cria essas conexões sutis que são percebidas em um nível inconsciente. É engraçado, pois eu sou péssimo em quebra-cabeça, mas eu amo quebra-cabeça musical. É uma parte diferente do meu cérebro.
Elfman também falou sobre trabalhar com Joss Whedon.
Por que você ama trabalhar com [Joss Whedon]?
Foi o mesmo quando eu trabalhei com ele em Ultron. Ele gosta de melodias e peças. Ele fica tipo, “Oh, Você deu identidade aqui!” Tem um momento onde o batmóvel atira um negócio e eleficou, “Fique Batlouco aqui! Invoque o Batman!” Quando estou usando o tema do Batman theme, estou usando o sentido melódico dele, Não quero levar tudo pro lado do Batman, e teve um momento em que ele disse, “Não, aqui você seja Batman completamente!”