Seguindo logo após os eventos ocorridos em Dark Nights: Metal, Liga da Justiça: No Justice já foi definida como uma das equipes principais da nova aventura cósmica ambientada no espaço, misturando personagens de praticamente todos os cantos da galáxia – algo dado como precursor nas alterações maciças que tentam fazer com que o Universo DC avance.
Até agora, sabemos que a No Justice estará dividindo os Jovens Titãs e a Liga da Justiça em quatro equipes, misturadas com algumas surpresas não convencionais. Cada equipe é aparentemente habilitada ou relacionada a algum tipo de energia ou força cósmica. A Mulher-Maravilha lidera uma equipe composta de magos, o Superman lidera uma equipe composta por alienígenas, Barry Allen (o Flash) lidera uma equipe de heróis cientistas e Batman lidera uma equipe de alguns dos personagens mais desagradáveis do DCU (e também Mutano, cuja presença na equipe pode ser um mistério até para ele).
Composta por uma série semanal de quatro volumes co-escrita por Scott Snyder, Joshua Williamson e James Tynion IV com arte de Francis Manapul e Marcus To, No Justice tem lançamento previsto para maio, após a conclusão de Metal. O CBR falou com Tynion e Williamson sobre a série no início deste mês no Emerald City Comic Con em Seattle.
CBR: No Justice será composta por quatro volumes escritos por três pessoas – ambos estão trabalhando com Scott Snyder no projeto. Como esse processo colaborativo está se desenvolvendo?
James Tynion IV: É totalmente orgânico. Nós fomos juntos com tudo isso e o que queríamos fazer era construir esta história que é tão incrível, divertida, emocionante, cheia de ação e drama – passamos tanto tempo nos escritórios da DC apenas jogando ideias no quadro branco… todos nós apenas desenvolvendo um momento e depois descobrimos como torná-lo vinte vezes mais louco – e normalmente a resposta a essa pergunta envolve o Starro. [Risos] Foi realmente ótimo e uma experiência altamente colaborativa.
Joshua Williamson: Sim! Eu não acho que ninguém vai pegar No Justice e em qualquer ponto pensar: “Oh, bem, essa pessoa escreveu essa parte ou essa pessoa escreveu essa parte.” James tornou-se meu amigo de conversas diárias, então nos falamos todos os dias, converse com Scott, fale pessoalmente. Há um monte de vigor ao redor (desse processso).
Temos todos esses momentos em que continuamos tentando escalar as coisas. Foi muito divertido. Não há uma pessoa que escreveu o esboço, ou algo assim.
Aqui está uma questão específica e algo que vem me irritando há algum tempo. Nós vimos as equipes e é bem claro como elas estão sendo delineadas. Nós temos os alienígenas, os magos, os cientistas – os temas são bastante óbvios. Mas por que o Mutano está no time do Batman? Ele é o único que não faz sentido para mim.
Tynion IV: Mutano tem exatamente a mesma pergunta. Toda cena em que ele aparece é como “Por que estou aqui, eu não entendo!”
Williamson: Há uma cena muito agradável entre Mutano e Lobo – eles têm uma conversa emocional. [Risos]
Tynion IV: Uma das principais idéias da história é que temos esses quatro deuses alienígenas do espaço, que você pode ver as dicas das capas da equipe, e cada uma delas encarna um tipo diferente de energia cósmica. Cada uma dessas equipes é projetada para aproveitar esse tipo de energia cósmica. Então, isso é algo primordial para toda a história – então temos Mutano, um personagem cômico diante de todos esses personagens muito mais sérios –
Eu serei sincero, liguei para a equipe do Batman “The Bad Dads and their Green Son” (“O Mau Pai e seu Filho Verde”, em tradução literal).
Tynion IV: [Risos] Sim! Exatamente. Há algo oculto que liga o Mutano a força cósmica naquela equipe. Então, essa é a coisa – e essa é a diversão – como e o que liga Mutano a personagens como Lex Luthor e Batman?
Eu lembro, e acho que essa foi a ideia de Josh, o conceito de como monetizar as equipes. Esse é o termo que nunca aparecerá no livro, mas estamos falando muito.
Williamson: Você está certo, era totalmente eu. Não lembro porque – pode ter sido desde o começo. Estávamos falando sobre Brainiac e por que ele iria construir equipes e era como, “Oh, ele iria construir estilo de roleplay (encenação)”. Ele está construindo uma equipe com base nos pontos fortes do personagem. Eu não sei por que usei a palavra “monetizar”, mas foi para isso. [Risos]
Brainiac vê esses personagens como papéis para preencher uma equipe. É muito estratégico. Ele não considerou os relacionamentos que esses personagens possuem uns com os outros. Ele não considerou o coração desses personagens – e saindo de No Justice, algumas dessas relações vão mudar.
E, quer dizer, queríamos ver diferentes dinâmicas e o que aconteceria quando você colocasse personagens diferentes que normalmente não estariam juntos, juntos, você entende?
Há uma parte – James escreveu isso – no volume #3 – onde um personagem interage com o Starro. Eles são dois personagens que provavelmente já encontraram um ao outro antes, mas não há motivos para que eles já estivessem uns com os outros nesta situação, como sempre. Então, fomos capazes de fazer algo que você nunca viu antes.
Tynion IV: É divertido poder brincar com todos os brinquedos e juntá-los de maneiras diferentes, e então levá-los a esta missão louca no espaço profundo e então … encalhe-os lá fora, enquanto o caos acontece em casa, e é por isso que a história se chama No Justice.
… Bem, há outra razão pela qual é uma grande parte disso, mas você descobrirá o por que mais tarde.
Então, isso implica a pergunta: quem recebe as chaves da casa enquanto a Liga e companhia estão lá no espaço? Quem é responsável pela Terra?
Tynion IV: Amanda Waller e o Arqueiro Verde são o ponto de vita para as coisas da Terra. Amanda Waller faz algo no volume # 1 que causa … bem. É difícil falar, porque não podemos estragá-lo. Ela faz alguma coisa e, então, coisas ruins acontecem. O Arqueiro Verde cobrirá muito do que está acontecendo na Terra para a história.
Williamson: E porque No Justice acontece após Metal, existe uma grande ligação entre as histórias e isso é tão importante para o fim do arco anterior que não podemos falar ainda. É uma parte tão grande disso, mas não podemos arruinar o fim de Metal.
Por outro lado, com No Justice ocorrendo principalmente no espaço, eu tenho que perguntar: onde está a Corporação Lanterna Verde?
Williamson: Ah! [Risos] Não podemos responder a isso –
Tynion IV: Há uma resposta para essa pergunta! Mas nós-
Williamson: Sim! Definitivamente, há uma resposta, mas não podemos contar para você. Ela é dad extremamente rapido no volume # 1.
Tynion IV: Página um do volume #1 é: “Onde está a Corporação Lanterna Verde?”
Williamson: Os Lanterna Verdes estão muito ocupados.
Tynion IV: Eles estão respondendo … uma coisa que aconteceu. Em um lugar. Você só precisará esperar e descobrir.
Liga da Justiça: No Justice Nº 1 está programada para lançamento em 9 de maio (nos EUA, com quatro edições semanais).