Guillermo del Toro é um diretor bem conhecido por fazer filmes com temas bem obscuros e embora Hellboy e sua sequência, além do segundo filme solo do Blade, tenham sido baseados em histórias em quadrinhos, os filmes seguiam uma linha visual mais parecida com os filmes de del Toro do que adaptações literais .
Anos atrás, foi divulgado que o cineasta estava trabalhando no filme da Liga da Justiça Sombria, mas a adaptação da DC Comics nunca se tornou realidade.
Recentemente, Del Toro revelou como seria o filme da equipe, que o fez querer mergulhar no mundo dos filmes de super-heróis.
“Bem, eu coescrevi um roteiro inteiro na Liga da Justiça Sombria para a Warner Bros., então essa é a sua resposta. Mas meu mundo não é super-heróis, para eu gostar deles é preciso que sejam monstros. Amo o Desafiador, Monstro do Pântano e Zatanna. Me sinto muito atraído por esse universo. É disso que eu gosto. Eu amo noir, Eu amo policiais, dramas de crime. Eu amo ficção científica. Eu não gosto de heróis como os que estão fazendo sucesso, nunca gostei.” Disse del Toro.