Quando o assunto são quadrinhos, você provavelmente já ouviu falar de “solicitações”. Mais do que uma ferramenta de marketing para divulgar quadrinhos futuros aos leitores, elas servem para que os vendedores tenham noção do que estão comprando e quantas cópias aquela edição pode, potencialmente, vender.
As solicitações permitem ao leitor se programar com uma vantagem de, pelo menos, três meses a respeito dos quadrinhos mensais e dos encadernados e minisséries, tendo informações como a imagem da capa, uma curta sinopse, a equipe criativa envolvida, o número de páginas e até o valor.
Essencialmente, a divulgação de solicitações funciona justamente pela quantidade de dados envolvidos, que permitem ao vendedor saber o que está solicitando e ao leitor o que está comprando. No entanto, a Marvel parece interessada em fazer um tipo diferente de solicitação…
Recentemente, no Twitter, o perfil oficial da Big Bang Comics, uma famosa loja de quadrinhos da Irlanda, divulgou uma imagem das listas de solicitação para abril que continha um misterioso encadernado sob o preço de $35. O título, apesar de informar que se trata de um prelúdio, nada revela sobre a equipe criativa ou o conteúdo do material.
Embora seja um consenso de que o material trará algo relacionado ao vindouro Império Secreto, o público nas redes sociais não parece feliz com a ideia de anúncio da editora.
“É como se eles trocassem ‘Deixe-os querendo mais’ por ‘Não os dê nada'”, responde um dos internautas. Outros sugerem que os vendedores boicotem a iniciativa até que mais informações sejam reveladas. Greg Rucka, que já escreveu títulos como Elektra e Ciclope para a editora e não tem um bom relacionamento com a mesma, aproveitou para a ironizar a situação. Confira o tweet original abaixo: