Chegando quase que de surpresa, Marvel Rivals, desde seu anúncio, recebeu estranheza dos jogadores. Após o famigerado Concord e o fracasso de Overwatch 2, parecia que o gênero hero shooter estava fadado ao esquecimento. Porém, o game da NetEase junto com a Marvel chegou e, para surpresa de todos, vem recebendo elogios e um grande número de jogadores.
Agora, após alguns dias do seu lançamento e belas horas jogadas no PS5, podemos dizer que Marvel Rivals é EXCELENTE. Não só isso, ele é o respiro que o gênero tanto precisava após se tornar tão saturado.
A história de Marvel Rivals
Embora não possua um modo campanha, o game possui uma rica lore, o que também se assemelha ao gênero. Em Rivals, o Doutor Destino é o grande responsável pelos eventos que antecedem o jogo. O senhor da Latveria, e uma contraparte sua de outra realidade, se tornam os serem supremos de todo o Multiverso, causando enormes danos as realidades.
Assim, heróis e vilões de várias realidades e universos diferentes se juntam para tentar combater o mal causado, e tentar manter a establidade no que resta do Multiverso. A partir disso, a lore do game se cria, com todos os mapas do jogo, antes das partidas iniciarem, tendo um pequeno resumo do que ocorreu até chegarmos alí.
Como fã destes personagens e de quadrinhos no geral, é inegável que o trabalho feito em Marvel Rivals foi pensado com carinho e respeitando o legado de todos os heróis e vilões aqui presentes. Todas as tramas e eventos mostrados aqui combinam completamente com histórias populares da Marvel Comics, inclusive com alguns acenos para fãs de longa data.
Só faltou uma trilha sonora
Infelizmente, nem tudo são flores para Marvel Rivals. Apesar de uma lore rica e bem interessante, o game peca no quesito trilha sonora, onde em nenhum momento me vi com algo de fato marcante. Claro, não é o foco do game, mas é inegável que os personagens da Marvel combinam com músicas épicas e que não saem dos ouvidos dos fãs.
Tanto é que, após seu lançamento, surgiram alguns edits maravilhosos na internet, como o mostrado abaixo. Se tivéssemos algo do tipo no jogo de fato, seria uma experiência digna do primeiro filme dos Vingadores lá em 2012.
A gameplay de Marvel Rivals
Aqui é onde Marvel Rivals brilha. Por mais que o game não invente a roda no quesito hero shooter, a gameplay é bem balanceada e extremamente divertida. Além disso, o uso de poderes e as classes de cada personagem funcionam muito bem, tanto no quesito gameplay quanto para os personagens em si.
Além de balancer bem os personagens, o jogo trouxe uma excelente mistura de personagens no seu lançamento, tanto para novatos quanto para familiarizados com o gênero. Os combates frenéticos nos modos de jogo são um deleite, mesmo quando você não entende quase nada do que está acontecendo (me ocorreu).
Junte isso ao game ser completamente gratuito, apenas com itens cosméticos para compra, e o passe de batalha podendo ser adquirido e completado no tempo do jogador, e temos a melhor definição de jogo pensado nos jogadores. Talvez seja cedo para afirmar, mas caso os desenvolvedores se mantiverem nesse status nos próximos meses e anos do jogo, é possível que Marvel Rivals se torne um exemplo para outros jogos serviço por aí.
Conclusão
Dito tudo isso, o jogo é um acerto imenso para um gênero saturado. Com uma gameplay frenética e divertida, personagens icônicos com movimentos bem selecionados, e um futuro brilhante pela frente, Marvel Rivals pode se tornar um novo gigante dos jogos serviço.