Marvel’s Spider-Man 2 é o terceiro jogo da saga homônima iniciada em 2018, e segue as aventuras de Peter Parker e Miles Morales. O game chega ao PC um pouco mais de um ano depois de seu lançamento nos consoles da Sony, com algumas melhorias, principalmente visuais.
Lançado originalmente em 2023 no PS5, e produzido pela Insomniac Games, Marvel’s Spider-Man 2 chega aos computadores graças a Nixxes Software, mesmo estúdio responsável pelo port do antecessor, que chegou ao PC em 2022.
O Cromossomo Nerd teve a oportunidade de testar o port do game e analisar seu desempenho e otimização.
A história
Após os eventos do game anterior, Peter e Miles precisam lidar com as consequências do ataque terrorista de Martim Li e a difícil escolha que o Homem-Aranha precisou fazer para salvar a cidade e as perdas durante o processo.
Tentando voltar a normalidade e tentando conciliar a vida como Peter Parker com a de Homem-Aranha, o jovem começa em seu novo emprego como professor. Contudo logo no primeiro dia algo teria de dar errado, é claro.
Um homem areia totalmente desgovernado ataca a cidade, e cabe a Peter sair no meio da aula junto de Miles, agora seu aluno. Logo depois de derrotar a ameaça, os heróis ficam sabendo que diversos vilões serão transferidos da prisão, e partem para garantir que nada de mal ocorra.
Porém, mais uma vez, nada acontece como os aranhas queriam, e durante a transferência ocorre um ataque do lunático caçador Kraven, que após o tédio em suas caçadas decide ir caçar os super heróis e super vilões de Nova york.
Como se não fosse suficiente todos os problemas que Peter deve enfrentar, ele ainda terá de lidar com as consequências dos atos de Norman Osborn, que numa tentativa de tentar curar o filho Harry, acabou criando uma ameaça ainda maior que o temível caçador.
Gráficos
Certamente os gráficos são um dos pontos fortes do jogo, a recriação e beleza de Nova York estão ainda melhores que do antecessor. O grande aumento de NPCs circulando contribui muito para tornar a cidade viva e representar o caos urbano.
Apesar de se passar no mesmo local, A beleza da cidade ganha ainda mais vida com os novos recursos de sombras e reflexos via Ray tracing, tornando ainda mais real e estonteante as acrobacias pelos prédios. Mesmo já sendo bastante bonito nos consoles, no PC ele vai ainda além nos visuais.
Jogabilidade
Seguindo o mesmo padrão do game anterior, temos o mesmo estilo de jogabilidade, porém com diversas melhorias e aprimoramentos. Uma das principais novidades certamente é poder planar com os trajes aprimorados, melhorando ainda mais a mobilidade durante as missões.
O combate do game continua bastante divertido e ainda mais fluido, além de novas finalizações e golpes que o jogador pode ir desbloqueando ao longo do tempo. Cada um dos personagens possuem habilidades diferentes e o jogador por intercalar entre Peter e Miles, sendo algumas vezes automaticamente e também manualmente.
Além dos dois aranhas, a maior novidade é controlar o Venom em determinado momento, algo que era muito aguardado por todos os fãs. Outra novidade com certeza foram os novos poderes do Peter após adquirir o simbionte, mundando um pouco sua forma de combate.
Mas não é só como heróis ou vilões que vivenciamos a aventura, temos também diversas missões tentando retratar a vida cotidiana dos personagens, como também viver na pele escapar das situações como uma simples pessoa normal, ao controlarmos a Mary Jane.
Perfomance e Desempenho
Assim que um jogo é anunciado para o PC, uma das primeiras preocupações certamente é como estarão seus requisitos e otimização.
Com a grande demora da Nixxes Software para revelar os requisitos, muitos ja especulavam que certamente o game estaria com problemas, e infelizmente isso é verdade.
O game conta com todas as novas tecnologias incluindo, DLSS 4, FSR 3 e XeSS, além de NVIDIA Reflex, Ray reconstruction e gerador de quadros, e já adianto que tais recursos foram necessários nos testes, mesmo muitos deles não funcionando corretamente.
O Ray reconstruction, incluido o novo modo Transformer, deveria embelezar ainda mais o DLSS, proporcionando uma qualidade de imagem e nitidez ainda maior. Porém, no game, causa uma espécie de granulado e borrão, principalmente no rosto e cabelo dos personagens durante as cenas.
O teste foi realizado em uma RTX 4070, um Ryzen 7600 e 32GB de memória RAM em resolução Quad HD(2560×1440) por meio do DLDSR, utilizando todas as configurações no ultra incluindo o Ray tracing, que cobra um preço caro e acaba fazendo diferença apenas nos reflexos e ao se aproximar bastante das superficies.
Se optar por usar o Ray tracing, certamente terá de usar o gerador de quadros, para sair dos 40 FPS (mesmo com DLSS) para mais de 100 FPS. Mas os problemas não se resumem apenas a isso. O port do game apresenta diversos problemas de travamentos, bugs, texturas mal carregadas, problema de iluminação em algumas cenas, quedas bruscas de frames durante o jogo e, ao se iniciar ou terminar uma cutscene, mesmo após algumas atualizações o jogo ainda não está como deveria.
Considerações Finais
Mesmo ainda preferindo o primeiro título da série, e apesar dos problemas com o port para o PC, e algumas missões que podem quebrar um pouco o ritmo do game, Marvel’s Spider-Man 2 tenta enriquecer ainda mais esse universo criado para os games, e é uma aventura essencial para os fãs do cabeça de teia.
*O Cromossomo Nerd agradece a PlayStation Brasil e Giusti Comunicação por ter nos cedido uma cópia do jogo para esta análise.